Resenha II Nocaute - Anderson Fernandes e Débora Kaoru

9.4.16

Editora: Buriti
Páginas: 184
*Livro recebido em parceria com o autor*
Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanato e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.


Narrado em terceira pessoa, "Nocaute" é um livro rico em conteúdo por tratar de diversos assuntos que observamos em nossa sociedade. 

Pitbull, o protagonista da obra, seria mais um na estatística brasileira: pobre, afro-descendente, filho de um pai bandido e de uma jovem menor de idade. Ele é a representação de inúmeras pessoas que precisam lutar apenas para demonstrar quem realmente são. No início do livro vemos um jovem que acaba seguindo a maré, pulando de confusão em confusão por falta de oportunidades. O pré-conceito da sociedade diante do jovem acaba empurrando-o cada vez mais para a criminalidade. Até que um dia ele conhece Marcus e Claudia, um casal que acredita que todos merecem uma chance. Os dois são voluntários em uma ONG e através dela conseguem contato com Pitbull. O jovem, já desconfiado das boas intenções, inicialmente reluta em aceitar ajuda, mas acaba percebendo que ainda existem pessoas nesse mundo que realmente são honestas e justas.

Infelizmente a vida não é fácil para ninguém e Claudia, Marcos, seu filho Matheus e Pitbull ainda vão enfrentar inúmeros percalços.

Conformo a sinopse explica, diversos assuntos são discutidos no livro: "a redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida."

Para os leitores que gostam de livros reflexivos, com um bom enredo e uma história marcante, Nocaute é uma ótima indicação!

11 comentários

  1. Gosto de livros que discutem fatos reais, assim nos sentimos mais próximos e mais apegados ao personagem, deve ser mesmo um livro para refletir sobre a vida, o que é sempre bom fazer

    ResponderExcluir
  2. Este é um livro que não conhecia,é legal livros que abordem assuntos do nosso cotidiano,ótima dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oooi!
    Costumo ler livros pra sair um pouco da realidade, amo ficção e tudo mais porém sempre é bom manter os pés no chão ao menos uma vez e ler um livro que retrate a nossa sociedade, o nosso cotidiano a nossa realidade. Achei interessante, super leria! Bjs xx

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia interessante para quem curte e tbm porque aborda temas atuais. Como não é meu tipo de leitura não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro com final feliz. Mostra superação. Os assuntos abordados são temas dos quais não tenho muita esperança, por isso não vou ler esse livro por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um bom livro com final feliz. Mostra superação. Os assuntos abordados são temas dos quais não tenho muita esperança, por isso não vou ler esse livro por enquanto.

    ResponderExcluir
  7. Olhando para essa capa eu nunca imaginaria que o livro se tratava de uma história como essa. Gosto de livros com superações, mas confesso que não leio muito.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Vi esse livro e fiquei bem curiosa sobre a historia principalmente as reflexões que ele nós traz através da historia do Pitbull que pode ser enxergada em tantos jovens e gostei dos temas que os autores discutem a parti desse livro !!

    ResponderExcluir
  9. oi
    Eu amei a resenha.
    Nocaute parece ser um ótimo livro, não gostei dessa capa, mas posso ignora-lá por essa leitura.
    Esse jovem certamente sofreu, deve ter crescido com muitos traumas, sem familiares e tudo mais.
    Fiquei bastante curiosa para conferir essa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Nunca ouvi falar desse livro, parece ser bem interessante. Eu adoro livros reflexivos e esse parece ser bem profundo, gostei!

    ResponderExcluir
  11. o livro parece ser mto bom e ter uma tematica bem real com mtas questoes para se pensar... gostei da dica.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por