Resenha || O Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

4.10.16

Editora: Galera Record
Páginas: 272
*Recebido em parceria com a Editora*
Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).
O conto que inicia o livro é da Pam Gonçalves. A Pam é dona do canal Tv Garota it  (https://www.youtube.com/user/TvGarotait) ela ficou conhecia co o blog Garota It, que acabou se transformando no canal. Conheça Pam da época do blog e acompanhei a transição para o You tube, então quando vi que ela estava escrevendo um conto e logo em seguida um livro fiquei super curiosa quanto a escrita dela e posso dizer que me surpreendeu, me lembrou um pouco a escrita da Sarah Dessen, autora que eu gosto muito.

O conto é inspirado em Orgulho e Preconceito de Jane Austen, e durante a leitura ficou claro que a essência dos personagens eram similares, estava lá todas as características, mas tudo com a cara da Pam e não da Jane.
- As pessoas seriam mais felizes se não vivessem a expectativa de outras pessoas.
O conto gira em torno da Liz, uma youtuber que está no auge do sucesso e de William, um jovem super responsável e cuida da empresa da família e da irmã após o falecimento de seus pais. O encontro entre os dois acontece na véspera dos dia dos namorados em pleno aeroporto lotado. Logo de cara eles se estranham, assim como Elizabeth Bennet e o Mr. Darcy, e no decorrer do conto vemos o quanto os dois reveem seus conceitos.
- O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes eles são usados como disfarce. [...] É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável.
Foi uma leitura agradável e super rápida, me apeguei aos personagens e queria saber mais um pouco de cada um. Gostei dos personagens terem os nomes ou apelidos parecidos com os personagens de inspiração,
gosto dessa linha de livros mais realistas e esse conto foi bem assim, bem real e possível de acontecer.
Esse conto me deixou mais ansiosa para ler o livro novo da Pam, Boa Noite.

O conto seguinte é de autoria de Bel Rodrigues, dona do canal Algum Infinito (https://www.youtube.com/user/alguminfinito) o Canal teve seu inicio em 2013. Eu não acompanho a Bel, mas já conhecia ela pelos vídeos do PamdeBel, que são vídeos em conjunto com a Pam. Recentemente ela divulgou que terá mais um livro publicado, agora somente dela.
No conto, baseado ou inspirado em Dom Casmurro, conhecemos Madu que acaba de sair de um relacionamento abusivo e que vê em poucos meses uma de suas melhores amiga namorando o seu ex abusivo.
- A pior parte de se decepcionar é justamente saber que você, um dia deixou aquela pessoa à vontade o bastante para te magoar...
[...] Quando percebi  que a pessoa que eu esperava nunca esteve lá de verdade, foi doloroso. [...] Tentei melhorar aquela situação e fazê-lo perceber que podia mudar, mas acho que já era tarde.
Precisando dá um tempo em tudo e se distrair Madu pede aos pai uma viajem e vai passar um fim de semana sozinha em Búzios e lá acaba conhecendo uma rapaz um barzinho de encontro as cegas. E o que poderia ser um desastre acabou sendo uma grande surpresa.
[...] Gosto de você e valorizo isso, acho péssimo viver com a culpa do "e se...", "poderia ter sido de tal forma..." e tal. [...] Usar e abusar de frases como "me beija agora", " eu te amo", "você é especial". Algum dia, posso me envolver em um acidente, levar um tiro ou qualquer coisa do tipo. E o mesmo pode acontecer com a pessoa que amo  Seria terrível ter que conviver com palavras que não foram ditas e com beijos que não foram dados, não é? [...]
Gostei da forma como a Bel tratou o tema de relacionamento abusivo, sem fazer da personagem uma coitadinha e sim uma garota que que tomou uma atitude e deu um ponto final no seu sofrimento. Madu é uma personagem de personalidade forte e determinada, que acredita que tudo pode melhorar e que o amanhã poder ser surpreendente. Já o Ed é um fofo, que mostra o seu ponto de vista de forma clara e bem posicionada, que sabe ser romântico e compreensivo.
Espero ter a oportunidade de ler o próximo livro da Bel e saber se novamente irei me ligar a escrita.

