A Fofa do Terceiro Andar II Cléo Busatto





Editora: Galera Junior
Páginas: 144

Primeiro juvenil da escritora Cléo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.







Esse livro me conquistou nas primeiras páginas de uma forma que estava lendo bem devagar para não ter que acabar logo.

Ana é uma menina sofre bullying e tenta lidar com ele sem a interferência dos pais e dos responsáveis da escola. Devo confessar que em muitos momentos não entendia o porquê dela não agir para acabar com todo esse sofrimento, mas para ela foi algo que a fez amadurecer e reavaliar sua vida e suas escolhas.

Apesar de ter passado por essa fase há algum tempo, é impossível não se identificar com a Ana. Quando eu estava no colégio o bullying não era tão forte assim ou eu não sentia ele da mesma forma que é hoje em dia, mas fui sim, essa garota acima do peso que se isolava e que tinha poucos amigos, mas em nenhum momento me deixei abalar por brincadeiras e piadinhas, sempre tive consciência do que era certo e errado e que esse tipo de apelidos e piadas não me definiam de verdade.
InstaSize_2015_6 _ 34343
Como não se identificar?

Quando Ana começa a se comporta de forma diferente, sua mãe a pergunta o que anda acontecendo e ela de forma algum consegue falar, mas mãe tem sexto sentido e resolve conversar de uma forma que a Ana entenda que sempre pode confiar e busca ajuda.

Instasize_0707003953Instasize_0707001851
Conselhos para guardar para a vida!

Depois dessa conversa, Ana passa a repensar a forma com está se tratando e repara que a mudança começa de dentro para fora que precisamos nos tratar bem para sermos bem tratados.

Instasize_0707003632
Que lição! Acho que as pessoas precisam aprender a aceitar os outros da forma que eles são.

É lindo acompanhar todo o crescimento físico e emocional da Ana, é inspirador ver que ela vai se transformando de uma garota retraída, tímida e isolada em uma garota que ama a vida, que tem prazer em sair e se divertir com os amigos e em amar e ser amada.

Não quero dá spoiler, mas no final do livro Ana passa a ser a força e segurança para outra pessoa, situação que no inicio do livro seria impensável.

Só posso indicar muito esse livro e dizer o quanto a escrita da Cléo Busatto me cativou. Um livro lindo com uma personagem linda e com quotes perfeitos, para guardar para vida!

Bjs

6 comentários:

  1. Marília!
    O bullying é um tema delicado de ser abordado.
    E que bom que a protagonista Ana evolui no decorrer do livro, prova que ela aprendeu a superar a fase dolorosa por qual passou.
    Livro bom!
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marília, que presente para um autor saber que seu texto cativou o leitor. Carinho sempre!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marília, que presente para um autor saber que seu texto cativou o leitor. Carinho sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bom?
    O livro pelo visto é fofo mesmo heheh, gostei muito do enredo e nossa essa capa é linda, tenho certeza de que vou amar o livro, e ele retrata uma realidade né, há tantos adolescentes que sofrem bullying na escola.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei o livro principalmente o crescimento da Ana ao decorrer da historia em como ela vai ficando mais forte e ajudado aos outros adoro livros que temos um desenvolvimento dos personagens !!!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser muito bom mesmo e é bom acompanhar o crescimento da personagem e ainda é curtinho, é bom de ler em uma tarde. Adoraria ler ele

    ResponderExcluir