Resenha Nacional II O paciente "X" - Eduardo Monteiro da Silva



Editora: Carthago
Páginas: 174
O Paciente “X”, mais uma obra do escritor Eduardo Monteiro da Silva, demonstra outra vez o talento do autor para arquitetar thrillers elaborados, daqueles que se lê de um fôlego só. A trama desvenda para o leitor o mundo da espionagem e do crime organizado, terreno em que a veia do escritor de Monteiro da Silva passeia com a desenvoltura própria de quem já construiu obras memoráveis, entre elas a excepcional “Terra, nem sempre é terra”.Como de hábito, o autor nos brinda com uma narrativa deliciosa, quase cinematográfica, inserindo aqui e ali trechos de refinada sensualidade. O Paciente “X” é um livro indispensável, que o leitor vai ler e reler com renovado prazer.


O livro é narrado em terceira pessoa e é composto por 16 capítulos. A trama gira em torno de Otto Gustav Baptist, um empresário mundialmente reconhecido por suas negociações milionárias e de sucesso.

Uma de suas mais recentes negociações envolve a Líbia e seus gestores e por isso, Otto está sendo cuidadosamente vigiado, já que está lidando com milhões de uma nação.

Em paralelo a história de Otto, temos a história de Felipe Luiz Belizário Favre, um franco-argentino divorciado. Sua ex-esposa é a prefeita de uma grande cidade, e o relacionamento entre os dois permitia a Felipe manter seus negócios ilícitos funcionando.

Hans Dieter Hoffmann é o diretor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Um homem honesto, sensato, mas um pouco rígido, que tem seu interesse despertado pela Ana, uma estagiária do setor de administração do hospital.

A vida desses três homens completamente diferentes irão se cruzar quando a ambição e a inveja falarem mais alto. 

O enredo é coeso e traz algumas nuances que vão sendo explicadas no desenvolver da história. A história ainda apresenta outros personagens interessantes, como a Fawzie Hajjaj, o Saif e o José Maria Domingos.

Saif é o filho do Grande Gestor que vem para o Brasil com uma missão, mas acaba encontrando o amor. 

José representa milhões de brasileiros, que lutam diariamente por uma vida melhor e acabam caindo em tentação pela possibilidade de uma recompensa.

É um drama policial, mas também tem romance e permite ao leitor refletir sobre a condição humana. 

A escrita do autor é fluida e o seu texto é conciso. Seria interessante realizar uma nova revisão na obra e diminuir um pouco as descrições em algum trecho. A diagramação é simples, mas bem feita e a capa não combina muito com o conteúdo. 

Onde comprar: aqui


7 comentários:

  1. Hello!!
    Ia falar agora dessa capa, não gostei mto. Gosto das capas que tem a ver com a estória ou pelo menos causa aquele impacto.
    Eu ate gosto de estórias de suspense, desses policial e tal. Esse livro pelo sinopse me interessei, leria se tivesse oportunidade, afinal sempre é bom conhecer autores novos.
    Gostei da sua resenha, principalmente pela sinceridade.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, tudo bem?
      A capa realmente não me agradou também. Acho que muitas vezes deixamos de ler um livro por conta dela =\
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Obrigada

      Excluir
  2. Não me interessei muito pelo livro, e achei a capa um pouco sem graça. Acho que não conseguiria ler até o final.

    ResponderExcluir
  3. Faz muito tempo que eu não leio livros policiais e esse me interessou muito, só não gostei da capa, mesmo assim ele ira para a minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  4. A capa é bem sem graça, mas a premissa é interessante, uma pena que você não tenha gostado tanto assim

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café ♥ / ♥ Instagram ♥ / <a

    ResponderExcluir
  5. Não gostei muito da capa.
    E a história não me chamou muito a atenção :\

    ResponderExcluir
  6. Não gostei nem da capa , muito menos do conteúdo,embora nada a ver um com o outro rsrsrs
    Tá aí um que não correria pra ler rs

    ResponderExcluir