O último conto é escrito pelo Hugo Francioni e pelo Pedro Pereira do Canal Pedrugo (https://www.youtube.com/user/estantetv). Ao contrario das meninas, eu nunca assisti ao canal dos menino e não sabia muito o que esperar do conto.

Baseado em Romeu e Julieta, o conto nos apresenta a Júlio, um escritor que está na fase e tomar coragem e enviar seu livro para aprovações de alguma editora, e conhecemos também Ramon, um jovem estudante que foi viver sozinho em outra cidade para cursar faculdade, que ama ler e trabalha em uma livraria.
Ramon conhece a escrita de de Júlio de algumas fanfics e acaba se aproximando dele começando uma amizade a distância.
[...] Desde pequeno, Júlio encontro nos livros uma forma de fugir de tudo que o afligia, a falta que sentia dos pais quando eles não estavam em casa, o fato de não conseguir se enturmar muito bem na escola e o medo de ser diferente. Ao ler um livro, Júlio sentia que poderia ser qualquer coisa e viver qualquer história, Foi assim que se encontrou, E agora tinha Ramon em sua vida. Ele ainda não sabia definir o que sentia pelo garoto. Não tinha dúvidas, contudo, do quanto Ramon era importante. [...]
Eles resolvem então se encontrar e tornar tudo real e não mais virtual. Quando os dois se encontram, depois e alguns contra tempos, fica claro o quanto os dois se conectam.

O Pedro e o Hugo escreveram de maneira simples o que para muito seria um tema complicado, achei o conto leve e extrema sensibilidade. Amei as personagens secundárias, ri muito com as duas melhores amigas do Ramon e do Júlio. Em certos momentos sentia vontade de abraçar o Ramon e de dar um carinho, falar que tudo vai ficar bem.

Para mim esse livro trouxe novos escritos que mostraram que temos pessoas aptas a escrever sobre temas que antes só líamos em livros internacionais e que aqui são tratados de forma sensível e real. Desejo aos novos autores, muito sucesso para todos e que vocês continuem escrevendo dessa forma cativante.

6 comentários

  1. Gosto muito da Bel e acompanho seu canal no youtube, mas quando ela disse sobre o livro fiquei na duvida se seria bom, afinal eles são otimos comentando sobre livros, mas escrever ja é outra coisa!! Agora com sua resenha fiquei curiosa e vou acrescentar na minha lista!!!

    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Marília!
    Adoro as releituras de autores e aqui me parece que o meu e Julieta foi muito bem retratado.
    Ganhei esse livro em um sorteio e aguardo a chegada para poder ler.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Também sou muito fã da Pam e acompanhei o processo de criação dela e tudo mais. Adoro ela e também só conhecia a Bel por causa dos vídeos em que elas fazem juntas. Não se é por causa disso, mas eu me interessei mais pelos contos da Pam e da Bel mesmo, e gostei de saber que a Bel tem uma escrita muito boa, eu tava colocando mais fé na Pam mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Já acompanho esses booktubers há bastante tempo e adoro o canal deles, quando vi que iriam lançar um livro juntos já fiquei interessada em lê-lo. E aí depois ainda descobri que se tratavam de contos inspirados em romances clássicos tive a certeza de que precisava conferir esta obra. Ainda não consegui comprá-lo, mas está na minha lista de desejados e estou ansiosa para adquiri-lo. E por ser um livro de contos imagino que a leitura seja bastante fluida.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei muito da ideia do livro e lendo os contos eles acabaram me conquistando achei bem legal essa releituras modernos dos autores e todas as historia parecem ser bem interessante, de todos os novos autores só conhecia a Pam mas fiquei curiosa para olhar os outros canais, se tiver oportunidade quero muito ler esses livro !!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro, também dei 4 estrelas, achei o da Pam bem fluido e sútil, assim como eu esperava, por isso quero ler seu livro solo Boa noite. O da Bel foi meu preferido, conseguiu amadurecer a personagem e estou louca para o lançamento do livro dela. O último conto foi o mais completo, conseguiu tratar de vários temas e mostrou a homossexualidade de uma excelente maneira.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por