Resenha II Insones - A Origem #1 - Juniorrossi




Editora: Novos Talentos
Páginas: 400
Imagine se grande parte dos mamíferos de todo o planeta deixasse de dormir. Se o sono não lhes fizesse mais nenhuma falta. Muita gente comemorou. Vinte e quatro horas para aproveitar o dia? Parecia um sonho…A anomalia, inicialmente avaliada pelas autoridades como uma evolução, revelou-se um mal que poderia extinguir bilhões de vidas em todo o mundo. Porém, em meio ao caos, na iminência de uma provável extinção, algumas pessoas inexplicavelmente ainda conseguem dormir. Rapidamente se tornam as únicas cobaias na busca desesperada de uma cura para todos os que se tornaram insones. E esta busca não terá limites ou princípios, pois o relógio contra a humanidade corre depressa.A caçada começou. Sonhar com dias melhores não é uma opção.

O prefácio do livro é repleto de acontecimentos que datam desde 1993. Um roubo de um estudo de príons em um laboratório de Nápoles (Itália), o comportamento bizarro de ovelhas na Índia, o desenvolvimento de nanorrobôs para a NASA, fumaça vulcânica, lixo no Japão encontrado na costa do Alasca, e um meteorito. Acontecimentos que a primeira vista parecem desconexos, de uma forma ou outra podem estar envolvidos no maior acontecimento que envolveu a humanidade.
No ano de 2013 em pleno Rio de Janeiro, um paciente acorda durante a cirurgia, mesmo sendo ministrado inúmeros medicamentos. Esse é um dos milhares de casos que acontecem pelo globo. As pessoas começam a não dormir mais. O que inicialmente é motivo de alegria e júbilo (pois quem nunca quis ter uma maior produtividade do dia), quando a euforia vai embora, nem tudo é tão incrível assim. Ser imune à anestésicos é um dos pontos. Quem precisa de uma cirurgia está encrencado. Acidentar-se gravemente então, é óbito na certa. Mas não são apenas casos extremos que afetam as pessoas. Não dormir implica em não sonhar, e as crianças a não se desenvolver corretamente. A alternativa é estudar as raras pessoas que ainda conseguem dormir. São pessoas perseguidas e denunciadas.
Enquanto o cenário mundial se deteriora, um grupo especial de pessoas, conhecidas como o Grupo de 12 reis, manipulam mais uma vez o mundo com suas necessidades. Homens poderosos que exercem seu poder em mercados de trabalho, manipulação das massas e é claro, na caçada daqueles que ainda sonham.
No Rio de Janeiro, todos os moradores do edifício Nordens inexplicavelmente conseguem dormir.Eles não sabem o motivo para tal, mas precisam se unir de todas as formas para manter seu segredo seguro. Um pai divorciado e sua filha, uma policial, um senhor de idade, uma megera, duas famílias, um solteiro. Pessoas que em circunstâncias normais não teriam muito em comum além da cordialidade por dividirem o mesmo prédio, agora precisam confiar suas vidas uns nos outros.
A história possui um enredo diferente e atrativo. A ideia de existir alguma alteração biológica é plausível e intrigante. Os personagens, nesse primeiro livro, chamam a atenção, principalmente pelo fato de irem expondo seu cotidiano aos poucos, alternando suas histórias pessoais para que o leitor consiga compreendê-los.
"Insones" é o primeiro livro da série e promete várias reviravoltas e revelações. Um livro que fala sobre o comportamento da raça humana, o egoísmo e a ignorância. Fala também sobre os laços mais fortes que os familiares e o que podemos fazer em nome da sobrevivência.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa, apesar de simples, desperta a atenção. 

"- Junto à ausência da necessidade e incapacidade de se  conseguir dormir, observamos a ineficácia de todo e qualquer anestésico, calmante, tranquilizante ou sedativo. Seja ele qual for sua fonte, natural ou sintética. Só nos últimos dias pelo mundo, soubemos de pelo menos 625 casos de pessoas que acordaram de coma profundo." (p. 25)


Adicione no skoob: clique aqui


4 comentários:

  1. Que mais gosto aqui no mix é conhecer muitos livros interessantes e este é um, foi a primeira vez que li sobre este livro achei a sinopse bem interessante e já esta na minha lista de desejados.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carolina, essa é a primeira vez que vejo falarem sobre esse livro. Eu achei bem interessante esse enredo e até certo modo bem original mesmo. Tenho certeza que eu vou gostar desse livro. Sem falar que a história do livro se passa aqui no Brasil, é tão difícil termos histórias desse tipo se passando por aqui né? Gostei bastante e espero ler esse livro em breve.

    bju

    ResponderExcluir
  3. Tenho gastura de capas que mostrem o olho tão de perto.
    Eu ja pensei nisso, se eu nao dormisse seria tao bom, ter as 24h pra fazer tudo...mas gostei do ponto de vista do livro que no final a gente seria prejudicado por nao desacansar.
    Gostei da historia diferente e atrativa, acho que a trama é daqueles que prende a atenção.
    E por ser uma série é bom que vai ter mto mais ação e reviravoltas de deixar a gente doido.
    Amei a dica!

    ResponderExcluir
  4. achei bem interessante a historia do livro, bem original e diferente, gostei dele e já to curiosa pra ler

    ResponderExcluir