Resenha || Vamos juntas? - O guia da sororidade para todas - Babi Souza

23.4.16

Editora: Galera Record
Páginas: 144
*Recebido em parceria com a Editora*
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

"Já andou sozinha pela rua e se sentiu em situação de risco? A menina que está ao seu lado também."
#movimentovamosjuntas
"Vamos juntas?" traz um guia sobre sororidade (é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.) e feminismo (movimento político, filosófico e social que defende direitos de igualdade entre homens e mulheres.).
"Só as mulheres entendem o alívio de olhar para trás na rua e ver que a pessoa que está caminhando atrás de você é outra mulher."
Esse livro nos mostra que "juntas" somos mais, podemos mais e juntas fazemos a diferença e somos compreendidas por outras mulheres como nós.  Fortalecemos a luta contra o machismo e ficamos mais seguras. Não precisamos ver outras mulheres como rivais, mas como companheiras em nossa caminhada.
"Nunca deixe que digam que não somos incríveis e lembrem-se que juntas somos melhores ainda."
Vamos juntas?
Não é necessário ser feminista para entender e se identificar com o livro escrito por Babi Souza. O livro é muito reflexivo e a forma como foi colocado os textos nos faz imediatamente pensar a respeito das questões levantadas.
"Moça, esqueça a competição. Não somos rivais e isso é revolução!"
O livro por dentro é muito bonito e bem diagramado.
Gostei muito!





11 comentários

  1. Estou muito curiosa para ler esse livro, inclusive está em primeiro na minha lista de desejados rs. Acho muito interessante a proposta do livro, e acho que toda mulher deveria ler pois todas nos encontramos em algumas situações do dia a dia em que poderíamos nos ajudar.

    Beijos.
    Larissa Alves
    http://feminicesdalari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro e principalmente do movimento criado, que não é algo fora do normal e impossível, é algo que deve ser mantido em nosso cotidiano, o livro é lindo

    ResponderExcluir
  3. Achei a proposta deste livro bastante interessante nos mulheres temos que nos unir porque a união faz a força.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ooi!
    Li uma resenha dessa obra um tempinho e fiquei por dentro do projeto que achei tudo de bom! Super criativo, adorei.
    Bjs xx

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini!
    Não tinha ouvido falar desse livro, mas a ideia é super bacana eu mesma já fiz isso de acompanhar outras meninas na rua para evitar assaltos aqui no rio. Adorei a diagramação parece ser bem fofinho por dentro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Achei a ideia do livro bastante interessante porém acho que eu não gostaria muito da leitura. Essa capa está linda e estou vendo muitos retornos positivos sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Conhecia esse iniciativa da Babi Souza recentemente mas adorei, e bem legal ver como ela conseguiu mobilizar as pessoas e como isso ajudou muitas também e quero ler o livro para conhecer melhor !!

    ResponderExcluir
  8. OI!!!
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas com certeza ele já me conquistou, não que eu tenha medo e tal de sair na Rua, não tenho, mas eu sou aquele tipo de pessoa que sempre quer andar acompanhada, gosto de conversar com outras pessoas por que me sinto bem.
    Eu achei bem interessante o tema em si que o livro trás, é bom ver que nos mulheres temos uma chance se andarmos juntas, é bom ver um incentivo tão grande para as mulheres em uma obra literária.
    Esse com certeza vai para minha lista de leitura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Oi. Acho a ideia legal, mas ao mesmo tempo muito preconceituosa e perigosa. Só por que é mulher a pessoa pode confiar? Mulher antes de tudo é um ser humano e assim como os homens podem matar, roubar e fingir ser algo que não são! Confiar em estranhos só porque é do mesmo sexo que eu pra me defender de estranhos do sexo oposto é bem sem noção.

    ResponderExcluir
  10. A idéia do livro é interessante e criativa, gostei muito. Não sei se vou ler, mas a dica de esta sempre acompanhada é ótica, na faculdade nós adotamos isso.

    ResponderExcluir
  11. interessante o livro bem bacana mas acho que nao vou ler nao. com tantos pra ler fico meio perdida! hahah

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por