Resenha || Insônia - Sonâmbulos #1 - J.R. Johansson

8.3.16

Editora: V&R - Vergara e Riba
Páginas: 352
*Acervo Pessoal*
Até os sonhos mais sublimes podem despertar os instintos mais sombrios. Lutei contra as emoções dele e me esforcei para me mover, para me esconder do que sabia que ia acontecer, mas era inútil. Não conseguia sair dali. Podia fechar os olhos, mas as emoções do sonhador eram a pior parte - e delas eu não podia me esconder. Acordei tossindo o corpo coberto de suor. Por que tinha escolhido ele? Por que um assassino? Ser um observador era uma droga. Sabia que não podia me libertar dos sonhos daquele que eu olhasse nos olhos antes de dormir. Não importava o quanto eu quisesse escapar, estava preso àquela pessoa naquela noite.
Depois de quatro anos de insônia, Parker Chip não aguenta mais nada. Toda noite, ao invés de dormir ele entra no sonho da pessoa que ele olhou nos olhos por último. Se ele não dormir logo Parker morrerá. É quando ele conhece Mia. Seus sonhos são calmos e maravilhosamente descomplicados, e permitem a ele um descanso feliz e altamente viciante. Mas o que começa com um encontro se transforma em obsessão. O desejo furioso de Parker pelo o que ele precisa o pressiona ao extremo que ele jamais pensou alcançar. Quando alguém começa aterrorizar Mia com ameaças de morte, a memória de Parker apaga o levando a duvidar de sua própria inocência.

"Eu era só um cara que assistia, um observador passivo da mente dos outros, vendo o que viam, sentindo o que sentiam. Conhecia os sonhos deles como a minha própria pele."
Este é o primeiro volume da Série Sonâmbulos que a meu ver promete bastante!
Descobri esse livro por acaso e a capa e sinopse logo me ganharam de cara - Eu sofro de insônia e tudo que tem referência ao meu problema, mesmo que ficção me deixa louca de vontade de ler!
"No instante em que o sonho dele começou, no entanto, eu soube que estava completamente errado. Aquele homem não era como os outros, de jeito nenhum. Uma mulher esparramada numa cama com um braço fino sobre os olhos, usando jeans desfiado na barra... Sabia que logo veria o sr. Flint. O sonhador sempre aparecia por último, como se o cérebro tivesse que construir uma cena antes de inseri-lo nela. Eu tinha levado um longo tempo para alcançar um conhecimento, ainda que básico, de como os sonhos funcionavam. Achava que jamais seria capaz de compreender tudo.."
Bom.. Imagina se você não conseguisse dormir? Imagina se além de não conseguir dormir, você simplesmente ficasse preso nos sonhos da última pessoa que olhou nos olhos naquele dia? Pois é! É exatamente assim que Parker vem vivendo a quatro longos anos. Assustador não acham? Ainda mais que sabemos tanto quanto Parker que privação do sono causa uma morte lenta e horrível!
"Ele era um assassino agora. Nunca mais seria a mesma pessoa. Não havia volta para algo assim. Ele era um reflexo da minha habilidade - da minha maldição. Tendo visto o que vira, eu também jamais seria o mesmo."
Parker é um jovem que se classifica um "observador" já que observa os sonhos de outra pessoa. Ele não sabe o que o levou a ser assim, mas tem plena consciência de que está morrendo. Infelizmente esse fardo é enorme, mas ele não tem ninguém para quem possa contar sem que isso inclua uma camisa de força! Então cada dia que passa; como anda constantemente cansado e com medo ele ai definhando e tornando-se cada vez mais estranho perante os olhos alheios, incluindo de sua própria mãe, que acredita inclusive que ele possa estar se drogando. 
"Minha maldição me controlava; não era uma escolha."
Parker vive com sua mãe apenas, seu pai foi embora do nada, sem qualquer explicação, algo que ainda magoa muito Parker e sua mãe. Ele não é de muitos amigos, mas durante sua trajetória de "insônia" ele descobre que Finn não é apenas um amigo, mas amigo para todas as horas.. Seu melhor amigo! Assim como a irmã de Finn - mas por ela ele nutre um "algo mais" - mas sabe como é.. Irmã de amigo é território proibido e Parker já tem muito com o que se preocupar!

