Resenha || Ninfeias Negras - Michel Bussi

Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2017
*Recebido em parceria com a Editora
Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte - principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


Oi Mixturados, como vai a vida? E as leituras?


Ninfeias Negras traz três mulheres completamente opostas, mas com uma ligação morarem no mesmo local e o desejo enorme de ir embora daquele lugar chamado Giverny que fica próximo a Paris. Essa cidade é famosa por ter sido um local imortalizado por obras de Claude Monet entre 1883 e 1926, nesse local ele pintou a tão conhecida série Nenúfares; e essa cidade recebe muitos visitantes, mas nem isso faz com que essas mulheres sintam prazer em permanecer onde estão. 

Um homem é encontrado morto (Jêromé Morval), assassinado, com uma punhalada no coração, cabeça esmagada e submerso em um lago e junto ao seu corpo encontra-se um cartão-postal com a reprodução de uma das Ninfeias de Claude Monet, nele contém uma mensagem de aniversário com uma frase escrito: "O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado". O que será que isso tudo quer dizer? Por qual motivo esse homem tão bem-conceituado (Médico) foi morto dessa forma e com esse recado estranho deixado para trás? Isso fica a cargo dos investigadores responsáveis para que o mistério seja sanado e e a tranquilidade restaurada.

Então temos nessa história três intrigantes mulheres, como mencionei lá no comecinho da resenha:

A primeira mulher que é a narradora da história é bem mais velha, com seus oitenta anos é quase viúva - vou colocar dessa maneira. Tem uma vida pacata, parece saber muitas coisas sobre as outras duas mulheres da história e todos os outros moradores da cidade; ela é sempre muito observadora e quase nunca é notada; nos conta fatos muito interessantes no decorrer da história que serão essenciais para entendermos os fatos e situações. Seu nome? Não é mencionado.

A segunda mulher da história é Stéphani está na casa dos trinta e seis anos e é simplesmente linda ou encantadora como preferirem e sempre foi uma mulher fiel ao seu marido... mas há algo aí nessa questão... pois ela quer encontrar o amor, seu casamento está digamos que morto talvez por isso sonhe tanto e deseje sair da cidade o quanto antes; adora artistas é muito astuta, porém também mentirosa. É a professora da escola da cidade. Parece que Morval o oftalmologista tinha um interesse por ela, mas todo cuidado é pouco, seu marido é imensamente enciumado

A terceira mulher chama-se Fanette e é bem jovem, com quase onze anos de idade, já chama bastante atenção por sua beleza, muitos meninos se interessam por ela, mas ela está quase sempre pensando em pintar; uma menina vaidosa e pinta como ninguém, talvez um talento nato. Vive com a mãe, mas sente falta de ter uma figura paterna, afinal jamais conheceu seu pai. Alguém disse certa vez que um bom pintor é egoísta, sendo assim, ela é a mais egoísta entre as três mulheres da história.

A história é dividida em quatorze capítulos e é narrada em terceira pessoa, como eu disse acima pela voz da senhora de oitenta anos. Ela parece que nos conta diretamente os fatos ocorridos como se estivéssemos cara a cara se é que me entendem. Ela é uma narradora fantástica e que prende o leitor do começo ao fim com seu tom de mistério. O tempo inteiro temos pistas e novas situações a serem desvendadas juntos aos investigadores e também vamos pouco a pouco conhecendo mais sobre essas três mulheres mencionadas na trama.

No começo demorei a engrenar na história, pois ela não tem aquela cadência rápida.... É tudo muito devagar, com muitos mistérios, sugestões e pistas e o ponto forte da história a meu ver foi justamente a intrigante ligação entre três mulheres tão diferentes com tão pouco em comum e ao mesmo tempo uma ligação única. 

Eu gostei muito da escrita de Michel Bussi, e além disso ele faz uma excelente ambientação de sua história e caracteriza bem seus personagens, tornando-os marcantes e acredito que muitos leitores irão amar! Ler Ninfeias Negras foi como montar um quebra cabeças intrincado e muito revigorante saber que não percebemos as coisas imediatamente, pois fica sempre aquela impressão de que a coisa não é o que parece!

12 comentários:

  1. Ganhei esse livro mas não tive coragem de ler ainda.
    Confesso que o gênero não me agrada muito, mas pelo que ando vendo a história desse livro parece ser bem interessante, com um certo diferencial.
    Fiquei curiosa pra conhecer as histórias dessas 3 mulheres e vou ler em breve, com certeza.
    Gostei bastante da sua opinião, me ajudou a ver melhor a obra :)
    beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Acompanho a editora nas redes sociais e vejo o marketing que estão fazendo para este livro, por isso as expectativas estão altas.
    Achei o enredo bem misterioso, principalmente porque fiquei curiosa para saber como as três protagonistas se cruzam.

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de ser lento desanima um pouco, mas em compensação a incerteza do que realmente aconteceu é fascinante... Desde o lançamento estava desejando demais e continuou gostando mais agora depois da resenha

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ler livros nesse gênero, mas me vi curiosa com o enredo e pra conhecer essas 3 mulheres, mas fico um pouco apreensiva pelo fato da leitura ser um pouco maçante no começo. Estou abandonando todos os livros que pego pra ler que acabo demorando a engrenar na leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu adorei a sinopse do livro, fiquei mais que curiosa para conferir, amo esse senário de mortes e investigação, achei a capa bem interessante, gosto bastante de personagens marcantes. mas o fato dela não ser muito fluida me desanima um pouco, mas acho que irei ler sim, apesar de tudo.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karini, tudo bem?
    Eu estava mesmo procurando uma resenha deste livro, porque vi o titulo e fiquei bem curiosa para saber do que se tratava. Achei interessante a história, mas não fiquei tãããão animada. Mesmo assim quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mana eu fico feliz que tenha gostado do enredo da história e da forma que o escritor desenvolveu, mas eu tenho que dizer que não fiquei muito interessada na leitura achei o enredo chato e particularmente eu não faço muita questão de ler esse livro, então sinto dizer que vou dispensar essa leitura.

    ResponderExcluir
  8. Karini!
    Gosto dos livros bem ambientados e com protagonistas únicos que fazem com que nos apeguemos a eles.
    Esse é um dos livros mais desejados por mim e pretendo fazer a leitura o mais rápido possível, adorei todas a trama das três mulheres e de todo mistério que as envolve.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini.
    Ninfeias Negras parece ser bem interessante e vi várias resenhas positivas sobre o livro.
    Achei interessante que a narradora também é um personagem na história, mas que não é notada (nem ao menos tem um nome)
    Fiquei bastante curiosa para saber qual é essa ligação que as três possuem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. A cidade na qual a historia se passa tem algo bastante maluco, cheios de mistérios e pessoas com talento sigulares. O que me deixou curiosa em entrada da Três mulheres no enredo. O que coisa me despertou interesse foi o mistério por trás da três. Se seria um leitura que leria? Claro que sim

    ResponderExcluir
  11. Oi, Karini!!
    Adorei a resenha, mas como já estava bem curiosa a respeito desse livro fiquei mais empolgada ainda para ler e é obvio que quero muito fazer essa leitura!! Bom mesmo que você tenha achado o livro um pouco parado sem dúvida a genialidade do Michel Bussi compensou!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Essa parece ser uma historia que se tem muito a descobrir ao longo das paginas, fiquei curiosa para saber mais sobre essas três mulheres e que rumo o livro ira nos levar, mas sambem vi que esse não é muito o tipo de livro que gosto de ler e iria acabar abandonando a leitura, por isso não é um livro que leria por agora, mas parece ser uma ótima leitura !!

    ResponderExcluir