Dicas || Leituras indicada para Crianças

24.3.17

Olá meus queridos!

Sempre que tem uma festinha de criança para ir, muitos de nós ficamos na dúvida de que tipo de livro comprar, porque sim, além de lermos muito, presentear com livros é nossa primeira opção. Quando o aniversariante é um adolescente ou adulto, achar o gênero é de certa forma mais tranquilo, mas quando se trata dos pequeninos, temos que ter um cuidado especial e adequar a leitura a faixa etária deles.


Para que não haja mais duvida na hora de escolher aquele livrinho fofo seguem as dicas do que comprar para cada faixa etária:
Até os 3 anos
Dos primeiros meses até o quarto ano de idade é um período em que já se pode introduzir gradativamente a leitura na vida da criança. É essencial criar o hábito da leitura e praticá-lo frequentemente. Assim, seu interesse é aguçado por meio de texturas, cores, sons e também pela voz de quem conta a história. Pop-ups e dobraduras são outros grandes aliados. O gênero não é nenhum segredo: os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, independente do tipo de história infantil.

Dos 4 aos 6 anos
As ilustrações continuam sendo indispensáveis para esse período, mesmo sem o uso de texturas e dobraduras. Os contos de fadas e aventuras são gêneros atrativos. Procure escolher livros com poucas páginas, textos ampliados e espaçados – ou seja, livros mais lúdicos, mas ainda assim com histórias.

Dos 7 aos 9 anos
Nessa fase, a criança já está familiarizada com o hábito de ler e está iniciando a alfabetização. Essa é a época da curiosidade e da descoberta das preferências literárias do pequeno. As histórias com moral, como as fábulas, vão ajudar a ampliar a imaginação, caráter e repertório cultural da criança, além de desenvolver o seu vocabulário.

Dos 10 aos 12 anos
Suspense e muita aventura são os assuntos que mais chamam atenção entre as crianças nessa fase. É o período da pré-adolescência, no qual as ilustrações, texturas e outros recursos utilizados para os leitores mais novos já cedem espaço para textos mais complexos. Essa é a fase de reflexão, em que o pequeno procura desvendar mistérios, curiosidades e outros quebra-cabeças.

Dica para todas as idades
É claro que existem tipos de histórias que atraem mais uma criança do que outra. Além de verificar a faixa-etária e o gênero, é sempre importante valorizar o gosto da criança – que vai se desenvolvendo cada vez mais com a leitura cotidiana.

Espero que tenham gostado dessa postagem, e nos deixem sugestões do que gostariam de ver por aqui; prometemos que nos esforçaremos para sempre trazer o melhor conteúdo para vocês.



Fonte: Leiturinha.

10 comentários

  1. Oi, Patrícia!!
    Adorei a postagem!! Ficou muito bem explicado como podemos incentivar os pequenos o gosto para leitura deste de cedo.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Minha infância foi marcada por Mônica e Pippi Meialonga! Gosto até hoje! Acho ótimo incentivar a leitura desde cedo, é assim que adquirimos esse hábito maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. eu adorei a dica,
    você só se esqueceu daqueles livros interativos que apertam, fazem barulho, brilham
    as crianças adoram.
    sem falar nas revistas em quadrinho!!! eu ainda hoje amo a turma da mônica
    a grande questão é o problema da maioria das pessoas não gostarem de ler é pq não tem o hábito e nem exemplo...

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia, tudo bem?
    Adorei esta postagem! Incentivar a leitura é sempre importante em qualquer período da vida, e fazer isso em forma de presente é melhor ainda. Quando eu tiver filhos, vou incentivá-los a gostar de ler, e estas dicas com certeza foram super uteis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OI Mônica.
    Que indicação incrível, não sou muito fã de livros interativos, entretanto tenho irmãos que sei que irão adorar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Patrícia!
    Achei a postagem perfeita e bem indicada por faixa etária.
    Fiquei apenas na dúvida no caso de não sabermos qual o gosto das crianças um pouco mais velhas, mas dá para sondar os pais, né?
    Obrigada!
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Bacana essa dicas, irei passar ela para minha irmã que possui uma
    bebê para criar esse habito de leitura
    Foi um otimo post

    ResponderExcluir
  8. Oi Patricia, que legal hem. É bem verdade que adoramos presentear as pessoas com livros. Tenho primos pequenos e estava pensando o que escolher e sua postagem foi mega esclarecedora!
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!
    O meu pequeno tem um ano e desde a gravidez já contava histórias para ele. Hoje ele tem uma coleção considerável. Ama folhear, colocar na boca, rasgar e até já comeu um pedacinho de um livro kkkkkk mas faz parte!
    Eu sempre cuido com os livros mais durinhos ou que tem dobraduras, pra ele não se machucar, mas fora isso ele adora. Ele tem um que vem com áudio e conta a historinha pra ele. Perfeito pra quando estou cansada demais pra isso hahaha e também tem um livro de pelúcia com que ele dorme agarrado ♥ muito amor!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, devem ser super úteis para quem é mãe ou para quem quer introduzir a leitura para os filhos desde os pequenos, achei que os gêneros super combinaram e já até mandei para uma tia minha.
    Beijos!

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por