Resenha || A Vingança de Mara Dyer - Mara Dyer #3 - Michelle Hodkin



Editora: Galera Record
Páginas: 378
*Livro recebido em parceria com a Editora
A série mescla paranormalidade, conspiração e romance para contar a história de uma adolescente com poderes especiais. Elogiada pelas autoras das séries Divergente e Instrumentos Mortais, Michelle Hodkin cria aqui uma trama surpreendente, onde nada é o que parece. Depois de descobrir que consegue matar apenas com o pensamento, assim como seu namorado é capaz de curar com a mesma facilidade, Mara Dyer é capturada por uma inescrupulosa médica, que a faz passar por uma série de testes e experimentos. Mas Mara não está sozinha. Outros jovens com poderes igualmente extraordinários são usados como cobaia. Com a ajuda deles, e de um velho inimigo, ela consegue fugir e parte em busca de vingança.


"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."
FRIEDRICH NIETZSCHE


Eu amei este último volume da trilogia tanto quanto os anteriores e em minha humilde opinião fechou com chave de ouro, dando inclusive margem para mais histórias. Afinal deixou alguns ganchos poderosos que podem ser desenvolvidos posteriormente! E como eu gostaria disso!

Em A Vingança de Mara Dyer, vemos uma Mara mais destemida e poderosa, no estilo “se não posso com a mente” “vou com as mãos mesmo”. Ela acorda no Horizontes e percebe que não tem mais o total controle sobre si; vendo um reflexo com quem “conversa” e sentido que está meio fora do seu “eu” normal. Mesmo assim Mara não exita em usar as mãos, já que seu “poder” parece falhar para vingar-se daqueles que tanto lhe infligiram maldades. Ela é liberta por Jude, pois é, pasmem.. Mas não se empolguem afinal Jude é completamente insano e descontrolado, mas lhe deixa instruções de como sair do Horizontes junto com seus amigos Stella e Jamie e ela parece disposta a acreditar e seguir adiante, mesmo que isso exija confiar naquele que tanto lhe causou mal. Ela e seus amigos estão sendo mantidos como cobaias por Dra. Kells desde o desabamento no volume anterior; sabe-se lá que testes Kells praticou no trio e a pergunta que não quer calar o que aconteceu com Noah? Estará ele morto? Mara acredita que ele está vivo e isso a motiva em sua vingança e adiante, o objetivo único e sincero de encontrar aquele que a vê como ela realmente é que principalmente a aceita com toda sua obscuridade. 
"-'Você não está quebrada', Noah me dissera quando pedi que me consertasse havia muito tempo. Talvez tivesse razão"
Nesse processo de “onde está Noah?!” Mara mata deliberadamente sem dó nem piedade algumas pessoas e deseja matar alguns mais; ela finalmente se aceita como é e não algo que precisa ser consertado. Mas parece que eu “poder” falha e que a cada dia está mais doente, enquanto Stella e Jamie estão aparentando estarem saudáveis. Há algo errado com Mara obviamente e muitas vezes ela assusta até mesmo seus amigos.
"As pessoas com quem nos importamos sempre valem mais para nós que as pessoas com quem não nos importamos. Não importa o que finjam." 
Enfim descobriremos como toda essa confusão começou, com os meninos sendo “caçados” e mantidos no Horizontes aos cuidados da Dra. Kells.. A identidade e motivações daquele que financia e está por trás de tudo que Mara e aqueles que têm “poderes” enfrentam. Sobre as memórias de outra vida que Mara possui constantemente.. 
"Odiava quele homem, mas era um tipo de ódio frio, distante. Eu o veria no inferno, um dia, e o puniria lá. Naquele instante, porém, queria apenas amar Noah. Queria partir deste mundo sentindo isso."
Todas as revelações são importantes e impactantes para o que se passa na vida dos jovens; e esse terceiro volume é absurdamente eletrizante. Ame, amei e amei!
Fiquei com gostinho de quero mais!

