Resenha || Em nossa próxima vida - Lauren James

Editora: Harper Collins
Páginas: 288
Ano: 2016
*Recebido em parceria com a Editora
Katherine e Matthew não são um casal comum. Por trás do amor dos dois estão muitas e muitas vidas, repetidas século após século. A cada vez que renascem, a presença deles muda a história para melhor, e embora a paixão entre os dois seja sempre avassaladora, a tragédia também os segue, não importa a época. Em linhas temporais que vão do século XVIII a um futuro próximo, não tão diferente do nosso presente, Katherine e Matthew sempre se veem sacrificando suas vidas para salvar o mundo. Mas por que eles continuam voltando? Em uma jornada contra o tempo e o destino, Katherine e Matthew precisam desvendar os mistérios que envolvem seu amor antes que seja tarde demais. O que mais eles devem fazer para conseguir viver e amar em paz? Uma estreia inesquecível, poderosa e épica, Em nossa próxima vida é um romance único, que explora a atemporalidade do primeiro amor utilizando elementos como cartas, diários, recortes de jornal e artigos de internet. A trama, ao mesmo tempo apaixonante e misteriosa, vai cativar os mais diferentes leitores, desde os de romance até os de ficção científica e história.
A história é narrada em terceira pessoa e tem quatro casais de protagonistas. Digo quatro casais, pois Kate e Matt renascem quatro vezes e a cada vez, são pessoas diferentes. Em 1745 Matthew é cocheiro da família de Katherine em Carlisle; em 1854 ele é um jornalista que está cobrindo a guerra na Ucrânia e ela seu criado pessoal; e 2019 ambos são pesquisadores no Laboratório Central Science também em Londres e no ano de 2039 os dois são alunos do curso de Biologia da Universidade de Nottingham em Londres.

Essas vidas vão sendo apresentadas em formas de trechos alternados. Em um momento estamos em 2039, em seguida pulamos para 1745, depois 2019 e retornamos para 2039. Parece confuso e inicialmente causa certa estranheza, porém ao decorrer da trama essa disposição começa a fazer sentido.
"A última vez em que estiveram juntos foi tarde da noite e estavam sendo seguidos.
— Está acontecendo de novo — disse Kate, arrependendo-se na mesma hora. Matthew não respondeu, apenas apertou a mão dela com um pouco mais de força. Kate sabia o que aquilo significava. Iam morrer." (p. 06)
Algumas coisas não se alteram nessas vidas: Kate e Matt se encontram e se apaixonam. Em cada vida fica claro o quanto eles se amam e o quanto eles estão dispostos a se sacrificar um pelo outro. Outra semelhança é que algo dá errado e eles morrem de forma trágica.
O pontapé inicial do livro se dá no ano de 2039, quando o casal se depara com sua vida anterior de 2019. O casal de 2019 é acusado de terrorismo. Além disso, suas semelhanças causam curiosidade suficiente para que o Matt e a Kate de 2039 comecem a investigar o assunto.
Como a história se passa em quatro épocas diferentes, temos cenários diversificados, como guerras conhecidas e até mesmo uma terceira guerra mundial.
"Matt já a beijara antes, exatamente como a estava beijando agora. Só que... tinha sido diferente. Ele estava diferente, um pouco mais alto do que ela, e por isso colocara a mão no queixo dela para erguer o seu rosto até a altura do beijo. Estava aconchegada junto a ele como fizera antes, o corpo relaxado e completamente entregue. Ele recuou, os lábios entreabertos por causa do beijo. Tinha sido curto demais, mas muito doce. Kate queria mais e pressionou novamente os lábios contra os dele, relutante em se afastar." (p. 149)
O último casal (o de 2039) tem um papel de detetive, então sua própria história fica mais focada em pesquisas e cotidiano, enquanto os demais casais possuem histórias mais "emocionantes".
Alguns detalhes valem a pena destacar porque enriqueceram bastante o livro. Há mudanças de fontes para cada período da história, o livro também é repleto de bilhetinhos, troca de e-mails, recadinhos. Essas trocas entre os dois enriquecem ainda mais o enredo e o livro. 




