Resenha II A Desconhecida - Peter Swanson


Editora: Novo Conceito
Páginas:  288
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

A desconhecida é um thriller que passa a impressão por sua capa e sinopse de ser arrebatador, porém, ao finalizar a leitura, me senti um pouco decepcionada. Talvez a grande expectativa tenha influenciado um pouco, mas no final, ficou faltando "algo" para tornar a leitura impactante.
Conforme a sinopse explica, a trama gira em torno de George, um homem de quarenta anos. Quando estava na faculdade, ele teve um intenso relacionamento com Liana, uma mulher que sempre teve um ar de mistério e perigo ao seu redor.
Acontece que tal relacionamento terminou com um crime terrível e George bem no meio dos acontecimentos.
“Alguma coisa fez um estalido distante na casa, e suas pernas começaram a ficar tensas. Ele percebeu que qualquer coragem e desenvoltura que o tivessem levado até ali estava indo pelo ralo.”
Décadas se passam e George está estagnado na sua vida, com um emprego que não o satisfaz e uma vida pessoal quase que inexistente. É nesse momento que Liana retorna, pedindo ajuda para o protagonista.
"George imaginara esse momento muitas vezes, mas, de alguma forma, nunca tinha pensado no que poderia ocorrer. Liana não era apenas uma ex-namorada que tinha partido seu coração; ela também era, até onde ele sabia, uma criminosa procurada, uma mulher cujas transgressões estavam mais alinhadas com as de uma tragédia grega do que uma simples indiscrição da juventude."
Com uma trama que alterna passado e presente, observamos um protagonista extremamente maleável e sem sal. George não desperta carisma do leitor, principalmente por sua falta de atitude e por se meter em enrascadas graças a um rabo de saia. 
Claro que existem pontos positivos no livro, como a narrativa dinâmica e os vários mistérios que vão sendo explorados no decorrer da obra, mas faltou profundidade e complexidade.


12 comentários:

  1. Já tinha lido resenhas positivas e resenhas negativas sobre esse livro, então estava bem indeciso se lia ou não, mas agora conclui ,por essa postagem, que não vale a pena mesmo lê-lo! A história e os personagens parecem bem inúteis. Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Que pena, eu não li este livro ainda, e estava esperando mais dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Só que é só isso, serio, broxei com o livro, só via o povo falando mil e uma maravilhas sobre a historia. Agora estou com um pé a trás dessa historia.

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu achava que o livro era muito mais que pena que ele não supriu as expectativas é muito ruim quando isso acontece, e eu não pretendo ler ele, não gosto de protagonistas sem sal que se metem em enrascadas por causa de um rabo de saia, cadê a atitude desse homem? rumm.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Até agora só tinha ouvido elogios, mas desde a sinopse o livro não me agradou: /
    A capa até que é legal..
    Bj

    ResponderExcluir
  6. O livro já não tinha me chamado a atenção agora desanimei mesmo,pela sinopse esperamos uma boa história,que pena que a leitura é decepcionante, mais protagonista sem sal não dá.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Geralmente a grande maioria dos personagens denominados "sem sal" são mulheres, esse tal de George deve ser carisma zero, para receber tal título.
    Gostei da sinceridade na resenha e embora o livro seja um Thriller, não gosto de personagem sem atitude,o que contribui em nada para a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi esse livro já está na minha lista de leitura a um bom tempo ele parece ser um livro bem intenso daqueles que te prendem do começo ao fim e sua resenha esta maravilhosa bjd.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Esse é um livro que sempre que leio a resenha dele fico com duvida se leio ou não a historia em se me chamou atenção e gostei, mas os personagens não parece do tipo que gosto e que ira me convencer em um thriller !!

    ResponderExcluir
  10. Gostei.
    Gostei não, amei sua sinceridade, queria ler esse livro, porém pela sua resenha percebe, que não vou gostar, então ela leitura para mim estar fora de cogitação.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de suspense e só isso ja me deixa com um pé atras com relação ao livro, mas agora ao ler sua resenha, tive a certeza de que não vou gostar!!

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  12. Se eu tinha um pouco de vontade de ler esse livro, ela morreu agora kkkkkk
    A sua resenha só me confirmou o que muita gente tinha me faldo, e sem sombras de dúvidas, agora sei que não vou gostar dele!

    ResponderExcluir