Resenha II Pensando Bem... um olhar original a respeito de liberdade, religião, história, política, violência, comportamento, educação, ciência - Hélio Schwartsman

Editora: Contexto
Páginas: 304
*Recebido em parceria
Este é um livro necessário, especialmente quando pululam nas redes sociais “sábios” com respostas prontas para todos os problemas do país e do mundo, com base em fé ideológica, religiosa ou de qualquer outra espécie. Hélio Schwartsman, filósofo e jornalista da Folha de S. Paulo, não tem, é claro, todas as respostas, mas formula perguntas com muita perspicácia. Em seus textos reunidos especialmente para este livro, ele trata de liberdade, religião, história, política, violência, comportamento, educação e ciência. Ler Hélio Schwartsman é uma experiência única: ninguém sai da leitura da mesma forma como entrou.

"Pensando bem" é um livro filosófico que aborda diversos temas: liberdade, religião, história, política, violência, comportamento, educação e ciência. Hélio Schwartsman conseguiu criar textos brilhantes sobre os mais diversos assuntos que compõem a nossa sociedade. 
Em liberdade, são discutidos temas como a prostituição, o aborto, o suicídio e as próprias leis. Temas que vão abordar a liberdade individual e a liberdade como uma sociedade.
"A liberdade é mais do que um impulso coletivo ou desejo individual. Ela também tem valor instrumental. Ao possibilitar que diferentes pessoas se dediquem a seus interesses da forma que melhor lhes aprouver e obtenham ganhos diferenciados por isso, a liberdade revelou-se um formidável propulsor da inventividade, que está na base do incrível progresso material e, por que não dizer, moral que a humanidade experimentou nos últimos 300 anos". (p. 11)
Em religião, um dos temas mais intrigantes discutidos no livro, o autor discute sobre a pedofilia na igreja católica, a fé, o mal, o homossexualismo, o racismo e muito mais. Apesar de ser um tema polêmico, o autor aborda de forma clara e direta o assunto, não interessado em causar caos e sim, em levantar pontos importantes para discussões.
“A religião é um fenômeno fascinante. É uma das poucas coisas que faz homens adultos e normalmente inteligentes se comportarem como crianças à espera de Papai Noel. E isso é só parte da história. Ela também é uma força que pode atuar tanto benignamente, proporcionando conforto e bem-estar aos que nela creem, como de um modo particularmente maligno, motivando massacres e atos terroristas. Numa linguagem mais científica, pode ser descrita como um sistema de crenças que um dia favoreceu a coesão social e agiu como elemento de motivação do grupo. Em sociedades mais complexas, além do bônus, aparecem também os ônus. Seja o que for, é algo sobre o que vale a pena refletir” (p. 55).
Em História, o autor tenta em poucas páginas reunir a complexa jornada do ser humano. Cada página discute um tópico importante, desde o continente selvagem até a selvageria em meio a sociedade civilizada.
"A História fica reservada para aqueles que apreciam a complexidade. Ela é tão grande nos eventos históricos, que envolvem um número quase infinito de interações entre pessoas sob a ação de tantos fatores externos (econômicos, climáticos, demográficos etc), que são praticamente nulas as possibilidades de essa disciplina permitir previsões acuradas, como ocorre na Física". (p. 91)
"Pensando bem" é uma obra excepcional e ideal para os leitores que gostam de refletir e debater temas atuais. 

5 comentários:

  1. Oi, Carolina!
    Achei o livro interessante. Não é o tipo de livro que me faz ficar desesperada pra comprar e ler, mas sim um livro para ter em casa e consultar determinados assuntos, que ao meu ver, o autor retratou com boa imparcialidade. Acho que é um livro para ser lido aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Até que enfim um livro abrangente que fala de diversos aspectos da sociedade e sua opinião e o melhor, um livro que com certeza nnos faz refletir sobre todos os temas abordados embasados de uma forma bem jornalística.
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Não é meu estilo costumeiro de leitura, mas é sempre bom termos opiniões diferentes sobre alguns assuntos, pois assim passamos a refletir mais sobre a vida e tudo que ela engloba!!!


    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro e gosto muito de filosofia, mas quase não pego muitos livros sobre o tema para ler por isso achei essa uma ótima leitura e que me deixou interessada, principalmente pelos temas debatidos ao longo do livro, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que tratam de diversos temas de maneira fluida e que leve o leitor a ter várias reflexões, quero ler esse livro, ultimamente tenho vontade de saber mais sobre alguns temas mencionados no livro.

    ResponderExcluir