Resenha Nacional || Sobreviventes do Caos - Livro digital - Da trilogia 2323 - Bianca Gulim

25.2.17


Livro: Digital / E-book

Páginas: 457 páginas

Ano: 2016
*Recebido em parceria com autor

Em um mundo distópico, no ano 2323, após ser quase dizimada por um vírus mortal e pela guerra, a raça humana tenta se reestruturar. Com poucos recursos disponíveis, a humanidade encontra-se dividida em grupos que vivem de acordo com regras impostas por seus líderes.Celine cresceu nesse ambiente hostil e se tornou líder dos guerreiros de seu povo após a morte de seus pais. Seu grupo se envolve em diversos conflitos e a jovem precisa tomar as decisões que julga corretas para garantir a sobrevivência de seu povo, enquanto se envolve num forte romance, do qual tenta se manter afastada. Aos poucos, ela descobre mais sobre as pessoas que a cercam e percebe que, quando se trata de lutar pela própria vida, poucos são previsíveis. Só os mais fortes sobrevivem, e os mais fortes normalmente são os mais cruéis. Nesse ambiente, o mais difícil é saber quem realmente está ao seu lado e quem é um traidor. Será Celine capaz de manter sua benevolência frente à tanta violência que a rodeia? Seu coração terá espaço para a paixão, cercado de tanto ódio? Prepare-se para muita adrenalina e romance nesse primeiro livro da trilogia 2323. Você vai perder o fôlego!
"Em 2222, um vírus letal varreu a Terra. A morte acontecia setenta e duas horas após a contração da doença. Não demorou muito para a praga alcançar todos os continentes. Meses após a identificação do vírus, metade da raça humana já havia padecido. Não foi possível conter a proliferação." (p. 06)
A população foi dizimada por um vírus letal no ano de 2222, reduzindo drasticamente o número de vivos. A situação piora quando apenas um país tem uma medicação que consegue uma medicação que retarda os sintomas, mas se recusa a compartilhar com os outros países. O caos se instala: a doença, as rebeliões, o medo e o pânico reinam. Guerras se iniciam. O mundo que conhecemos está próximo do fim.

Após esse início dramático, o livro é narrado em primeira pessoa por Celine, a protagonista da história. 

Um século depois o planeta está livre do perigo, mas os sobreviventes estão divididos em grupos. O Povo da Areia é o grupo de selvagens, aqueles que usam apenas o instinto e dependem da violência; como o próprio nome diz, eles vivem no deserto e são mais primitivos; a Fortaleza é o povoado mais moderno e utiliza tecnologia e armas ; tem uma maior estrutura e leis próprias e os Aligortes são liderados por Jafar, um homem que é frio, implacável e sedento por poder. 
"A fortaleza é engraçada. Diz repudiar a guerra, a violência. É a favor da paz, da harmonia entre os povos. Mas o que fazem os de lá quando alguém coloca em risco nossa paz? Matam! É uma ótima forma de repudiar a violência, punindo os infratores com a morte." (p. 14)
A história de Celine se inicia quando seu irmão Júlio que também é líder de seu povo está fora do acampamento há quatro dias. Ele foi até a Fortaleza após os Aligortes atacarem o Povo da Areia. Seu objetivo é forjar uma aliança com a Fortaleza e garantir a segurança do seu povo, que mora muito perto dos Aligortes. 
"Meu povo encontrou um alojamento subterrâneo décadas atrás. Dizem que as pessoas que viviam lá embaixo ficaram presas e morreram de sede muito antes de seus ossos serem encontrados. Sinceramente, não sei se isso é verdade ou apenas uma lenda. De qualquer maneira, o que me interessa é a utilidade das coisas que foram descobertas. Como as pessoas que a usavam morreram não faz diferença." (p. 22/23)
Celine é uma jovem muito inteligente e percebe que existe uma estratégia muito complexa por trás do ataque. Mas antes que possa agir, ela é aprisionada e um dos seus melhores guerreiros e melhor amigo Darion, também some.

Celine é uma personagem complexa, cheia de nuances. Primeiramente ela é a líder dos guerreiros, a princesa dos guerreiros. É respeitada pelas suas habilidades, seu talento e determinação. Não tem filtro e fala o que pensa, inclusive tem uma boca suja que compete com qualquer um. Apesar do passado estremecido por conta de uma grande tragédia, tanto ela quanto Júlio se tornam excepcionais quando crescem e ainda mais determinados a fazer o que é certo pelo seu povo.
"– Eu ouvi mesmo isso? Pareço o tipo de garota que precisa de proteção? – estou estupefata com a pergunta." (p. 16)
A obra também possui algumas subtramas que enriquecem o enredo e o panorama geral da história. Uma dessas subtramas é a interação de Celine e Max. Os dois se sentem atraídos um pelo outro, mas Celine é um pouco teimosa demais, o que acaba atraindo Max ainda mais. É uma interação de igualdade, onde eles se veem como guerreiros e se respeitam mutuamente. 
"Ele apenas roça os lábios pelos meus. Sei que ele quer que eu tome a iniciativa, que eu grude meus lábios nos dele. Mas não vai acontecer. Ele vai se render a mim e não o contrário." (p. 19)
"Sobreviventes do Caos" é o primeiro livro da trilogia 2323 e traz inúmeros questionamentos sobre o mundo de Celine. A trama aborda as estratégias de sobrevivência dos povos, as traições e reviravoltas que os personagens são capazes de realizar e abre caminho para uma trilogia que tem tudo para ser um sucesso.
"Não é um sonho, é uma lembrança. Lembro-me desse dia. Meus pais ainda eram vivos e cuidavam de mim. Foi antes de nosso pai nos trair. Foi antes de eu ver minha mãe levar um tiro na testa." (p. 12)

