Resenha: Crash - Quando a Paixão Explode - Crash #1 - Nicole Williams

Editora: Essência
Páginas: 256
Ano: 2017
*Recebido em parceria com a Editora
Para a adolescente 'Luce', nada é mais importante que o balé. A dança a transporta para um mundo onde a dor, as lembranças ruins e a violência não existem. Um mundo só dela. Um dia, porém, aquela garota certinha é obrigada a mudar de escola. E é nesse novo ambiente, repleto de descobertas e inseguranças, que ela conhece um garoto que só usa cinza e vive com uma touca de lã na cabeça. Jude, o maior bad boy da escola, é lindo e seria o sonho de toda garota, e talvez até o genro que todo pai pediu a Deus... se não tivesse sido preso várias vezes e não morasse num abrigo para garotos desajustados. Lucy não liga para a opinião dos outros: o mais importante é o que Jude sente por ela. E o rapaz parece disposto a abrir seu coração, ainda que um segredo que assombra o passado e o presente dos dois esteja prestes a estraçalhar essa paixão. “Jude era a doença para a qual eu não via cura. A droga da qual eu não queria me livrar nunca. ” LUCY
"Eu sou um câncer, Lucy. Eu não sou nem do tipo que dá para curar com radiação. Sou o câncer que mata."
“Crash” é um livro que traz uma grande carga emocional. Lucy e Jude têm seus fantasmas pessoais, a primeira com uma perda irreparável e o segundo sofre como os mandos e desmandos causados pelas ironias da vida.

A forma como Nicole desenvolveu seu enredo é bem estruturada e coerente, nada escapa à sua visão; inicialmente a leitura foi um pouco maçante, porém ao avançar, se tornou bem fluida e envolvente. A autora não deixou espaço em branco que possa deixar dúvida sobre qualquer atitude de seus personagens ou até mesmo o rumo que a história poderia tomar.

Surpreendeu-me, inicialmente o enredo era mais do mesmo, parecia a mesma receita de todos os livros "new adult"; a mocinha cheia de problemas e sensível e o bad boy também problemático com vários segredos guardados. E é isso mesmo, porém Lucy está longe de ser uma garota indefesa. Quando os boatos sobre sua reputação circulam pela escola, Lucy sabe muito bem o que fazer. Determinada e esforçada ela começa a chamar atenção de outras pessoas causando insatisfação em outras. Já Jude, descobrimos que ele é um doce apesar da cara feia, que se esforça ao máximo para permanecer longe de Lucy, mas fica visível que a cada dia isso é impossível e a paixão explode entre os dois. Quando você começa a conhecê-los e analisar a história de cada um separadamente você se percebe o quanto os dois tiveram que amadurecer em tão pouca idade. 
"Eu sabia por que não devia me envolver com ele, e tudo fazia sentido, mas havia algo dentro de mim que não dava a mínima pra isso."
Você percebe que Lucy e Jude não são jovens comuns. Eles trazem consigo uma grande carga emocional e a maneira como esta é descrita nos faz sentir como se tivéssemos sentido sua dor, o seu desespero e até mesmo sua felicidade. Por várias vezes me peguei pensando como eu suportaria suas perdas e seus traumas. As vidas deles foram entrelaçadas mesmo antes deles perceberem.

Uma escrita envolvente, na qual fomos arremessados a um universo de grandes perdas, amor e superação. Se você está a procura de um romance jovem e com um bom drama, recomendo a leitura de Crash.


"Jude era a doença para a qual eu não via cura. A droga da qual eu não queria me livrar nunca."

10 comentários:

  1. Eu li esse livro já faz bastante tempo, antes de ser lançado aqui. E gostei bastante do livro, realmente foi melhor do que eu imaginava, ele também me surpreendeu bastante. Mas teve alguns detalhes que eu não gostei muito, me irritei um pouco com o jeito do Jude. Mas mesmo assim gostei do livro.
    Ainda não li os próximos da série, mas acho que só vou ler quando for lançado aqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não tinha me chamado muita atenção quando vi, mas até que estou mais interessada por ele pelas coisas que vi em resenhas.
    Até que parece ter uma boa história, mesmo que o começo possa ser um tantinho difícil de avançar. Mas depois parece fácil de envolver a gente. Os personagens tem um jeito legal e que dá curiosidade pra conhecer a história deles. Ainda mais por não serem jovens muito comuns né.
    Se conseguir ler esse livro talvez goste bastante da história dele.

    ResponderExcluir
  3. Oi, conhecia esse livro antes de ser lançado, e fiquei feliz porque eu quero ler. Já vi muita gente reclamando que tem pouca coisa sobre balé - mesmo que a capa seja sobre isso - o que eu acho uma pena.
    Mas ainda sim quero ler e dar minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Patrícia!
    Achei até interessante todo enredo, mas um romance adolescente americano com o astro do futebol e com a bailarina, já aí tem uma divergência, né? Ela toda delicada e ele todo brutamontes (a priori). Mas, ainda sim, deve ser um daqueles livros gostosinhos de ler e se divertir.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Li esse livro logo que lançou e gostei do enredo.
    Ele é bem amorzinho e bem clichê.
    Achei um pouco imatura as ações dos personagens.
    Mas recomendo para quem quer uma leitura tranquila e rápida.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Este livro foi uma grata surpresa pra mim ,confesso que me chamou a atenção foi a capa que achei belíssima,mas a história me pegou de jeito fiquei apaixonada pelos protagonistas e espero que a editora lance logo os outros livros da série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da resenha adoro um livro que a mocinha tenta ajudar o mocinho problemático e o mocinho é super protetor com a mocinha. Amei a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sempre tive vontade de fazer ballet mas acabei nunca fazendo hahahaha
    Sempre gostei de histórias com bailarinas e esse livro me interessou muito por isso. Quero muito ler <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou com bastante vontade de ler esse livro. Mas vi uns comentários do livro que me desanimaram um pouco. Mas agora, lendo sua resenha, fiquei com vontade de ler ele, eu acho o enredo dele interessante, e fiquei com vontade de conhecer melhor esses personagens. É um livro que já está na minha lista.
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já li varias resenhas desse livro e vejo varios pontos de visão diferente. Esse livro realmente e interessante, a capa é super fofa. A trama e muito legal, gostei bastante e pretendo ler ele para conhecer mais a historia.

    ResponderExcluir