Resenha || Boa Noite - Pam Gonçalves

24.10.16

Editora: Galera Record
Páginas: 240
*Recebido em parceria com a Editora
Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Boa noite é um livro nacional da Pam Gonçalves, também conhecida por seu canal TvGarotait. Eu particularmente não acompanho muito youtubers, mas claro que já ouvi falar da Pam Gonçalves. Em fim.. Ela escreveu um livro, esse parece que não é o primeiro, mas é o primeiro que eu leio, então vamos as minhas impressões:

Em Boa Noite conheceremos Alina e ela está indo para a faculdade e como muitos jovens anseia por grandes mudanças. No caso dela é uma menina considerada nerd e talvez certinha, perfeitinha.. Então ela muda de cidade indo cursar Engenharia da computação; vai morar em uma república com um nome bem sugestivo como "República das Loucuras". Lá ela faz novos contatos e amizades dentre eles estão Manuela, Talita, Bernardo e Gustavo. Já no começo das aulas, Alina tem que lidar com preconceito já que escolheu um curso que em sua grande maioria é cursado por homens e apenas ela e outras poucas estão presentes nas aulas. Isso não a faz desistir ou se sentir inferior ou diferente; pelo contrário a motiva mais ainda a mostrar que tem capacidade e direito de estar ali ocupando aquela vaga e fazendo aquele curso. Afinal ela pode e deve fazer o que bem entender e o fato de ser mulher não muda em nada isso! Então se une as demais mulheres e toca a bola para frente!
"Acho que a maioria das pessoas que chegam na universidade espera que a vida tome um rumo totalmente diferente ... Obviamente eu também. Tudo que eu quero é começar de novo. É nisso que eu penso enquanto encaro o prédio de tijolinhos à frente. Só quero deixar tudo para trás e enfim ser alguém legal." 
A história é escrita em primeira pessoa, narrada por Alina personagem principal e de maneira simples e direta trata sobre vários sentimentos e conflitos e um deles é o preconceito que mulheres sofrem em diversas situações, mesmo que estejamos em um mundo muito mais "entendido" e teoricamente mais "amigável" as mulheres ainda precisam se impor cada vez mais e se unir para que possam ser vistas e principalmente aceitas como iguais. O tema é o mais atual possível.. Feminismo, empoderamento e afins. Então quem curte essa pegada, tá aí uma leitura para começar a refletir.

Eu achei Boa Noite um livro clichê, mas com um bom tema; atual..  Que faz com que o leitor possa se identificar ou imaginar as situações mencionadas com bastante clareza. Pam Gonçalves conseguiu mostrar muito bem os conflitos que as mulheres ainda enfrentam nos dias atuais e também soube dar espaço aos personagens que geralmente ficam em segundo plano. Sua escrita é simples e a leitura flui de maneira rápida.

Manuela logo de cara se torna a melhor amiga de Alina e é uma dessas personagens super alto astral e "pau pra toda obra"! Talita e Bernardo são um casal e também possuem uma história desenvolvida no decorrer da leitura e Gustavo.. Ah.. Vou deixar que pensem a respeito! rs

O livro também traz outros assuntos como álcool, drogas, entre outros, além de violência sexual e a forma como acontece em uma festinha, com pessoas que muitas vezes confiamos e os julgamentos que as mulheres enfrentam quando ocorre esse tipo de situação, onde muitas vezes de vítimas, passam a ser culpadas por uma agressão que sofreram o que por muitas vezes fazem com que as próprias vítimas acreditem que são realmente culpadas pelo que aconteceu. (aqui estou também colocando minha própria opinião baseada em situações reais e não apenas no livro)

Concluindo, considerei Boa Noite uma boa leitura e que nos mostra principalmente o que acredito piamente que mulher deve e pode ser e fazer o que quiser! Que nenhum homem ou sociedade deve ditar como devemos nos comportar, o que vestir; o que falar ou pensar e etc. 
Mulher tem de ter toda a liberdade e juntas somos mais fortes! Não sou feminista no sentido literal da palavra, pois discordo de algumas coisinhas; não gosto de extremos, mas apoio total as manas em diversas questões levantadas ao longo dos anos. E acredito que a mulher tem que se impor sim e conquistar seu direito de ser livre e vista como igual!

Boa Noite é mais um livro entre tantos outros que abordam os temas que mencionei, não sei se curti muito Alina, pois algumas vezes achei que faltou personalidade de verdade, como achei que teria lá no comecinho da história. Mas ela algumas vezes meio que se perdeu no que queria fazer e no que estava fazendo indo na onda dos amigos e isso me incomodou um pouco. Porém levando em conta que se trata de uma jovem recém saída do ensino médio isso até é aceitável, principalmente por sempre ter sido estudiosa e centrada! 

No mais... É isso! Não tenho mais o que dizer, acho que o texto já virou textão! rs
Gostei de conhecer a escrita da Pam Gonçalves. E você, já leu? O que achou?

7 comentários

  1. Oi, Karini!
    Já conhecia e acompanhava a Pam pelo canal, então acompanhei a preparação do livro e tudo mais. Infelizmente ainda não pude comprar pra ler, mas me contento em ler resenhas. Achei interessante a Pam conseguir abordar tantos temas em um livro que nem é tão grande, principalmente abuso sexual e empoderamento feminino, que hoje estão em destaque como nunca estiveram. Espero simpatizar com a Alina e não me incomodar com isso de ela ir um pouco na onda dos amigos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini, eu não sou muito de acompanhar youtubers, mas conhecia a Pam pelo blog Garota It e não sabia que ela já tinha lançado outros livros além desse, pensei que esse fosse o primeiro, fiquei feliz e desejo todo sucesso pra ela. Sobre esse livro eu acho que tem uma história interessante e apesar de também não ser extremista no que diz respeito ao feminismo, acho legal e apoio que as mulheres busquem seu espaço, quanto mais debatermos e lermos sobre esse tema melhor :)

    ResponderExcluir
  3. Karini!
    São temas difíceis de serem abordados em um livro e bem interessantes porque levantam o debate sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade.
    Achei intrigante.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Acompanho o blog da Pam Gonçalves e quando saiu esse livro dela fiquei bem interessada, gostei da historia e principalmente dessa variedade de temas tão importantes que ela trata, e como ele consegue trazer essa realidade para dentro do livro. Se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Pam através da minha filha que segue o canal dela no youtube, não tenho nenhuma opinião formada sobre ela, mas é sempre bom quando surgem novos autores nacionais e temos mais é que incentivar nossos jovens a ler e escrever cada vez mais!!!! Pretendo ler o livro e poder tirar minhas conclusões sobre uma youtuber escritora!!!! kkkk

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  6. Li o conto da Pam em O amor nos tempos de #likes e amei, achei a escrita dela fluida e simples, e fico feliz em saber que nesse livro essas características prevalecem. É uma pena que tenha decepcionado um pouco, pela falta de personalidade, mas achei interessante os temas tratados e vou arriscar.

    ResponderExcluir
  7. Acompanho a PAM desde muito tempo e sempre gostei muito de seus vídeos. To louca p adquirir esse livro e o outro que ela lançou um conto, quero muito conhecer sua escrita, acho que irei me surpreender. Gostei de ver que o livro aborda bastante assuntos polêmicos e só fiquei com mais curiosidade ainda.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por