Resenha || Garota Online, Zoe Sugg

Editora: Verus
Páginas: 308
Garota Online - Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.
Vou ser realista com vocês: Quando soube da publicação de “Garota Online”, me apaixonei simplesmente pela capa, não conhecia o enredo e nem fazia ideia de quem seria Zoe Sugg. Hahahaha... Totalmente fora da realidade, eu sei, porém, quando algo me chama atenção e fica cutucando lá no fundo do meu subconsciente eu vou atrás de saciar minha curiosidade.

E foi assim que descobri que Zoe Sugg, ou simplesmente Zoela. Ela é uma vlogger britânica conhecida mundialmente por seu canal no Youtube, que conta hoje com quase 8 milhões de inscritos. Lá ela fala um pouco sobre moda e o mundo fashion. Zoe também conta com um perfil no Instagram (@zozeebo), além de escrever seus pensamentos em seu blog (http://www.zoella.co.uk/).

Então vamos ao que interessa: Garota Online!
"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre a Coca e espirra pra tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim; mas fico insegura de falar delas em voz alta."
O livro é encantador e nos conduz a uma história de crescimento, amor, amizade e à realidade de viver em um mundo dominado pela era digital. 

Garota Online nos traz a história de Penny, uma garota comum que se expressa através de suas fotografias. Após sofrer um acidente de carro, ela passa a ter problemas de ansiedade, então decide escrever em blog de forma anônima. Em seu blog ela fala sobre os dramas da escola, garotos e sua família pouco convencional. Ela o usa como uma forma de expressar seus pensamentos mais íntimos, tentar ser ela mesma, e não o que a sociedade exige.
“Por isso decidi começar este blog, para ter um lugar onde eu possa dizer exatamente o que quero, quando quero e como quero, para alguém. E sem me preocupar se as coisas que vou dizer não são descoladas, ou me fazem parecer uma idiota, ou talvez me façam perder amigos.”
Em um determinado momento, as coisas ao seu redor ficam bem complicadas, e é nesse momento que sua família toma conhecimento sobre seus problemas com ansiedade, como seus pais já tinham uma viagem marcada para Nova York, foi a maneira encontrada para tirá-la da cidade.

Ao chegar à cidade, Penny começa a vivenciar um dos momentos mais especiais de sua vida, entre eles, conhecer Noah, um guitarrista lindo e adorável.

A viagem se torna especial, a cidade está linda, a companhia é maravilhosa e os momentos são únicos. E de repente, ela se vê apaixonada e compartilhando cada momento com seus leitores, só que ela não fazia ideia de que Noah guardava um segredo e que ele poderia ameaçar não só o seu anonimato em seu blog, como também sua amizade mais sincera.
“- Se você pudesse escolher um personagem de ficção para um piquenique, que seria? – Noah pergunta.
Sorrio. Suas perguntas aleatórias são ótimas para quebra o gelo.
- Augustus Waters, de A Culpa é das Estrelas – respondo – Para poder trazer ele de volta à vida.
- Ótima resposta. Eu levaria o cara meloso de Crepúsculo, para poder mata-lo.”
Zoe tem uma escrita delicada, ela nos fez enxergar através de seus personagens os malefícios e os benefícios da era digital, nos fez viajar pelas ruas de Nova York pela visão de Penny, nos encanta com seus personagens secundários. Quero um amigo como Elliot, prestativo, consultor de moda, conselheiro, doce, amável... Posso passar a tarde inteira falando sobre ele.

O romance criado por ela entre Penny e Noah, é tão doce e inocente, que nos remete ao nosso primeiro amor. Uma leitura leve, que nos faz gargalhar em determinados momentos e ficar de coração bem apertado em outros.

Em seu romance de estreia Zoe nos conduziu a um enredo bem construído, onde nos chama para realidade do acesso a fácil à internet, onde uma simples postagem em rede social pode causar danos irreversíveis a uma pessoa. Encantou-me, e recomendo a leitura para todos possam também conhecer essa história de amor, amizade e crescimento capaz de superar qualquer obstáculo até mesmo à distância e à internet.
"- Sabe o que é um incidente incitante? [...]
- É o momento no começo de um filme em que alguma coisa acontece na vida do herói e muda tudo para sempre. Você viu Harry Potter, não viu?
Faço que sim com a cabeça.
- Então, o incidente incitante desse filme é quando o Hagrid diz pro Harry Potter que um dia ele vai ser um grande mago e entrega a carta para Hogwarts.
- Ah, sei.
Noah abaixa a cabeça, como se estivesse envergonhado.
- Acho que você pode ser isso pra mim.
- O que? Uma maga?
- Não! Meu incidente incitante."

7 comentários:

  1. Adorei a resenha Pati!
    Já estou aguardando a chegada do meu livro!
    E pelo visto será uma leitura deliciosa!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kari,
      A leitura passa que você nem sente.
      Tenho certeza que vai gostar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Oiee!
    Confesso que assim como você não conhecia absolutamente nada sobre esse livro, pela sua resenha deu pra perceber que esse é bem aquele tipo de livro fofo que a gente pega pra passar o tempo e acaba se apaixonando por ele.
    Não sou muito de ler livros assim, mas até que leria esse.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty!!! Vou acrescentar esse livro na minha lista urgente, pois sempre que voce recomenda um livro é certeza de que vou gostar!!! kkkkkk

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  5. melhor parte ever

    “- Se você pudesse escolher um personagem de ficção para um piquenique, que seria? – Noah pergunta.
    Sorrio. Suas perguntas aleatórias são ótimas para quebra o gelo.
    - Augustus Waters, de A Culpa é das Estrelas – respondo – Para poder trazer ele de volta à vida.
    - Ótima resposta. Eu levaria o cara meloso de Crepúsculo, para poder mata-lo.”

    Rindo para sempre

    ResponderExcluir
  6. Eu tambEm estou apaixonada por esse livro somente vendo a capa e lendo algumas coisas sobre ele.O romance entre Zoe e Noah deve ser bem fofo e agora preciso saber o que é o segredo que pode acabar com o que eles tem.

    ResponderExcluir