Resenha Nacional II O medo de Virgília - Rosa Mattos

SinopseCercada por pessoas desajustadas (psicopatas, neuróticas, depressivas, insanas, obsessivas, fóbicas e inescrupulosas), Virgília luta para manter sua sanidade mental. Dividida entre cuidar da própria vida e ajudar seus familiares que precisam dela financeiramente, muda-se de Cristal (pequena cidade gaúcha) e vai morar sozinha em Porto Alegre, num apartamento herdado pela mãe. Assim, poderá ficar mais perto de Marília, sua irmã mais nova, internada numa clínica depois de tentar matá-la, após sofrer um surto psicótico. 

Virgília começa a trabalhar como gerente de uma joalheria. Lá, ela conhece Alex, o entregador de joias e os dois se apaixonam. Em pouco tempo, serão envolvidos por um laço de amor que os manterá unidos, contra todas as adversidades. 

Além de ser um homem apaixonante, Alex possui um dom incomum, que o torna capaz de tirar vidas, ou salvá-las. E este seu dom, terá um papel importante para os rumos desta história. 

Uma trama onde o grande mistério é descobrir como Virgília conseguirá lidar com tantas situações difíceis que a cercam, sem enlouquecer. 


Conforme a sinopse explica, Virgília é uma mulher de 29 anos que está morando sozinha em Porto Alegre em um apartamento da família. O que ela mais deseja é entender o motivo de sua irmã caçula ter tentado matá-la.

Para manter-se próxima da clínica psiquiátrica ela arranja um emprego em uma joalheria no Shopping, como gerente do local. Entre o trabalho e as visitas à sua irmã, sua vida é bem tranquila e pacata.

Porém, a jovem é rodeada de temores que são explicados pelas histórias de seus familiares nos capítulos alternados com a sua perspectiva. Acontece que no trabalho ela conhece Alex, um homem que guarda muitos segredos. Alex possui um dom e o usa para tirar a vida das pessoas.

Ao conhecer Virgília, apaixona-se imediatamente. O relacionamento dos dois é muito apressado, do tipo amor miojo e foi um dos fatores que deixou a desejar durante a leitura.
Outro ponto, foi o pouco desenvolvimento sobre os poderes de Alex. 


Sabemos que os dois pontos discutidos acima não são o foco principal do enredo, mas poderiam ter sido um pouco mais aprofundados.

No trabalho, Virgília depara-se com um crime hediondo e o autor do crime é alguém que tem a intenção de machucar as pessoas, sem se preocupar com a sua dor.

O livro foca nas reflexões sobre os medos e como cada pessoa faz para superá-los. Durante a apresentação das histórias dos personagens secundários, é possível observar que cada um deles lida com um medo diferente e de uma maneira diferente. 


9 comentários:

  1. Hello!
    Ao ler a sinopse nao tinha me interessado pela estória. Parece que tem algo sobrenatural, mas nao me atraiu assim a ler o livro logo de cara.
    A resenha está ótima, consegui ter uma visão melhor do livro, mas achei a estoria confusa demais para mim, hehehe. Pode ter sido essa falta de aprofundamento do tema, como vc disse.
    Bom, para mim nao daria certo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Vi outras resenhas desse livro, mas o livro não me interessou :\
    A capa também não me chamou muito a atenção.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Não tinha visto este livro ainda, mas fiquei bem interessada no conteúdo dele. Vou anotara dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Bem, pelo jeito é mais um livro policial do que outra coisa, embora aborde o romance.
    Fiquei com a curiosidade aguçada em saber o que acontece em todo o enredo.
    “Só sei que nada sei.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto essa " amor miojo " kkkk esse termo resume muitos relacionamentos dos personagens de alguns livros, olha pra ser sincera fiquei um pouquinho de vontade de ler o livro, mas foi bem pouca mesmo e se for lê-lo é por causa que fiquei interessada na irmã caçula ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Apesar de gostar de prestigiar os autores nacionais essa leitura eu não fiquei afim de fazer. Não gosto de romances rápidos assim e adorei você falar que parece Miojo. kkkk' Quem sabe uma outra obra da autora.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, achei bem interessante esse livro e a sua resenha explicou muito bem, vou colocar ele na minha lista e assim que tiver uma chance pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser interessante, apesar de o "romance instantâneo" não ser muito o que eu gosto. Como você disse, algumas coisas deviam ser mais elaboradas, então acho que isso sempre deixa o livro um pouco pra baixo .
    Não sei se compraria no momento, mas se tiver a oportunidade irei ler sim.
    Ótima resenha, não sabia sobre o livro ainda .

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido outras resenhas desse livro, mas ainda não chamou minha atenção para ler, quem sabe no futuro eu leia!

    ResponderExcluir