Resenha || Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

1.7.16

Jovem Adulto • 288 págs.
Editora: Arqueiro
*Recebido em parceria com a Editora
Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.



Hoje vamos conversar um pouco sobre o livro “Três Coisas Sobre Você”, escrito por Julie Buxbaum. Uma palavra o resume perfeitamente: REAL.

Aqui vamos lidar com dor, recomeços, bullying, amizades, crescimento e - por que não - finais felizes.

Jessie Holmes é uma jovem de 16 anos que conta sua vida em números. Sim, ela é dessas: “Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio”.

Deu para sentir, né? Pois bem, após a morte de sua mãe, Jessie vê sua vida mudar completamente, entre tomar conta da casa, lista de supermercado, estudar e tentar ter uma vida social, ela percebe que seu pai se afundando na dor. Entretanto, tudo muda completamente quando ele conhece outra pessoa pela internet e meses depois decide casar-se com ela. É nesse ponto que começa a grande aventura desse livro.

Após a sua mudança para Califórnia, Jessie passa lidar com uma série de mudanças, casa nova, escola nova, emprego novo, tentativas amizades novas, bullying... O mundo dessa jovem vira de cabeça para baixo. Mas, digamos que, após seu desastroso primeiro dia de aula, uma mensagem anônima aparece do nada na em sua caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém.

E o nosso amigo misterioso dará uma nova “luz” à vida de nossa protagonista, e como única exigência é que ela jamais tente descobrir quem ele é.

Julie conduz essa história com habilidade, nos traz um enredo real, as personagens têm atitudes que de fato condizem com suas idades reais, não de adolescente com comportamento de adulto, de maneira alguma; agem e se comportam como adolescentes. No momento em que o leitor tem esse conhecimento, ele percebe o quão são reais, sensíveis, inseguros, imaturos, que estão vivendo uma fase de crescimento e amadurecimento.

A autora aborda tudo de forma clara e a escrita é descomplicada, sem floreio; vai sempre direto ao ponto e mostra a realidade, é quando constatamos como essas fases da vida podem por algumas vezes ser cruéis e de aprendizado.

Amei cada momento dessa leitura, cada descoberta que Jessie passou; a busca por descobrir quem seria o NA, a superação do bullying, a aceitação de que a vida do pai mudou e que em nenhum momento ele deixou de amá-la. Eu posso dizer realmente que Julie me conquistou completamente com sua escrita um tanto poética – sim, não é porque seja retratada de forma tão real que deixa de ser poético.

Enfim, o livro é uma delicia, me prendeu a leitura; ri, e me emocionei.. Com um enredo inspirador, ela simplesmente me encantou. Livro mais que recomendado.
“Mas às vezes um beijo não é um beijo não é um beijo. Às vezes é poesia”. (pág. 280)

9 comentários

  1. Nossa, fiquei extremamente interessado no livro depois da sua resenha. Parece ser uma história que fala de assuntos reais e importantes, que ninguém é perfeito nem tem uma vida perfeita e que todos tem seus problemas. Estou numa fase da adolescência em que contestamos todo o nosso ambiente, nossos parentes, amigos etc, então acho que essa seria uma leitura imperdível para mim. Abraços

    ResponderExcluir
  2. A Arqueiro fez uma aposta alta neste livro, mostrando que confia em sua publicação, e pelo visto não foi a toa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro me deixou curiosa, a obra aborda temas que são completamente reais, de maneira singela e conscientizante, já imagino uma obra com muito drama e reflexões (algo que amo) alem de tudo uma história de uma garota que está amadurecendo e se superando, espero que o livro me desperte as mesmas emoções que despertou em você

    ResponderExcluir
  4. Lendo a sinopse já tive uma certa ideia de que o livro seria divino e realista, comentou muito bem sobre temas reais e familiares e assim também como assuntos atuais como o bullying, fiquei curiosa para saber como continua e já até adicionei a lista.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia.
    Ainda não li nada da autora e não tinha ouvido falar sobre esse livro. Eu o achei bem interessante, e depois de ler a sua resenha fiquei com bastante vontade de ler.
    Parece que Jesse passou por muitas mudanças e que NA vai ser bem importante para sua recuperação.
    Achei ótimo a autora escrever de uma forma descomplicada e sem floreios.
    Vou adicionar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com escrita meio poética já estava bastante curiosa em ler este livro agora estou muito mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Quando vi esse lançamento pela editora, achei a capa bem bonita e a sinopse interessante, mas não sabia que continha tantos assuntos importantes, até mesmo o bullying e gostei bastante, espero ter a oportunidade de lê-lo e me encantar pela personagem principal assim como você ;)

    ResponderExcluir
  8. Essa parece ser uma história bem emocionante, boa para rir e chorar talvez. Não tinha dado muita atenção pra ela, foi um desses livros que ficaram como dica mas não entrei em desespero pra ler. Estou pensando em fazer isso, parece que vale muito a pena. E tem temas bem atuais, situações reais e coisas com que podemos nos identificar. Gostei dele.

    ResponderExcluir
  9. Oiiee, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, eu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas parece ser muito bom, e falar de coisas realmente sérias, e reais, complicado as coisas que nossa protagonista esta passando, morte da mãe, fuga do pai, parece ser um livro que deva ser lido por todos, pretendo ler quando me for possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por