Resenha || Caminho das Sombras - Anjo da noite #1 - Brent Weeks

Editora: Arqueiro
Páginas: 432
*Livro recebido em parceria com a Editora*
Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho.
Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias.
Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint.
Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.
"O assassino perfeito não tem vínculos, apenas vítimas."
Caminho das Sombras começou trazendo um mundo completamente novo e a forma como a trama se desenrola me deixou por diversas vezes louca de curiosidade.

A trama é muito bem descrita e os personagens, tanto secundários como principais são fantásticos e curiosos em alguns pontos. A história traz um misto de magia e uma sociedade corrupta formada por aqueles que detém o poder e corrompem tudo por onde passam! Matar é apenas um "detalhe" para alguns e outros apenas fazem o que precisa ser feito!
"A escuridão estava tão próxima e fria quanto o abraço de um morto." 
Azoth e seus amigos Jarl e Menina-Boneca, fazem parte de uma das guildas de ladrões que atuam nas Tocas em Cenaria; essas guildas de ladrões são regidas por Sa’kagé, uma organização secreta responsável por todos os roubos e demais movimentos obscuros em torno das Tocas e de toda a Cenaria. Foi nesse mundo que Azoth foi criado e as coisas andam ficando complicadas para o lado de Azoth, pois o líder de sua guilda está morrendo e infelizmente quem assumirá o controle será Rato, um homem cruel e disposto a tudo para dizimar qualquer um que seja contra suas diretrizes e Azoth acaba cruzado seu caminho o que faz com que a promessa de destruição seja explícita e clara; fazendo Azoth pensar e repensar no que poderia fazer para evitar a crueldade de Rato com Menina-Boneca e evitar a própria destruição.
"Destruição. Era a isso que a situação se resumia. Rato iria destrui-lo de maneira espetacular. Iria saciar a própria crueldade e aumentar seu poder." 
Azoth cruza com um conhecido e temido derramador, Durzo Blint, que é um assassino com poderes, e vê nisso uma oportunidade de resolver sua situação atual que é se livrar das garras de Rato e proteger aqueles que gosta, deixar de ser refém dos próprios medos e do terror imposto por Nosso Punho, Rato. Quando Azoth vai até Blint seu desespero é palpável e o assassino não parece disposto a perder seu tempo, porém após ouvir a história de Azurth, estipula que para ele se tornar aprendiz, precisará fazer algo que o faça merecer sem tempo e ensinamentos; algo que o derramador acredite que Azoth jamais seria capaz de realizar.
"- Você está quase lá, garoto. Mas eu nunca aceitei aprendizes e você não será exceção. - Ele fez uma pausa e ficou girando a navalha preguiçosamente entre os dedos. - Bem, a menos que faça uma coisa que não consegue fazer.
A esperança explodiu dentro do peito de Azoth. Pela primeira vez em meses.
- Qualquer coisa."
Estando “entre a cruz e a espada” Azoth consegue se tornar aprendiz do derramador e  a partir dali teria de mudar de nome e de vida. Ser sozinho e dar o melhor de si para se tornar um derramador.
"Sabia o que significava se tornar um derramador. Tudo iria mudar. Derramadores eram facas no escuro. Azoth aprenderia a lutar, a matar. Mas do que aprender, iria executar."
Azoth passa a se chamar Kylar e inicia seu treinamento com Blint aprendendo a matar de maneiras diversas, além de ser treinado para sobreviver em qualquer ambiente, o que inclui ter lições de etiqueta, história e etc., tudo com a ajuda de conde Drake (responsável pelas lições capaz de introduzir Kylar em meio aos nobres). Isso o levará a tornar-se um derramador como Durzo Blint, porém não como um “ladrão qualquer”, mas alguém que será temido e respeitado. 

Na história temos outros personagens bem interessantes, como Logan, herdeiro do duque Gyre, um jovem forte, destemido e muito altruísta que consegue mover multidões por onde passa, é interessante ver esse contraste de caráter de Logan e do “mundo em que ele vive”, e perceber como/e se toda bondade e generosidade que ele possui serão capazes de mudar algo em um povo tão massacrado pela maldade, corrupção e sagacidade daqueles que parecem dispostos a tudo pelo poder! Temos também Solon tutor de Logan e alguém com muitos mistérios. 

Elene é uma jovem que também terá destaque na trama, já que Kylar a conhece de seu passado como Azoth e ela ainda está bastante presente em “sua nova vida”.

Um personagem que me intrigou bastante foi à cortesã que apesar de parecer uma coisa, percebemos que tem muito mais por detrás de sua fachada.

Eu virei fã de Durzo Blint de carteirinha, o cara é foda! 

Para os amantes de fantasia como eu, vocês não podem deixar de ler esse livro que trás um misto de tudo que gostamos para nos prender às suas páginas e deixar aquele gostinho de quero mais! 
Louca pela continuação, pois tem muita coisa ainda para acontecer e essa série promete!

13 comentários:

  1. Gostei bastante, acho que para um primeiro livro deve ter um bom começo, amo livros com mapas e com aprendizes, com magia e fantasia, que nos surpreendem sempre.

    ResponderExcluir
  2. Este livro me lembrou um pouco Assassinos Creed não sei porque acho que é a capa,achei a história interessante mais não me chamou muito a atenção.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O universo que o autor cria parece incrível, assim como a construção de personalidade dos personagens e todo o desenvolvimento da trama. Esta é a terceira resenha positiva que leio de Caminho das Sombras e fico cada vez mais curioso para ler. Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Oooi!
    Ai, ai eu poderia ficar a noite toda aqui lendo suas resenhas, sabia?
    A lista de desejados só faz aumentar e adivinha de quem é a culpa?
    Fiquei louca pra saber mais sobre Durzo e o Azurth ! Parece ser um livro muito bom e sem falar na capa que achei linda! Bjs xx

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini, fantasia é sempre muito bem vindo! Infelizmente ainda não, mas não vejo a hora de ler, ainda mais agora que começaram a sair as resenhas sobre ele, e só tenho lido coisa boa.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros de fantasia nesse estilo e a história me interessou. Parece ser muito boa e faz querer ter os próximos pra ler logo. Gostei dele. Se for bom assim mesmo acho que vou ficar louca por mais.

    ResponderExcluir
  7. Esse com certeza eu vou ler! Gostei d sinopse e o enredo parece ser bem interessante, os personagens parecem ser muito bem conseguidos, além de ser fantasia lógico que eu AMO! Ao longo da resenha o livro me lembrou bastante trono de vidro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. A resenha sempre perfeita, mas mesmo assim não curto esse estilo de livro, meu lance é mais romances e alguns suspenses.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não conhecia esse livro, nunca o tinha visto. Gosto muito desse tipo de livro, com personagens fodões e ainda com fantasia misturado. A história me lembrou um pouquinho de Trono de vidro, por mais que eu ainda não o tenha lido. Vou adiciona-lo aos meus desejados também.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já tinha visto o livro mas ainda não tinha parado para ler a resenha e gostei muito da historia que me surpreendeu positivamente, gostei muito desse mundo que o autor criou pois parece fantástico e dos personagens que são bem escritos e cada um com uma particularidade, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Minha nossa esse livro parece ser maravilhoso.
    Caminho das sombras, pelo que foi descrito na resenha tem tudo para ser minha próxima leitura.
    Os personagens parecem ser bem fortes e bem desenvolvidos, o enredo parece fluído, e eu gostei bastante da sinopse e da capa.
    Gosto muito de livros de aventura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  12. Oii! Nossa, esse livro parece ser muito bom. Eu também amo fantasias e um pouquinho de sangue no livro nao faz mal a ninguem hahahah Mais um pra wishlist, vou falir hahaha

    ResponderExcluir
  13. o livro parece ser mto bom achei bacana esta partede guildas e ladroes.. quero super! hahah acho que ate meu namorado vai gostar desrte

    ResponderExcluir