"É possível ser visto e não amado, ou amado e não visto. E Noah me amava e me via. Mais que isso, me escolhera. Não poderia lhe dar a eternidade, ainda que merecesse. Não podia mantê-lo protegido, ainda que quisesse. Podia, porém, lhe dar aquele dia. Aquela noite. E tentaria lhe dar os amanhãs, todos eles, pelo tempo que conseguisse. Não era o bastante para mim, mas era para ele."
Jamie é um amigo fodástico e fantástico, como queria um amigo assim na minha vida; mesmo nos momentos mais sinistros ele acompanha Mara e não a abandona. Apesar de Stella ter uma visão diferente sobre alguns fatos e mesmo ela declinando em determinadas situações, sua estadia ao lado de Mara e Jamie foi essencial para entendermos melhor as relações de amizades e o que cada um pensa sobre como utilizar os poderes que possuem. 

"Eu te amo. Hoje. Esta noite. Amahã. Para sempre. Se vivesse mil anos, pertenceria a você por todos eles. Se vivesse mil vidas, ia querer fazê-la minha em cada uma."

9 comentários:

  1. Pra mim foi confuso entender a resenha pq n conheço a trilogia :( Ai fico tipo: "que tipo de lugar é o Horizonte?", "como ela foi parar lá?" rs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza este livro fechou com chave de ouro a trilogia,gostei muito de Mara e todos os demais personagens, também achei que tem bastante ganchos se a autora quiser continuar com a história eu também iria adorar,gostei muito da Mara neste livro finalmente aceitando quem ela realmente é.Também gostei da forma que a autora escreveu aqueles pequenos capítulos hora narrado por Mara e hora narrado por Noah eles terminando o pensamento um do outro,livro perfeito.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, Karini! Você não sabe o quanto estou ansioso para iniciar a leitura desta série. Confesso que fiquei lendo a resenha com extremo medo de encontrar algum spoiler, espero que não haja algum. Enfim, A Vingança de Mara Dyer me impressionou pela falta de uso da mente, mas sim das mãos, quero conhecer esta nova faceta. Jesus! Quero entrar neste mundo em que Mara dá fim À vida em várias pessoas e conhecer um pouco mais os pontos impactantes. Ansioso, ansioso e ansioso!

    ResponderExcluir
  4. Já vi outra resenha sobre esse livro, e em ambas o livro acabou me interessando. Apesar de ainda não ter lido nada sobre os livros anteriores, vi que esse livro aparenta ser ótimo. Além de conter ótimos personagens, vi que a personalidade deles são bem marcantes, coisa que eu adoro nos livros hahah Fico feliz em saber que você gostou do desfecho, pois não há nada melhor do que você gostar do final de uma trilogia/série!

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo que a trilogia terminou de forma mais que satisfatória. Agora sim, com os livros disponíveis já posso começar a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Karini!
    Tão bom quando uma série termina a contento. Dá aquela sensação que aproveitamos toda a leitura.
    Menina! Matar apenas com o pensamento é um poder forte...
    Vou ver se consigo ler a série.
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que todos nós precisamos de um amigo como Jamie, assim como você descreveu.
    Achei fantástica sua resenha e me deixou instigada para ler a trilogia. Porém, enquanto comentava a resenha fui ver o preço do livro e quase tive um infarto. Cada livro é caríssimo e dá até vontade de chorar hahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Eu já sabia sobre os livros e achei mega legal conhecer melhor um deles, porque eu tinha meio que uma visão diferente deste livro. Não sabia sobre Mara, mais logo vi que neste livro ela está com tudo, vejamos que nem sempre se tem que usar poderes e que as vezes podemos fazer algo com nossas próprias mãos. Gosto de historias poderosas que contenham valores da amizade.

    ResponderExcluir
  9. Essa é uma das trilogias que me deixa mais curiosa pelo seu enredo, além disso, os volumes tem as capas mais interessantes e belas que eu já tive oportunidade de ver. Gosto dos elementos que a autora misturou, gosto também do amadurecimento da protagonista ao longo da saga, bem como de seus dons. Adoro os personagens fortes e de personalidade, e todos esses pontos altos e descobertas do último volume foram um desfecho incrível para essa história!

    ResponderExcluir