Confiram o site da trilogia

19 comentários

  1. Achei super interessante a premissa do livro, ainda mais sendo uma obra nacional, fiquei curiosa!
    A história parece ser muito bem construída, gostei bastante do que conheci lendo sua resenha!
    A personagem me chamou bastante a atenção e esse mundo distópico também.
    Gosto de obras do gênero em questão e gostaria muito de ler o livro.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, autora do livro aqui, tudo bem?
      Que bom que você se interessou, fico muito feliz! Espero que possa ler em breve!
      Um beijo,

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e achei bem interessante isso de apenas um país ter a cura.
    Como gosto de distopia super leria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Thaynara, autora do livro por aqui...
      Tomara que você tenha oportunidade de ler em breve, acho que vai gostar!
      Um beijo,

      Excluir
  3. Oi.
    Que premissa mais interessante, a capa é bem legal também.
    Gostei bastante do que descreveu sobre os personagem e apesar de eu ainda ter um certo "preconceito" em relação a literatura nacional, não poderia deixar de conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marlene, tudo bem? Autora do livro aqui!
      Ah, espero que Sobreviventes do Caos faça você pegar gosto pela literatura nacional, eu ficaria imensamente feliz!
      Um beijo.

      Excluir
  4. Oi Carolina, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, o enredo parece ser bem envolvente. Gostei também do contexto e da situação criada pela autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lara, autora do livro aqui, tudo bem?
      Obrigada, fico muito feliz pelo seu interesse.
      Um beijo grande

      Excluir
  5. Sou apaixonada por distopia, essa coisa de realidade futura e essa "critica" e maravilhosa. Mas sobre a resenha, eu adorei o livro logo de cara por causa do gênero. Entretanto, ele possui coisa que acredito que em um futuro distante sera assim, por exemplo a luta para recursos, pois haverá pouco disponível. Por fim, adorei os personagens, eles são fortes, na verdade, eles precisam ser fortes. E a essa capa, achei tudo haver com historia, e linda demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Girlene, tudo bem? Autora do livro por aqui...
      Nossa, fico muito feliz por você ter gostado do enredo, da capa, dos personagens..
      tenho certeza que você se divertiria muito com a leitura, espero que você possa conhecer Sobreviventes do Caos em breve!
      Um beijo grande

      Excluir
  6. Caroline!
    Adoro distopia e gostei de ver aqui uma distopia mais voltada para a vida da personagem Celine e espero que por ser uma trilogia o autor continue na linha mais pessoal e não apenas focado nas destruições.
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva, autora do livro aqui!
      Que bom que gostou, fico contente!
      Um beijo

      Excluir
  7. Mas gente ? Que livro babado tenso aqui. Eu adoro esse tipo de livro em que o planeta passou por situações extremas, na teoria lógico, e que agora temos que sobreviver com o nos restou. O que mais gostei é que é uma protagonista feminina como líder e que eles têm por ela um grande respeito, achei fantástico. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rissia, tudo bom? Autora do livro por aqui..
      Ah, que bom que você se interessou pela história, é gratificante.
      Espero que tenha a oportunidade de ler Sobreviventes do Caos.
      Um beijo

      Excluir
  8. Adorei a premissa do livro achei super interessante a história do livro!! Sem dúvida é um livro de fantasia e distopia maravilhoso!! Mais um livro de um escritor nacional fantástico!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marta, autora do livro aqui, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Um beijo

      Excluir
  9. Oie Caaaarol!
    Eu adoooorei a resenha, muito obrigada.
    Fico muito feliz por ter te mandado Sobreviventes, você fez um trabalho incrível na resenha!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas acho sempre bem interessante quando temos livros nacionais com esses mundos tão criativos e complexos, estou curiosa para poder conhecer essa serie e achei interessante a historia desse primeiro livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Suzana, autora do livro aqui, tudo bem?
      Que bom que se interessou pelo livro! O e-book está em promoção na amazon por R$ 2,99!! Mas corre que é por tempo limitado!
      Um beijo

      Excluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por