Resenha || Cova 312 - Daniela Arbex


Editora: Geração Editorial
Páginas: 344
Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida...”
Algumas histórias são divulgadas apenas quando a crueldade já aconteceu. É isso que acontece em “Cova 312”, uma história real que será finalmente desvendada, muitos anos depois.


Daniela Arbex usa um tom investigativo, porém emocional, para descrever a trajetória de Milton Soares de Castro. Ele foi um prisioneiro durante a ditadura e sua morte foi classificada como suicídio. Milton representa centenas de pessoas que foram torturadas, prejudicadas e depois desapareceram nesse período sombrio da política nacional.

É difícil detalhar os acontecimentos descobertos sem se sentir revoltado pela crueldade aplicada. A dor dos familiares em não conseguir um encerramento, as mentiras elaboradas e manipulações para encobrir os acontecimentos são algumas das questões discutidas na obra.


Um livro emocionante e ao mesmo tempo aterrorizante. Uma visão clara do comportamento humano movido pelas piores intenções possíveis.

A escrita da Daniela Arbex é cativante. Com o tema denso, ela consegue dar um tom fluido a história, fazendo com que o leitor fique preso à narrativa dos fatos, mas não apenas de forma informacional e sim, emocional.

Um livro de conteúdo forte, arrebatador e reflexivo.

6 comentários:

  1. Karini!
    Uma jornalista corajosa que foi busca da verdade e correndo riscos.
    Acho importante esses trabalhos jornalísticos que nos trazem a luz da verdade, mesmo após muitos anos do fato ocorrido.
    “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini

    Recebi este livro para ler e pretendo fazer o mais breve possível espero gostar pois adoro história com fatos reais .

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiee,
    Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, mas ele parece ser muito bom, e uma historia real desvendada depois de anos? Gente eu tenho que ler esse livro, apesar de que sou muito sentimental, tô vendo que sofrerei lendo ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini!!! O livro parece ser muito bom, mas não sei se tenho coragem de ler, pois sofro demais imaginando o sofrimento dos personagens e sabendo que tudo isso aconteceu de verdade é pior ainda!!! Parabéns para a autora por levar a publico fatos tão vergonhosos da história do nosso pais!!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto resenha sobre o livro, eu queria muito ler, mas o problema é que eu não gosto muito de terror, acho que é porque tenho medo, não sei pois realmente evito ler esse tipo de livro, mas vontade é o que não falta

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Só tinha ouvido falar desse livro e depois de ler a resenha fiquei muito interessa principalmente pelo trabalho de pesquisa e coragem da Daniela Arbex !!!

    ResponderExcluir