Resenha || A Filha - Você Realmente Conhece a Sua Família? - Jane Shemilt

25.2.16

Editora: Harper Collins
Páginas: 320
*Livro acervo pessoal da resenhista convidada Lívia Guimarães
"A NOITE DO DESAPARECIMENTO
Ela me contava tudo.
A polícia, a foto dela. Isso vai ajudar.
Mas a foto não mostra como seu cabelo brilha como ouro sob o sol.
Ela tem uma pintinha bem embaixo da sobrancelha esquerda.
Ela tem um leve perfume de limões.
Ela rói as unhas.
Ela nunca chora.
Ela ama o outono, quis dizer aos policiais. Ela coleciona as folhas que caem, como uma criança. Ela é só uma criança.
POR FAVOR, ENCONTREM MINHA FILHA.
UM ANO DEPOIS
Naomi permanece desaparecida. Jenny, sua mãe, está obcecada. A família se despedaçou.
Será que descobrir a verdade sobre Naomi é a única forma de salvar a família Malcolm?
Ou a verdade vai destruí-los de vez?



A escrita da autora é daqueles que me prendem, pois possui uma narrativa interessante, bem como um conteúdo atual e tangível. 

Gostei da história, mas também acho que certas coisas poderiam ter ocorrido de outra forma (qual leitor não pensa assim, não é mesmo?). Todo enredo gira em torno do desaparecimento de Naomi, a filha de um casal de médicos que possui quinze anos.

"Mas, pensando bem, havia meses ela não queria mais conversar direito. Ted Falava para eu não me preocupar.Ela é adolescente, está crescendo, ele diria... Crescendo ou se afastando? Preocupada ou retraída? As perguntas gritavam em minha mente.."

A história é narrada em primeira pessoa,  pelo ponto de vista da mãe, que se desespera ao perceber que a filha desapareceu. Uma coisa que gostei muito foram as mudanças de tempo entre os capítulos relatando o presente e o ano anterior, quando aconteceu o desaparecimento dela. Gosto muito de histórias que usam essa passagem de tempo entre os capítulos. Quando bem aplicadas torna a história muito interessante, pois temos acesso ao antes e depois dos fatos, nos fazendo entender muito melhor os sentimentos dos personagens!

"...Fecho os olhos e me lembro da última vez que estive no quarto dela. Mesmo naquele momento, eu poderia ter visto as pistas."

O livro me prendeu do começo ao fim, mas em alguns momentos senti vontade de entrar na história e dar na cara da mãe. Por várias vezes ela deixava conversas para depois, coisas importantes que se passavam com os filhos e ela parecia completamente alheia e indiferente à vida deles. Essas partes foram irritantes; pois era um claro sinal de problemas no paraíso, coisas que surgiriam depois.
No mais o livro é bom, a história foi bem desenvolvida e o final me deixou de queixo caído pensando: Ahnmm?? 

A história traz um choque de realidade talvez, onde percebemos que muitas vezes não prestamos a real atenção aquilo que está a nossa volta e isso pode trazer sérias consequência!

Recomendo a leitura. E se em algum momento você quiser dar um tapão de realidade na mãe, #tamojunto!

Lívia Guimarães


14 comentários

  1. Gosto de finais surpreendentes e histórias interessantes, me interessei MUITO pelo livro depois desta resenha, o enredo parece ser bem bacana. Abraços e valeu pela indicação :)

    ResponderExcluir
  2. Este é um gênero que não estou acostumada a ler a trama parece ser legal e fiquei curiosa pra saber o que aconteceu com a filha,valeu a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do livro, não sou muito de ler esses generos de livros por isso resolvi dar uma chance, livros bons são aqueles que te prendem do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    O livro pareceu interessante, também acho legal quando temos essa cenas do passado e presente pois ajuda mesmo a entender melhor os personagens e o final me deixou curiosa mas esse não é muito o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    o livro parece ser legal mas não sei se eu leria...
    Mas gostei da trama!
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha.
    Gosto muito do gênero, do mistério do desaparecimento, interessante ser narrado em primeira Pessoa pela mãe e não pela desaparecida.
    Achei bem interessante, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, nossa que sinopse intensa o livro aprece ser suspense puro adoro livros desse genro literário, eu já coloquei el na minha lista de leitura obrigada pela dica e sua resenha está maravilhosa bkjs.

    ResponderExcluir
  8. Oiiee,
    Essa é a primeira resenha que vejo do livro, e eu achei super interessante o enredo, e estou super curiosa para saber o que aconteceu com essa menina, e realmente é muito importante os pais perceberem as mudanças que acontecem com os filhos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oiiee,
    Essa é a primeira resenha que vejo do livro, e eu achei super interessante o enredo, e estou super curiosa para saber o que aconteceu com essa menina, e realmente é muito importante os pais perceberem as mudanças que acontecem com os filhos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. parece ser bem cheio de suspense.... adorei. e acho importante livros falarem sobre a familia

    ResponderExcluir
  11. parece ser bem cheio de suspense.... adorei. e acho importante livros falarem sobre a familia

    ResponderExcluir
  12. Ele livro me parece ser angustiante.... EU QUERO, o livro parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ficar um pouco curiosa sobre o livro, não foi o suficiente para querer lê-lo, pelo menos não agora! As vezes realmente dá vontade de sair distribuindo tapas em alguns personagens kkkk

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por