Em dado momento surge uma menina que pode ser sua esperança e também sua ruína; o nome dela é Mia e apenas nos sonhos de Mia, Parker é capaz de dormir e assim se manter vivo. Porém ele começa a ficar cada dia mais assustador; existe um lado "sombrio" em Parker que fará TUDO para se manter vivo e até assumir o controle, diferente do Parker desesperado, porém consciente!
"Como poderia escolher de que lado ficar? Estava longe de ser um conflito justo: minha vida ou o medo dela?. Uma parte de mim argumentava que não era culpa da Mia. Por que ela deveria sofrer pelos meus problemas? Outra parte se enfurecia com a situação. Qualquer coisa que eu fizesse era justificável. Estivera esperando calmamente meu futuro aterrador por tanto tempo... Quem poderia me culpar por agarrar uma oportunidade de evitá-lo? Era culpa minha ter sido forçado a adotar medidas tão drásticas para continuar vivo? O sono não era opcional; eu aprendera isso. Tinha de arranjar um jeito de dormir."
As coisas começam a esquentar quando Mia passa a ser terrivelmente ameaçada por alguém em seus e-mails, e juntado isso as perseguições por parte de Parker não há dúvidas de que algo muito ruim está prestes a acontecer!
"Tentei entender como havia me tornado um observador da minha própria vida."

Eu adorei cada virada de página e fui um livro que devorei em "uma sentada só"!
A história é intrigante e o leitor fica alucinado para saber quem persegue Mia, o que acontecerá com Parker, quem é o Caveira Cega. É adrenalina pura!
O interessante da história é que ela não tem uma cadência única, na verdade o personagem não sabe bem o que ele é e até onde pode ir e vamos descobrindo isso junto com ele conforme viramos as páginas! A capa é perfeita! A diagramação está excelente a narrativa flui de maneira rápida e com uma linguagem fácil!

Neste volume saberemos um pouco mais sobre do que Parker é capaz e também ficaremos com alguns mistérios que serão desvendados em Paranoia que será resenhado aqui ainda essa semana! Para os que ficam loucos, como eu.. Quando se trata de séries.. Pode ler de boa às duas continuações já estão lançadas pela V&R e vale muito a pena!

9 comentários

  1. Menina não conhecia! Vou anotar a dica, pois já me vi lendo sem parar igual você.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que julguei este livro pela capa eu achei ela bem feia e com isso nem tinha lido a sinopse,ledo engano meu,parece ser um livro super interessante e fiquei super curiosa com esta história.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. achei que fosse uma coisa vendo a capa mas me surpreendi na resenha! fiquei super curiosa! obrigadaaa pela dica

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini mesmo lendo a sinopse a sua resenha o livro não me despertou vontade de le-lo não é o tipo de livros que eu costumo ler bjs.

    ResponderExcluir
  5. a sinopse do livro parece ser bem promissora, me despertou interesse, adorei a resenha, mal posso esperar para ler o livro, aguardo a resenha da sequencia.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que promete muita "perda de fôlego" pra ler. Parece viciante e impossível de parar, você vai lendo e lendo e lendo e lendo e caramba! Ao menos essa é a ideia que passa ao ver resenhas dele e de novo está aí outra super positiva do livro. Queria muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Com certeza parece uma historia cheia de adrenalina que faz o leitor ficar grudado em cada pagino e gostei bastante do livro a historia me surpreendeu e fiquei bem curiosa para saber mais sobre o Parker e porque ele pode fazer isso !!

    ResponderExcluir
  8. Nossa a premissa desse livro é perfeita, estou super curiosa para ler o livro, eu não o conhecia e confesso que quando vi a capa pensei caraca esse livro deve dar muito medo, deve dar um pouquinho, mas pelo visto a historia flui e que tenso não conseguir dormir e ainda ser obrigado a estar no sonho de outra pessoa, preciso ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Como falei, essa série não me chamou muito a atenção...
    Mas eu sei que o enredo e os personagens parecem ser ótimos, de fato.
    E a história cheia de originalidade, mas realmente, não o leria no momento.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por