Resenha Nacional II Lagoena - O Portal dos Desejos Pode um segredo protegê-la da maior aventura de sua vida - Laísa Couto


SinopseRheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis.
Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai?
Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir.
A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração: encontrar o pai que nunca conheceu.
Lagoena: O Portal dos Desejos é o romance de estreia de Laísa Couto, autora que resgata a magia dos contos de fada em uma história emocionante e envolvente. Quando a verdade da sua vida lhe foi negada, fugir para um mundo fantástico pode ser a única salvação.


"Lagoena" é uma aventura envolvente, com dois protagonistas jovens e extremamente cativantes. A obra é composta de 40 capítulos. 

O local: Iniciamos a história no Reino do Vinagre, próximo as Montanhas sem Cume. No primeiro capítulo, conhecemos Rheita, uma bebê de seis meses de idade, que é criada pelo seu avô, o Sr. Gornef, o joalheiro do vilarejo. A mãe de Rheita, a Enid, é a filha do Gornef e faleceu. Dominik, o pai da garotinha, foi embora sem dar grandes explicações.
Logo no início do livro, descobrimos que essa inocente bebê está envolvida em uma grande batalha contra o mal. Conta a lenda, que existiu um imperador chamado Zhetafar, conhecido como o imperador do Caos. Suas maldades eram conhecidas por todos e muitas vidas foram perdidas enquanto reinou. Mas graças a um Guardião foi possível eliminar a fonte do seu poder. Zhetafar, recolheu-se, mas seu destino nunca ficou conhecido....

Ocorre um salto de dez anos e acompanhamos uma jovem inteligente, que vive enclausurada em casa com seu avô. Sua clausura causou vários comentários no vilarejo e todos acreditam que está relacionado ao fato da criança possuir uma deficiência na mão direita. 

Um dia, a jovem encontra uma caixa que contêm um bilhete de seu pai e um mapa mágico. O que Rheta não poderia imaginar é que esse mapa irá levá-la a maior aventura de sua vida. Infelizmente, existem outras pessoas interessadas no grande tesouro que ele esconde.

Lagoena, a terra abençoada pela lágrimas de Aura e amaldiçoada pela Desonra dos Homens-Reis é uma terra mágica. Com seres místicos e um passado governado pela guerra, é palco da aventura dos protagonistas. É lá que os jovens irão encontrar duendes, magos, gigantes, homocapillis, centauros e tantas outras criaturas inimagináveis. 



Os personagens: Os protagonistas são Rheta e Kiel. Rheta tem dez anos de idade, mas é extremamente inteligente e madura para idade. Em vários momentos da aventura, esqueci-me do fato de que ela era uma criança, graças as suas ações e falas. Kiel é o filho do sapateiro, um menino tímido mas muito atento a tudo ao seu redor. Tem uma idade próxima à de Rheta e é companheiro, inteligente e honrado. 



Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Narrada em terceira pessoa, a história é muito bem delineada e coesa. A busca pelo grande tesouro que o mapa indica, leva os jovens a uma jornada incrível, repleta de encontros inesperados e lições de vida que deverão ser levadas em nossos corações. A bondade, lealdade e amizade são temas predominantes na trama, que ainda discute ensinamentos sobre a busca constante em ajudar ao próximo e a honra.



A escrita da autora: A autora Laísa Couto possui uma escrita fluida e concisa. As descrições possuem a quantidade exata de adjetivos e não há enigmas sem propósitos na história. Cada personagem novo na história tem seu papel; cada perda ou ganho traz um ensinamento valioso e cada etapa da aventura apresenta o crescimento pessoal de Rheita e Kiel. 



Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: Foi realizado um trabalho impecável de revisão. O Eduardo Kasse está de parabéns pelo trabalho minucioso realizado. Internamente, existem detalhes preciosos, que somam qualidades ao enredo, como por exemplo, o lindo mapa apresentado no início e a réplica da capa. 



Uma aventura que irá envolver os leitores de todas as idades. 


 Mapa existente no início do livro.


Detalhe interno do livro. 



Mapa Mágico por Laísa Couto Arte final de Nikos Lima


Rheita por Celtic Botan


 Ilustração de Frank William

Observação: Essa resenha faz parte do Booktour promovido pela autora.





5 comentários:

  1. Olá, Carolina,

    Fico muito contente por ter aceitado participar do book tour e por ter apreciado a leitura!
    Vejo que a magia de Lagoena tocou seu coração e espero que possa continuar acompanhando essa aventura!

    Obrigada pela oportunidade.

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir
  2. Carolina!
    O livro parece uma ficção fantasia extasiante, onde podemos nos deparar com a batalha entre o bem e o mal.
    E que lindo ter ilustrações e mapa para nos orientar melhor.
    Tão bom poder participar de booktour e conhecer novos autores nacionais.
    “Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiee
    Gostei muito da resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas pelo visto ele é muito bom, gostei muito do enredo e o gênero Infanto-juvenil me atrai, muito de capa linda e diagramação perfeita, se e tiver a oportunidade de ler irei ler sim.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, e fiquei curiosa sobre o livro, é sempre bom vermos histórias sobre lealdade e mizade., gostei tambem da cap

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    A historia me parece legal e bem construída, os mapas ficaram lindos e eles sempre me ajudam a entender melhor o espaço que se passa o livro e também gostei muito do Rheta e Kiel !!!

    ResponderExcluir