Resenha II Cidade Banida - Ricardo Ragazzo

14.11.15

Editora: Planeta
Ano: 2015
*Livro recebido em parceria com a Editora*
No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel sentença. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua porta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?
A sinopse desse livro é bem explicativa. Nesse mundo criado por Ricardo Ragazzo, os bebês são escolhidos de acordo com as visões do governo. Se o recém-nascido tiver um futuro promissor, sobrevive. Se não, ele é morto.

Como uma mãe deveria lidar com uma sentença de morte para sua filha inocente? Appia, a mãe de Seppi foge e tenta dar uma oportunidade para sua filha. Anos se passam e quando Seppi está com quinze anos, seu destino sofre uma reviravolta....

“Em poucos dias eu, uma garota de quinze anos, tinha deixado a pacata vila onde minha única preocupação era o jantar, para uma realidade dura na qual as vidas das pessoas eram depositadas na palma da minha mão. Mesmo com o peso da decisão me fazendo amadurecer em minutos, queimando várias etapas do meu desenvolvimento, eu cheguei à conclusão de que havia apenas uma coisa a se fazer, por mais difícil que ela pudesse ser.” (p. 155).

O mundo criado pelo autor é simplesmente espetacular. Guerras, lutas, alterações climáticas e uma sociedade totalmente injusta. Uma garota que passou sua vida inteira disfarçada de rapaz, vivendo na Cidade Banida e ocultando o sinal de nascença que representa tanto.

"- Isso é muito mais do que apenas uma mancha, Seppi. O que você carrega nos ombros pode ser resumido em uma palavra: esperança. Você minha querida, é uma totêmica. Mais do que isso. Você será a primeira totêmica a lutar efetivamente do nosso lado."

Os personagens são ricos, complexos e carismáticos. O enredo é bem desenvolvido e prende a atenção do início ao fim. O final é simplesmente ESPETACULAR! Tudo isso mais a escrita fluida do autor tornam a obra leitura obrigatória para os fãs do gênero.

"Todos em volta cessaram suas estúpidas e mundanas batalhas pela vida. Prestavam atenção na imponência do sofrimento, dor e lamento do homem que praticamente derretia. A cada segundo, os gritos tornavam-se mais agudos, mais desesperados e, acima de tudo, mais saborosos." (p. 104)

3 comentários

  1. Fiquei muito empolgada em conhecer esta história parece ter muita aventura e adrenalina com uma protagonista bem interessante,valeu a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de distopias e esa parece ser bem interessante!!! Não conhecia o livro ou o autor, mas agora estou muito interessada em conhecer!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Ja li e pelo que parece deve ter um segundo livro... Pois apenas uma parte do misterio é desvendada... Se tiver outro por favor me passe as informaçoes???

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por