Resenha || Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

6.2.16

Editora: Arqueiro
Páginas: 368
*Livro recebido em parceria com a Editora*
Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Enquanto Bela Dormia é uma versão diferente do clássico que um dia já lemos ou ouvimos.. Nele não toda magia como na versão clássica, mas uma nova forma de contar a história, onde apenas os humanos e seus desejos são capazes de construir ou destruir algo.
"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época."
A história nos é apresentada por uma senhora chamada Elise, que no passado sentiu um desejo ou chamado de trabalhar e viver na corte. Ela foi criada de maneira muito humilde com cinco irmãos e um pai (que na verdade não era o seu biológico); sua mãe era amável a sua maneira e mesmo quando era dura, jamais deixou de amar e tentar proteger a filha. O desejo de seu pai - mesmo Elise sendo ainda muito jovem, era casar logo ela, afinal.. Seria uma boca a menos para sustentar!

Elise nunca foi uma simples filha de camponês, morando na roça. Apesar de sua precariedade, sua mãe sempre se preocupou com a educação da filha lhe ensinando a se portar, ler, escrever, bordar, entre outros. Ensinando como ser uma dama; com isso ela sempre alimentou um desejo de ir para a corte. Sua mãe um dia foi da corte, mas caiu em "desgraça" quando engravidou e acabou indo embora e aceitando uma proposta de casamento onde o interesse do marido era que ela procriasse (ela cumpriu bem sua parte).

Apesar de Elise sempre sonhar com sua ida para a corte; sua mãe nunca se mostrou muito favorável a isso.. E um dia acabou lhe contando uma parte da história. Ela descobriu que seu pai não lhe assumiu e que sua mãe foi expulsa da corte por conta da gravidez. Porém quando uma praga assola sua família e Elise cai doente, logo em seguida seus irmãos e mãe também. Quando Elise recobra os sentidos percebe que boa parte de sua família foi dizimada pela doença, incluindo sua mãe que antes de morrer lhe entregou umas moedas que havia guardado escondida na barra de seu vestido e indicando quem procurar na corte.

Elise parte rumo a uma vida nova, cheia de intrigas, mentiras e muitos mistérios que pouco a pouco serão revelados.

Nem tudo é tão lindo quanto nos contos de fadas que líamos em nossa infância e Enquanto Bela Dormia, mostra exatamente isso, que nem sempre os finais são felizes! Apesar de termos princesas, reis, rainhas e etc.. a história não apresenta magia como no conto original e sim uma avalanche de ações e reações as escolhas que fazemos! Simplesmente perfeito!

Uma leitura memorável e muito interessante! Eu que amo contos e mais ainda com versões modernas ou originais que datam de longas datas no passado me deliciei com essa leitura e certamente um dia lerei novamente!

14 comentários

  1. Oii,esse livro só pela capa e sinopse não me chamou a atenção quando eu vi os lançamentos,mas agora essa é a primeira resenha que vejo sobre ele e me instigou a ler,mesmo que não faça meu estilo. Poucas vezes eu me arrisquei a ler outros estilos,mas é bom dar uma mudada de ares de vez em quando.

    Eu gostei da sua resenha,que você contou só o suficiente para nos informar e nos deixar curiosos sobre a história.

    Pelo que você disse toda hora o livro é uma surpresa,não fica monótomo,bem dinâmico. Bom saber rs Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o livro ter esse clima mais real, com uma história original, criativa e uma versão moderna tão bem feita de um clássico amado por gerações e gerações :)) Estou muito curioso para ler desde que vi na página de lançamentos da editora. Abraços, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Acho legal estas novas releituras dos clássicos infantis,mais este livro de infantil não tem nada,confesso que o que me chamou a atenção neste foi a capa não tinha prestado a atenção na sinopse uma pena pra mim porque o livro parece ser bem interessante e no mínimo intrigante.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini, esse livro parece ser incrivel eu amo o conto da Bela adormecida então com certeza vou mar esse livro e como sempre sua resenha está incrivel bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei a capa desse livro e lendo a resenha gostei bastante da historia, gosto muito das releituras dos contos de fadas e achei legal o modo que a autora deixa a historia mais complexa nos mostrando que nem sempre os finais são felizes !!

    ResponderExcluir
  6. Desde sempre gostei de Conto de Fadas, amei a ideia desse livro,quero ler mas espero que tenha final feliz *-*
    Amei a resenha!
    Bjus *-*

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de releituras e esse foi um lançamento que fiquei louca pra ler. Parece ser uma versão bem madura de contos de fadas e muito bem feita. Achei legal o foco nas mulheres, vi algumas resenhas dele que ressaltaram esse lado forte das personagens, que era o que mais chamava atenção. Espero conferir em breve também, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de ler contos de fadas ainda mais quando tem algo a mais.
    Achei bem interessante essa releitura da obra. A Capa por si só é linda e já chama atenção.

    ResponderExcluir
  9. Adoro releituras, ainda mais quando são diferentes e criativas. Esse livro deve ser um daqueles que a gente torce pela personagem. Gostei da Elise, torço por ela. Também adoro versões modernas.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhuma releitura, mas fiquei curiosa para ler esse livro, a capa é encantadora ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha e estou super curiosa para ler o livro desde que o vi como lançamento, eu gosto muito de releituras, e o fato de termos esse sendo contado por um outro ponto de vista, e sem as coisas magicas que acontecem no conto verdadeiro, dá um ar a mais no livro, creio que a autora soube trabalhar no livro e eu não vejo a hora de poder ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha.
    Amei essa Capa.
    Sou louca de paixão, por livros que é adaptação de contos de fadas, A bela adormecida é uma das minhas estórias preferidas, estou louca para ler Enquanto bela adormecia.

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda, mas apesar de adorar essas adaptações dos contos de fada essa não me interessou!!!

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por essa capa, e achei super original a maneira como a autora propôs recriar esse conto de fadas.
    Quero muito ler esse livro, ainda mais agora que li a sua resenha, quero pra ontem!!!
    beijos :)

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por