Resenha II O nome em seu pulso - Helen Hiorns




Editora: Farol Literário
Páginas: 368
No mundo em que Corin vive, logo nos primeiros anos de vida o nome da sua alma gêmea é marcado para sempre no seu punho. A busca pela pessoa predestinada pode durar anos, até mesmo décadas. Mas e se você nunca encontrar essa pessoa? Ou se encontrar e simplesmente não amá-la? E se, como Corin, a última coisa que você quiser é ser encontrado? 







O livro de Helen Hiorns tem uma premissa bem interessante. A ideia central da história é debater a possibilidade de termos uma alma gêmea, onde o seu primeiro nome aparece no pulso do indivíduo quando ainda é jovem. Após alguns anos, quando a pessoa estiver chegando a fase adulta, ela inicia uma busca por seu verdadeiro companheiro. Enquanto isso, existem regras impostas pela sociedade de como se portar, como não fazer sexo com ninguém a não ser seu companheiro e não revelar o nome dele para ninguém até o momento do encontro. 

Corin viu em primeira mão o que essas regras fazem às pessoas. Quando seu pai faleceu, sua mãe se tornou introspectiva e fingiu que ele nunca existiu; quando sua irmã mais velha, Jacinta, apaixonou-se por alguém que não era seu companheiro e o relacionamento terminou, ela tornou-se alguém sombria e depressiva. Que bem faria encontrar seu companheiro?

A jovem começa a se rebelar desde cedo contra as imposições sociais, saindo com diversos rapazes com o mesmo nome e envolvendo-se com material de leitura proibida. 
Quando surgem casos de suicídios, envolvendo almas gêmeas, Corin começa a fuçar o que realmente está acontecendo. E a verdade é um reviravolta impactante em tudo o que ela conhecia, inclusive sua família.

Colton aparece em um momento em que Corin observa a vida ao seu redor mudar. Ele estuda na mesma escola que Corin desde sempre, mas Corin nunca parou para reparar muito no jovem. Colton tem uma boa vida, é criado por pais amorosos e compreensivos e tem uma irmãzinha. De alguma forma, ele consegue enxergar a verdadeira Corin por debaixo de toda a sua atitude de "Dane-se o mundo". Só temos que torcer que seu interesse repentino em Corin não tenha segundas intenções.

"O nome em seu pulso" é um livro intenso, repleto de reflexos sobre o comportamento humano e a sociedade como um todo. Uma história em que encontramos uma protagonista curiosa, mas também cheia de desilusões, mas que por baixo dessa camada de durona, é uma jovem amedrontada com o futuro.
Uma história diferente em uma sociedade nunca vista antes. Uma protagonista imperfeita, mas totalmente carismática e um enredo que deixa o leitor vidrado até a última página.


8 comentários:

  1. Este é um livro que esta na lista de desejados ,quando li a sinopse fiquei muito curiosa em conhecer esta história esta foi a primeira resenha que li dele e fiquei mas ansiosa para ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da resenha e de conhecer o livro, sempre gostei de livros que nos trazam um questionamento sobre a vida e pelo jeito esse é um deles.

    ResponderExcluir
  3. Carambaaaa que livro legal, eu acredito muito em alma-gêmea e que elas tentam se encontrar em todas as vidas que estiverem ( Tipo aquela novela da globo que passou a muito tempo atrás - alma-gêmea)
    Adorei sua resenha, você escreve muitissimo bem

    http://coruujando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto este livro ainda, gosto de ler questionamentos da vida ou do nosso comportamento.
    Vou anotar o nome.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou a atenção foi nessa ficção foi ele ser inusitado. Nunca li nada que trouxesse um enredo do tipo.
    Foi tentar ler.
    “Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Acho que muita gente sonha em encontrar alguem especial que seja a nossa cara metade ne?!
    Eu tinha visto o livro e me interessado logo que li a sinopse.
    Agora lendo a resenha que vi entendi o motivo da protagonista estar tao revoltada, mas ela viu o tanto que uma pessoa se transforma ao descobrir ou perder a pessoa que é dita a alma gemea.
    Gostei muito do que li aqui e acho q vou ler o livro para saber do desfecho de tudo e se ela encontrará a pessoa certa.

    ResponderExcluir
  7. A premissa desse livro é bem interessante. Fico imaginando o quanto deve ser complicado estarmos "fadado" a encontrar uma tal pessoa que no caso seria a nossa cara metade. É meio que uma imposição né? Tenho certeza que a Corin deve passar por momentos bem complicados pra tentar passar essas imposições e tal. Enfim, o livro realmente é bem interessante mesmo.

    bju

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha e fiquei interessada no livro que eu não conhecia, mas agora estou querendo muito ler!!! Deve ser muito frustrante voce só poder se relacionar com a sua alma gemea, isso se ela algum dia aparecer!!! Acho que ficaria louca em uma situação dessas pois sou muito ansiosa!!!!kkkkk

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir