Resenha || Traços - Eduardo Cilto

Editora: Planeta
Páginas: 272
*Recebido em parceria
Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.
“De um momento para o outro, quando menos se espera, Eduardo, autor de mão cheia, tira o fôlego da gente. Um livro cheio de reviravoltas e com final surpreendente.” Thalita Rebouças.

Traços é o primeiro livro publicado pelo youtuber Eduardo Cilto



Em Traços somos apresentados a Matheus e sua amiga Beatriz, por quem nutre um sentimento que vai além de amizade, apesar de nunca ter rolado nada. 

Convencido por Beatriz a ir a uma festa, eles acabam indo parar na casa de Fernanda, autointitulada bruxa, onde um ritual ocorre  e revela "supostamente" o futuro de Beatriz, que parece estar esperando apenas uma desculpa para a decisão de ir embora da pequena cidade onde vive para São Paulo atrás de um youtuber do qual é fã e Matheus acaba embarcando nessa ideia deixando tudo para trás e acreditando ser capaz de lidar com tudo que estaria por vim. 
Deixando claro que Matheus é um jovem calado, que não tem amigos e vive com uma história em quadrinhos nas mãos; tendo isso em vista suas atitudes parecem bem inusitadas e arriscadas para sua personalidade pacata. Ele só quer fugir dos problemas de família que possui e se for para ser acompanhado da garota por quem acredita estar apaixonado, melhor ainda! A partir daí muitas coincidências ocorrem e acaba por guiar o destino de Matheus.

A história é narrada pelo ponto de vista de Matheus com uma característica de linguagem que se adequa a realidade atual. Eu não consegui de jeito nenhum gostar de Beatriz; a todo instante só achei ela sem noção, chata e egoísta e Matheus apesar de ser um personagem com características bem reais, teve atitudes incompreensíveis até na ficção. 

Eu achei tudo muito bizarro com um enredo que não me convenceu e um pouco forçado demais!
Vejo pessoas cometendo loucuras por ser fã e tudo  mais, porém o meu problema nem foi esse, mas sim a falta de detalhes e melhor elaboração da trama.  Teve alguns bons momentos durante a leitura e Eduardo Cilto conseguiu transmitir mensagens bacanas, mas acredito que ficou faltando muito para cair nas minhas graças. Mas continuo adorando o canal do autor. 

Beijos Dani.

5 comentários:

  1. Oi Dani, eu não sou muito ligada a canais do youtube, então não conheço o autor do livro e infelizmente a sinopse e a resenha não me conquistaram a ponto de que eu arrisque a leitura. Faz um tempo que já não leio histórias juvenis, não prendem minha atenção. No entanto a capa tá bonita, e acho até que quem curte um clichê adolescente pode gostar, apesar de você não ter gostado tanto :/

    ResponderExcluir
  2. A sinopse realmente chama atenção, assim como a capa. Não tinha conhecimento do livro, mas gostei bastante da premissa e vou ficar de olho em mais informações e quem sabe adquirir o livro

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do canal do autor, por isso estou meio que com medo de ler o livro e me decepcionar, mas a ansiedade esta dominando! A sinopse e a capa me chamam a atenção, mas também achei tudo muito bizarro e pior ainda se for forçado de mais, outra coisa é que a personagem com certeza também não me conquistaria. Mesmo angustiada vou ler e livro e espero aproveitar mais a leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei muito dessa capa do livro que logo me chamou atenção, mas concordo com você esse começo da historia para a Beatriz um muito louco ainda mais para o Mateus a seguir, acho que se fosse ler não ia acreditar muito, mas quem sabe futuramente não acabo lendo esse livro !!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    A capa é até legal, mas não gostei nada. Confesso que tenho um preconceito com livros de youtubers, então já comecei desconfiada. Como você disse muitos fãs dele vão à loucura pelo livro, mas eu não sou e busco livros que me conquistem por si só. Que pena que não gostou do livro!

    ResponderExcluir