Resenha II Não É Só Uma História de Amor - UM ROMANCE - Mariana Sampaio

Editora: Planeta
Páginas: 208
*Recebido em parceria com a Editora
O romance de estreia de Mariana Sampaio, fenômeno do Instagram e YouTube. Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça. Não é só uma história de amor nos brinda com a trama de duas mulheres e um segredo em que o passado da mãe se choca com o presente da filha. O romance de estreia de Mariana Sampaio intercala pontos de vista que, ainda que separados pelo tempo, mostrarão que mãe e filha não são tão diferentes assim. 'Sempre que nosso coração manda, devemos abrir as asas e voar sem pensar nos riscos e no que deixamos para trás'. Bianca Briones, escritora.

A trama é narrada em terceira pessoa e gira em torno de Cláudia e Laura, mãe e filha respectivamente. O livro tem os dois pontos de vista, sendo o de Laura o presente e o de Cláudia o passado. Conforme a sinopse explica, Claudia faz uma revelação bombástica sobre a vida de Laura, que embarca em uma jornada de auto descobrimento pelo mundo afora.
Laura é uma jovem com um futuro promissor, repleta de sonhos, que sempre teve tudo o que precisou. É uma personagem um pouco imatura, com uma atitude às vezes grosseira com a mãe. 
"Laura não tinha do que reclamar. Sempre teve acesso a tudo e pais que lhe deram amor, proteção, estabilidade. Não tinha passado por nenhum grande trauma na infância, tampouco na vida adulta". (p. 54)
Claudia é uma mulher que cometeu muitos erros na vida e que como a filha, tinha muitos sonhos e desejos. A imaturidade de Laura foi herdada de sua mãe, que quando jovem, brincou com os sentimentos de terceiros.
A obra fala sobre reparar os erros e a aprender com os erros de pessoas próximas. É uma historia sobre segundas chances e perdão.
A linguagem é simples e fluida e o texto não tem muitas reviravoltas. Porém, falta "algo" ao enredo que desperte carisma no leitor. A caracterização das protagonistas deixou a desejar, mas são salvas pela presença de personagens secundários, como o Beto, que é personagem engraçado, alto astral e divertido.
O trabalho editorial foi muito bem feito. A capa é simples, mas repleta de detalhes. 
"Talvez por isso ela não quisesse ouvir falar de morte, já que justamente naquele momento, começava a viver cada vez mais intensamente". (p. 74)

5 comentários:

  1. Oi, Carolina!
    Concordo com o que você disse sobre faltar algo que desperte o carisma, pra não falar o interesse do leitor... Entendi que o livro foca em mostrar as semelhanças entre mãe e filha apesar de serem pessoas diferentes em épocas diferentes, mas não vejo um clímax, um ponto alto na história. No momento não me interessa.

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    Já me identifiquei com o enredo, porque sempre tive muitos embates com minha mãe e no final, descobri que sou bem parecida com ela em vários aspectos e agora quero apenas absorver todos seus ensinamentos de vida...
    Quero ler.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Achei o livro interessante ainda mais contado a historia de mãe e filhas acabamos vendo o passado da personagens e tentado entender suas atitudes, mas esse não foi um livro que me interessou, também senti um pouco desse algo a mais na historia !!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, não li nada desses 4 autores, mas li uma resenha sobre o livro que dizia que os autores escrevem de corpo e alma, minhas expectativas estavam altas, mas é uma pena que seja sem reviravoltas e falta algo no enredo.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a Mariana Sampaio mas me interessei pelo livro quando foi anunciado a publicação e já estou com ele na estante para ser lido. Mesmo com suas ressalvas, espero gostar do livro :)

    ResponderExcluir