Outro detalhe que chama muito a atenção do leitor é o fato de que aparecem no final dos capítulos alguns relatórios sobre o avanço do casal. Aparentemente a vida deles vem sendo monitorada. Mas qual é o propósito disso?

O enredo é muito bem desenvolvido e traz uma história inovadora, diferente das quais estamos acostumados. Porém, várias questões ficam em aberto nesse livro e não há um final propriamente dito. Aparentemente, pelo que pude observar nas redes sociais, esse é o primeiro livro de uma série, então acredito que algumas respostas serão fornecidas nos próximos livros.
Em relação à revisão, diagramação e layout a HarperCollins Brasil realizou um ótimo trabalho. A capa é bonita e combina perfeitamente com o enredo.
"Ela já estivera ali antes. Sabia que sim, exceto pelo fato de que não, nunca estivera." (p. 200)

9 comentários:

  1. Oi.
    Meu Deus, que livro é esse?
    Achei a historia para la de emocionante, estou super curiosa para saber o que acontece a seguir e quem está monitorando a vida deles, tudo é tão incrível os bilhetinho são fofos e eu adorei, estou ansiosa demais para conferir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sabe quando você já conhece essa história, já viu em alguma novela ou filme? Senti isso quando li a sinopse do livro.
    Claro, fiquei super curiosa pra ler uma obra com uma história assim, de um casal viver várias vidas e sempre se apaixonar.
    E apesar de alguns pontos negativos, fiquei interessada.
    Espero ter a oportunidade de conferir a obra em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, tudo bem?
    Desde a primeira vez que vi a sinopse deste livro eu fiquei com muita vontade de lê-lo. Achei super interessante a narrativa ser intercalada entre os diferentes períodos da vida do casal e essa história me parece ser bem fofinha e emocionante. Eu adoro esta capa e este livro está na minha lista de desejados a um tempão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Carolina!
    Gosto muito de ler livros que falam sobre as diversas vidas vividas, aqui no caso, sobre um casal.
    Meu questionamento maior é em saber como eles sempre estão juntos em suas vidas, porque é difícil acontecer em termos espirituais, de se encontrarem em várias vidas ao mesmo tempo.
    E ainda tem a questão de entender porque justo eles são monitorados e para que?
    Fiquei bem interessada.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Então... e tenho uma birra com essa de casais que estão predestinados a se encontrar. Não concordo com isso e parece que tira o livre arbítrio das pessoas na vida atual. Não sei se leria

    ResponderExcluir
  6. Cara alguém entrou na minha mente e tirou história de la, mana esse livro foi escrito pra mim pois sempre imaginei um livro em que o casal é a reencarnação de outro e eles sempre ficam juntos mas no final sempre acontece algo e eles se reencontram em outra vida, resumindo eu preciso ler esse livro urgentemente. Quero saber porque toda vez acontece algo quando eles se encontram e porque reencarnam. Deixo aqui a dica que aceito esse livro de presente ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei a obra, parece ser bastante espiritual. A ligação de Katherine e
    Matthew são lindas apesar de lidas e vindas da vida eles continuam lá, juntos.
    Um casal inspirador, e um livro que contem frases lindas. Adorei essa pegada de romance menos robótico e menos clichê

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carolina!!!
    Amei a resenha, esse livro tem uma premissa sensacional!! Achei muito interessante a história dos personagens, que continuam renascendo e voltando a si apaixonar!! Mas por que motivo isso acontece?!! Fiquei bem curiosa em descobrir!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gostei muito desse livro, não pensei que fosse gostar tanto dessa historia, mas ela me surpreendeu positivamente, achei bem interessante temos o mesmo casal ao longo do tempo, com certeza os cenários parecem ser bem diferentes e achei legal temos a fonte mudada, quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir