Resenha || A Lente de Marbury - A Lente de Marbury #1 - Andrew Smith

Editora: Gutenberg
Páginas: 288
*Livro recebido em parceria com a Editora*
O LUGAR ERRADO NA HORA ERRADA! Um sequestro, um assassinato, um par de óculos… Aos 16 anos, tudo o que Jack mais quer é curtir as férias de verão com seu melhor amigo, Conner, e eles vão dar uma grande festa para celebrar o fim das aulas. Mas algo dá muito errado! Jack perde a linha, fica bêbado e acaba caindo nas mãos de um maníaco que o droga e o sequestra. Ele escapa por um triz, e só conta o que sofreu para Conner. O amigo tenta tranquilizá-lo, dizendo que tudo vai acabar bem. Mas será que vai? A viagem de férias para a Inglaterra parece ser a oportunidade perfeita para se livrar de seus fantasmas, mas Jack sabe que sua vida nunca mais será a mesma. Em Londres, um estranho lhe entrega um par de óculos cujas lentes lhe mostram um outro mundo. Um local chamado Marbury. Marbury está em guerra. É um lugar desolador que cheira à morte e destruição, onde os poucos sobreviventes precisam fugir se quiserem continuar vivos. Nesse mundo apocalíptico, Jack é responsável por dois garotos mais jovens, que são seus únicos companheiros, e também precisa enfrentar Conner, que o persegue e quer matá-lo. Será que Jack conseguirá escapar e lutar com seu melhor amigo? Será que tudo o que ele viu nesse unierso paralelo é real, ou seriam apenas alucinações provocadas pelas drogas que o sequestrador lhe injetou? Como agir quando loucura e realidade se confundem? Jack está perdendo o controle e sua única certeza é que sua vida está em jogo.

O livro é dividido em quatro partes, narrado em primeira pessoa por Jack. O início do livro trata exatamente do sequestro de Jack, sua fuga e adaptação. Tudo o que o protagonista quer é esquecer o período em que foi mantido refém, mas é muito difícil quando os acontecimentos que vão se desenvolvendo o levam de volta.
"Seus olhos não diziam nada, era assustador. Sabia que eu tinha que cooperar para que nada pior acontecesse, mas tudo o que queria era avançar sobre ele e bater o mais forte que conseguisse." (p. 27)
Mas a história realmente começa a ter o tom de aventura quando Jack está em Londres e acaba adquirindo um óculos especial. Acontece que toda vez que ele usa esse óculos é automaticamente transportado para um outro lugar, conhecido como Marbury.
Marbury tem um clima pós-apocalíptico e seus moradores são um tanto incomum, pois incluem um fantasma! Acontece que esse fantasma e outros dois jovens são os sobreviventes do local e estão em constante fuga, tentando desesperadamente escapar de canibais.
A sinopse debate se Marbury é real ou não e essa questão percorre todo o livro. Até o final não é possível respondê-la. 
"É a mesma coisa, pensei - aqui e a casa do Freddie - tudo estava conectado. Talvez nada daquilo importasse. Talvez nada fosse real." (p. 98)
Quando Jack está em Marbury, ele tem lapsos de tempo no mundo real, nunca sabendo se ficou fora por dias, horas ou semanas. Como não existem explicações sobre como tudo acontece (a ida pra Marbury, os lapsos, etc), o leitor é constantemente desafiado a tentar encontrar a resposta. Marbury é real ou é o produto de uma mente com estresse pós traumático?

Independente da resposta, o leitor vai se viciar em Marbury. São várias situações, emoções e ações que terminamos o livro com a sensação de "quero mais". 
"Foi quando percebi que comiam a carne de dentro da órbita ocular de uma cabeça humana." (p. 68)
"Vou te matar agora, é isso que você quer? É só pedir! É só pedir, Jack!"." (p. 29)

Beijos, Cat. 

8 comentários:

  1. Oi Cat sinceramente lendo a sinopse e a sua resenha o livro não me chamou a atenção não é o tipo de gênero literário que eu gosto de ler bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro cheio de adrenalina e aventura gostei da sinopse a capa que é meio feia mais nada que espante o leitor.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa para ler o livro, o livro parece ser ótimo, já está na meta de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler, é um livro bem interessante e parece bem escrito, com uma trama que você não larga fácil. O tema chama atenção já na sinopse e o livro parece valer a pena. Querendo conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    O livro pareceu interessante e misteriosos achei a ideia dos óculos criativa e fiquei curiosa para saber mais sobre Marbury e se é real ou não !!

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi o livro como lançamento ele me interessou, que bom que gostou do livro, e achei genial essa coisa de dois mundos, será que Murbury é real ou somente coisa da cabeça do Jack? kkkkkkk
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. parece ser um livro bem diferente... hahah nunca li nada deste tipo e adorei a resenha

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro =D
    Esse gênero é muito interessante, e a história, personagens, tudo... me chamou muito a atenção. Espero gostar da leitura!

    ResponderExcluir