Resenha Nacional II O Penúltimo Capítulo - Clarice Pessato


Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.

Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós.





O livro é composto por dois prefácios, uma apresentação, 14 capítulos e o epílogo. Começamos a acompanhar a história da Clarice através de uma nota na Folha da Tarde, datada de 22/11/1981, onde o acidente é descrito sucintamente. Um acidente que muda completamente a vida de uma jovem de 18 anos, de seus pais, João e Celina e de seus irmãos Toni e Mônica.

Clarice conta um pouco da sua vida antes do acidente, de como estava cursando a faculdade e de sua vida social. Ela também descreve os momentos iniciais da recuperação, do coma e de como a adaptação a impactou e a todos a seu redor.

Não há palavras suficientes para descrever a emoção que sentimos ao ler essa história de superação. O testemunho da autora e a força para compartilhar sua história é impactante, pois observamos as dificuldades que surgiram em seu caminho, mas também observamos as vitórias e sua força de vontade e o apoio incondicional de sua família. 

Não houve uma solução mágica ou imediata que resolvesse todos os problemas e frustrações pelos quais Clarice passou. Foi uma longa jornada, de quase uma década para que ela encontrasse o caminho para o seu casulo, mas o resultado foi tão colorido que iluminou todo o ambiente.

A jornada, como Clarice sempre deixa bem claro, está longe de terminar, mas o trajeto é repleto de amor. 

Em relação a diagramação e revisão, foi realizado um excelente trabalho. Sobre a capa, irei deixar um quote que fala todo o necessário. 

"Gostava de ensinar sobre a borboleta, comparando o ciclo de vida deste inseto com a nossa vida. Antes de se tornar borboleta, ela é uma lagarta. Nós somos pecadores e precisamos nos transformar, como uma lagarta. Quando aceitamos Jesus, um casulo é construído para ocorrer a metamorfose, a mudança de vida, então saímos do casulo como borboletas. O mais importante é que, além de embelezar a natureza com seu colorido, as borboletas a embeleza, espalhando sementes que produzirão flores, e nós precisamos espalhar sementes que são a palavra de Deus, para embelezar a vida de outras pessoas também." (p. 126)

Biografia: "Nasci em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul. Primogênita de três irmãos, desde criança era interessada em ser uma boa filha, boa aluna e boa religiosa. No ano de 1981 com 18 anos, cursando o segundo ano de Psicologia, ativa e cheia de sonhos, vi minha vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que me deixou tetraplégica. 
Passei a conviver com as limitações físicas que mudaram minha história, mas a angústia de ter que me adaptar com a nova realidade, suportar o peso de tantas perdas, frustrações, decepções, falta de respostas somente foi superado pelo auxílio divino, Deus veio em meu socorro e através da fé recebi forças para prosseguir. Com muito amor Deus ia me ensinando a cada dia e com cada situação fui aprendendo que as experiências mais dolorosas de nossa vida podem nos mostrar novos caminhos. 
Na caminhada de reabilitação fui testada com as muitas decepções. Mas aprendi que este não era o fim, era apenas o início de uma trajetória de fé que poderia dar muitos frutos. O que não era mais humanamente possível reparar seria superado pela fé.
Após o acidente, formei-me em Letras, bem como fiz Curso de Inglês. Cursei o Seminário de Especialização em Teologia e o Curso de Missões. Sou professora da Escola Bíblica além de escrever artigos para o jornal local e anuncio a palavra de esperança e salvação do evangelho on-line e off-line. E em Novembro de 2013 foi lançado o livro que escrevi ‘O Penúltimo Capítulo’.
Espero oferecer esperança para quem atravessa a vida com sofrimento e limitações, mostrando como Deus pode nos levar em vitória mesmo em meio aos vales e à escuridão.
Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que escrevesse um livro sobre minha vida. Eu tentei escrever esse livro mais de uma vez, mas não consegui. Eu queria um último capítulo com final feliz, segundo o meu conceito humano, e isso impediu que este livro fosse divulgado antes. Para mim um último capítulo com final feliz seria voltar a caminhar.Existia a discriminação e o preconceito dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. O meu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. Então Deus me deu essa cura e somente quando isso aconteceu eu consegui concluir o livro que hoje estou apresentando. O título do meu livro O Penúltimo Capítulo surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro."
Maiores Informações:
Facebook: aqui
Site: aqui
Site 2: aqui
Site 3: aqui
Para adquirir o livro escreva para autora: claricepessato@hotmail.com.br

Booktrailer: aqui
Skoob: aqui




7 comentários:

  1. Heiii! To impressionada com esse livro!
    Nossa, só de ler a sinopse já fiquei tocada, de verdade.
    Eu me coloquei no lugar da Clarice, ver sua vida mudar completamente e de todos a sua volta.... Só de imaginar sei q nao foi nada fácil.
    Com certeza vou ler seu livro, senti uma energia mto boa qdo estava lendo a resenha...
    Obrigada pela dica! E parabéns pela superação... Temos que evoluir com diversidades q acontecem na vida.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Deve ser muito lindo acompanhar a história de Clarisse. Sempre é bom saber como pessoas que passaram por coisas bem difíceis em suas suas vidas conseguiram superar. Com certeza essa é uma leitura que gostaria de fazer. >.<

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, o livro parece ser muito bom mas acho que dificilmente leria esse livro, não vou mentir livros assim não são meu forte, eu meio que sinto sono ao ler esses tipos de livros mas pra quem gosto deve ser uma ótima pedida. E numa boa eu não sei se gostei ou não dessa capa, gostei pelo fato de ser simples mas esperava um pouco mais de cor, mas acho que o trabalho ficou bom.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e essa cpa é linda, mas infelizmente não sei seria o meu gosto pois não são meu tipo preferido.

    ResponderExcluir
  5. Oie. Ainda não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante e com uma grande moral e superação.
    Uma história bem tocante. A resenha ficou ótima, com certeza se der irei ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Livros biográficos e de superação são sempre importantes para nos fazerem refletir sobre a comodidade que vivemos e agradecer por tudo que temos.
    Imagino toda jornada que Clarice passou e que ainda passa.
    Me identifico com ela, embora meu caso nem seja tão grave quanto o dela...
    “A amizade é , acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor.”(Marguerite Yourcenar)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito, curto alguns livros que falam sobre superação, acho muito bom e nos faz meditar sobre a vida e nossas atitudes.

    ResponderExcluir