Resenha || Zoo - James Patterson

15.10.15

Editora: Arqueiro
Páginas: 288
*Livro recebido em parceria com a Editora
Algo está acontecendo na natureza
Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
A humanidade é presa fácil
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
O fim da civilização está próximo.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...


Bom.. Falando de Zoo, eu não sei bem como explicar que eu amei mais a série do que o livro; Mas como? Eu achei o livro muito arrastado e faltando itens ao mesmo tempo em que eu não consegui visualizar tão bem determinadas cenas como na série que já vai direto ao ponto. Claro que tem muitas divergências de um para o outro. Então vou me ater a falar do livro.

As cenas em Zoo são meio cansativas e repetitivas demais; eu não sei se foi eu que fui com grandes expectativas em se tratando de James Patterson, mas honestamente não achei essas coisas não, ao menos não no começo! Poderia ter sido muito melhor! O começo é lento demais e demorei a me conectar na história. E antes que alguém pergunte; primeiro eu li o livro, para só então começar a assistir a série de tv. Então posso falar com total clareza do que estou dizendo.

O livro trata-se de uma espécie de sci-fi e se todos os animais se revoltassem e resolvem dar o troco ou cobrar o que tanto fazemos a eles diariamente que é usá-los para alimentos, caça-los e etc.? E se não restasse lugar algum no mundo que fosse seguro contra essas feras que vêm se revoltando? Estariam os humanos correndo perigo de serem caçados até a extinção?

"Antes de continuar, preciso me apresentar: eu me chamo Oz. Na verdade Jackson, mas ninguém usa o prenome com um sobrenome como o meu. (...)
O que vem ao caso - com força total - é o problema que eu vinha monitorando, o problema global a que eu mais ou menos dedicava minha vida. 
Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estivesse certo - e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado -, estaria ocorrendo uma alteração do paradigma planetário que ia fazer aquecimento global parecer um passeio de domingo  num jardim orgânico comunitário."

A história começa com Jackson Oz um cara muito inteligente que poderia ter se tornado muitas coisas na vida, mas acabou empacando em uma tese desacreditada por todos; ele acredita em uma espécie de cadeia, que a cada dia que passa os animais estão agressivos e se tornarão cada vez mais letais. As pessoas, mesmo com alguns sinais, preferem não acreditar ou o acham insano. Eu não simpatizei com o nosso protagonista de cara, que apesar de uma tese forte e um argumento palpável mostrava-se como um adolescente e não um homem, que larga tudo e vive da renda da família, esperando sabe-se lá Deus o quê? Pois em minha opinião se ele tivesse concluído seus estudos e se tornado alguém mais respeitado e crível teria sido muito mais prático as pessoas começaram a ouvir! Mas não! Tínhamos um personagem relapso e meio que “esses caras” que lutam por causas perdidas e não fazem nada além de falar, falar e falar. Sem comprovar de fato, pois nem mesmo ele sabia explicar os motivos pelo qual os animais estariam se tornando tão agressivos! Mas nem por isso ele estava errado e as coisas começaram a se mostrar!

" 'Oz, meu garoto, às vezes eu acho que esse nosso mundo não passa de um maldito zoológico.'
Á minha frente, animais começavam a preencher as telas de TV. Um monte deles. Todos se comportando muito mal. 
Acho que os pais realmente sabem das coisas, pois era isso que estava acontecendo. O mundo estava se tornando um zoológico, mas sem jaulas."

Quando surgem notícias de animais atacando pelo globo, Oz vê a oportunidade mais uma vez de perseguir seu sonho de provar sua tese e parte, deixando uma namorada para trás e um Chimpanzé. Sim! Ele resgatou um Chimpanzé (chamado Atilla) de um antigo laboratório onde o mesmo era cobaia de experiências com medicações. Ele tem uma relação engraçada com o animal, como se o mesmo fosse de fato um filho! Fofo até! Mas meio que bizarro! Tanto que sofre reclamações por parte de sua namorada; Ele beija o macaco na boca! Eca! ... Mas cada um com seu cada um! rsrs 

Bom acredita-se que os feromônios são os responsáveis pelos ataques assustadores dos animais e não importa se são domésticos ou selvagens; todos enlouqueceram! O que fazer então? Como evitar uma catástrofe ainda maior?

Então.. Os capítulos são rápidos, mas como eu disse demorei a engrenar na história, não me apaixonei pelo protagonista e fica engraçado dizer isso mais uma vez.. Gostei mais do animal de estimação dele (Atilla) do que do protagonista em si. O que me faz lembra outro livro que li um tempo atrás cujo Gato Knox era o melhor que tinha na trama.. kkkkk Não me levem a mal!
A história não é ruim, de forma alguma, mas acho que meio que se perdeu em algumas explicações que é impossível não comparar a série depois de ter assistido os episódios disponíveis. Eu ainda assim espero ler a continuação, mas agora com o pé mais no chão e ciente de que algumas coisas ficam no ar, quando eu preferia que fossem mais bem descritas, ambientado e explicado!


9 comentários

  1. Uau, confesso que me surpreendi com sua resenha e sua nota final.
    Como trocamos It uma vez, caso queira trocar esse livro, tenho interesse, tá?
    É estranho realmente gostar de uma obra quando não nos simpatizamos com o próprio protagonista. Aí complica tudo, mas confesso que fiquei interessada em ler. James Patterson é um queridinho, quero conhecer essa nova obra dele.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karini. Julgando pela capa, Zoo não me impressionou. Mas, quando o assunto é sua história, isto me surpreendeu demasiadamente. Estou bem curioso para conhecer um pouco mais sobre a história envolta da revolta desses animais e a sua dominação sobre o mundo. O assunto pouco abordado, se é que já foi alguma vez, em livros que me interessou ao extremo. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Nossa não estava muito animada com este livro agora animação zero achei a capa bem legal mais a história deixou um pouco a desejar não sou muito fã dos livros do James Patterson quem sabe um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Karini!
    Livros que envolvem animais sempre me interessam.
    Pena que não foi lá essas coisas todas em sua opinião.
    Ainda assim pelo enredo e pelo escritor que gosto muito, gostaria de ler.
    “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.”(Dinamor)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei a me empolgar com este lançamento, e acho que não vou ler, mas a série talvez eu veja. Uma pena que o livro deixou a desejar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro a escrita do autor, sempre viajo com os livros dele. Só por esse detalhe já daria uma chance ao livro. Depois de saber que a trama foi tão bem construída que deu base para uma série televisiva, fiquei ainda mais curiosa. Amo os animais, e acho que o meu lado nessa briga já estaria definido desde antes de iniciar a leitura rs
    Uma pena que o livro não tenha conseguido te agradar por completo!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de gostar muito desse autor, esse livro não me chamou atenção!!! Quem sabe no futuro eu mude de ideia, mas no momento não pretendo ler!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha visto várias pessoas falando desse livro, mas eu ainda não sabia exatamente sobre o que ele falava. Ao ler sua resenha, eu me vi muito interessado pela a história. Fiquei triste em saber que a história demora para engrenar, isso acabou me deixando com um pé atrás. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca procurei saber desta historias, ouvia todos falarem dela e assim, a capa é de até chamar a atenção por causa do nome Zoo mais acho que fiquei na minha e não tive a curiosidade, é uma grande historia, eu eu te falo que amo séries, só pelo fato de você dizer que faltam coisas na historia me deixaram muito na duvida mesmo sabendo da grande estoria que está por de trás de tudo.

    ResponderExcluir

© MIX LITERÁRIO- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por