Resenha || Guia astrológico para corações partidos - Silvia Zucca

1.10.16

Editora: Suma de Letras
Páginas: 360
*Recebido em parceria com a Editora
Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la?
Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral.
E tem razão.
Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea.
Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre?
A trama é narrada em primeira pessoa por Alice, a protagonista do livro. Alice é uma mulher que sonha em encontrar o seu felizes para sempre, mas acaba constantemente se deparando com os piores candidatos possíveis a príncipe encantado. Com trinta e poucos anos e um histórico amoroso terrível, Alice descobre que Carlo, seu ex, está de casamento marcado e com a noiva grávida!
"Carlo é meu ex-noivo histórico. Cinco anos juntos. Sete meses, doze dias e quatro horas (mais alguns poucos minutos) morando juntos, que acabaram já faz quase dois anos... O problema é que, enquanto os outros iam e vinham, Carlo permaneceu, embora a gente não esteja mais junto. Sempre pensei que nosso vínculo, no fundo, fosse algo mais forte do que o amor comum, mais complexo, que transcendia a atração física." (p. 08)
Alice é assistente na emissora Mi-A-Mi há dez anos e apesar de ralar muito, não tem reconhecimento. Como se isso não bastasse, o presidente da emissora anuncia que por conta da crise, eles estarão fazendo alguns cortes de pessoal e enviaram o Sr. David Nardi para observar a equipe. Não é necessário dizer que a primeira impressão que Nardi tem de Alice não é das melhores, certo?
É nesse cenário que Alice conhece Tito, um ator que está trabalhando em outro programa da emissora e especialista em astrologia.
"Eu o encaro, e é como se ele realmente soubesse. Tenho a impressão de que esse rapaz tem todas as respostas. Como a fada-madrinha da Cinderela, só que é um homem com cabelo oxigenado usando delineador e brinquinho". (p. 15)
Tito se torna o melhor amigo e mentor de Alice e tem como missão guiá-la ao encontro do seu príncipe encantado através da astrologia. Conforme as orientações de Tito vão se tornando certeiras, Alice começa a encarar o zodíaco com novos olhos e a repensar sobre o poder dos astros.

É entre encontros e desencontros, situações furadas e muita confusão que a história de Alice vai se desenvolvendo. Apesar do tom bem humorado da trama, Alice é uma mulher com dificuldade de aceitar a si mesma e esconde através do sarcasmo suas inseguranças. É uma pessoa que teme ficar sozinha e mergulha de cabeça em um relacionamento atrás do outro, mesmo sabendo desde o início que a situação não dará certo.

David é um personagem misterioso. Como a narrativa é feita pela perspectiva de Alice, não temos uma visão clara do personagem, já que ela tem como característica romantizar demais aqueles que despertam o seu interesse. Porém, pode-se perceber pelas suas ações que David é um homem que age motivado por situações que o beneficiem em muitas ocasiões.

"Guia astrológico para corações partidos" é uma história leve e divertida, mas ao mesmo tempo traz reflexões importantes para o leitor. É uma obra que reforça a necessidade de se sentir bem consigo mesmo, de ser capaz de desapegar do passado e de estar sempre disposto a dar uma nova chance ao amor.

6 comentários

  1. Fiquei curiosa só pelo fato de ser libriana também!!!kkkkk Não conhecia o livro mas agora quero ler só pra saber quais as dicas que ela recebe nesse guia astrológico, vai que funciona comigo!!kkkkkk

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Leitura leve e divertida é comigo mesma e se ainda traz um aprendizado, melhor.
    Fiquei ainda mais curiosa em ler porque meus pais eram astrólogos e gostaria de saber como o tema foi abordado no livro.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem fofo! Eu não levo astrologia muito a sério, então eu encaro esse livro mais como divertido mesmo. Me lembrou a escrita da Sophie Kinsella, com ela conhecendo o homem que vai demitir funcionários de um jeito que eu imagino que seja engraçado e depois acabar acontecendo um romance entre os dois.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia esse livro mas só pela capa já me chamou a atenção, achei muito bonitinha. A história me parece ser bastante divertida, sempre gostei desses assuntos astrológicos mas admito que até agora ainda não li um livro que seja com este tema. Fiquei curiosa também em saber se no final irá ou não rolar um romance entre esses dois hahah

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas pela resenha parece ser uma ótima historia e com situações bem engraçadas da protagonista, sambem gostei de saber que temos um livro leve o que é ótimo para se ler depois de livro mais pesados, e o David me deixou bem curiosa como não temos muitas informações sobre ele, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  6. Não sou a louca dos signos mas acho interessante esses personagens que se baseiam nele. Gosto de enredos onde o protagonista decide dar uma chance ao amor. Achei a proposta bacana, espero que o desenvolvimento também seja, quero ler. A capa está linda.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por