Resenha II A Transformação de Raven - Noites em Florença # 1 - Sylvain Reynard


Editora: Arqueiro
Páginas: 448
*Acervo Pessoal
Florença, o berço do Renascimento. Um lugar culturalmente fervilhante, perfeito para quem quer esconder segredos ou está em busca de uma segunda chance. Como a doce Raven, que se muda para a cidade na tentativa de esquecer os traumas do passado e se dedicar à sua maior paixão: a restauração de pinturas renascentistas. Um dia, voltando para casa do trabalho na Galleria degli Uffizi, sua vida muda para sempre. Ao tentar evitar o espancamento de um sem-teto, Raven é atacada. Sua morte parece iminente, mas seus agressores são impedidos e brutalmente assassinados. Assustada e prestes a perder os sentidos, ela só consegue vislumbrar uma figura sombria que sussurra: Cassita Vulneratus. Ao despertar, Raven faz duas descobertas perturbadoras: uma semana se passou desde o ocorrido e ela se transformou por completo. Quando volta ao trabalho, mais uma surpresa: alguém conseguiu burlar o sofisticado sistema de segurança da galeria e roubar a inestimável coleção de ilustrações de Botticelli sobre A divina comédia. Em busca da verdade, Raven cairá diretamente nos braços do Príncipe de Florença – tão belo quanto poderoso, tão sedutor quanto maligno –, que lhe apresentará um submundo de seres perigosos e vingativos, cujas leis ela precisa aprender depressa se quiser se manter viva e salvar os que a cercam. A Transformação de Raven marca o início da série Noites em Florença, cujos personagens foram apresentados no prólogo O Príncipe das sombras.
A trama é narrada em terceira pessoa e se passa em Florença, na Itália em 2013. Raven Wood é uma jovem que passou por uma infância traumática e um evento foi determinante tanto emocionalmente quanto fisicamente em sua vida. Esse evento a deixou com sequelas físicas que fazem com que Raven utilize uma bengala para se locomover.
"O cheiro de sangue enchia suas narinas. Havia mais de uma safra, mas o perfume que atraía sua atenção era jovem e inexplicavelmente doce. Fez ressuscitar dentro dele lembranças esquecidas, imagens de amor e perda."
Raven mudou radicalmente de vida, indo morar em outro país e trabalha como restauradora de obras de artes. Seu estágio é Galleria degli uffizi, local que desperta interesse no Príncipe das Sombras por abrigar obras primas que lhe foram roubadas há muito tempo.
"- Você vive em um mundo estranho.

- Não mais que o seu. Só que no meu, todos são vilões."
Acontece que Raven é uma pessoa bondosa ao extremo e sempre tenta auxiliar aqueles que considera indefesos. Uma noite, ao caminhar para casa, ela se depara com uma cena terrível: um grupo de homens está atacando Angelo, um sem-teto que possui uma deficiência física e mental. Raven não pensa em sua segurança e tenta intervir e acaba tornando-se alvo da violência.

Uma semana se passa e a jovem se encontra em seu apartamento sem recordações da noite do ataque. Mas isso não é o mais chocante: sua aparência está completamente diferente e ela nem mesmo precisa da bengala para se locomover. Porém, seu sumiço coincide com o roubo que acontece na Galleria degli uffizi, tornando-a a principal suspeita.

Enquanto tenta provar sua inocência fazendo sua própria investigação, Raven descobre que o ladrão é o seu salvador. E mais do que isso, ele é uma criatura sobrenatural.
“Se ele é tolo o bastante para pensar que a beleza está na pele, e não no coração, espero que morra logo e livre o mundo de sua estupidez.”
William York é o pseudônimo do Príncipe das Sombras. É implacável e não aceita erros de ninguém. Seu senso de justiça não vê meios termos e por conta disso acaba determinado em vingar-se dos donos de suas obras de arte. Porém, ao conhecer Haven fica fascinado com sua bondade e forma de enxergar o mundo. Mas o seu mundo é muito mais perigoso e menos generoso e William torna-se alvo de uma conspiração que tem como o objetivo o trono de Florença.
“Sob muitos aspectos, somos um par perfeito. Vemos um ao outro como realmente somos, mas nenhum dos dois considera o outro defeituoso”.
Agora, a protagonista se vê envolvida em um mundo completamente novo, onde se torna objeto de fascínio de uma das criaturas mais poderosas do planeta.

A obra é uma mescla de romance sobrenatural com uma obra histórica. Com uma trama repleta de descrições das obras, da história local e até mesmo de Florença, o enredo torna-se rico e inesquecível.

Essa riqueza é percebida do início ao final do livro e traz muita complexidade ao texto. Os diálogos são inteligentes, complexos e cheios de reflexões.
"- A cotovia ferida de lindos olhos verdes e uma enfurecedora alma corajosa."
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho.

3 comentários:

  1. Oi Carolina, o primeiro livro dessa trilogia me encantou e apesar de ainda não ter lido nada desse autor, fui totalmente envolvida pela história e amei o fato da protagonista não ter aquela beleza superficial perfeita e sim ter uma beleza interior e é esse o fator que liga os protagonistas. Os diálogos são muito bem trabalhados realmente e somos apresentados ao mundo da arte através dos olhos de Raven que trabalha restaurando obras de arte e de William que viveu durante muitos anos. Curti muito a leitura e sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Já gostei de saber que a trama se passa na Itália, porque sou descendente de italianos e gosto de livros com pano de fundo desse país.
    E saber que existe um ser sobrenatural que muda totalmente a vida de Raven me deixa ainda mais ansiosa pela leitura, porque amo os tais seres e quero saber como ela vai enfrentar a nova vida.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, o livro parece ser muito bom. Gosto de livros sobrenaturais, li alguns com vampiros e gostei muito, estou curiosa para saber o que a Raven vai passar e como ela vai lhe dar com a sua nova condição de vida.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir