Resenha || Ruína e Ascensão - Trilogia Grisha #3 - Leigh Bardugo


Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Ruína e Ascensão - A capital caiu.
O Darkling comanda Ravka em seu trono das sombras. Agora o destino da nação depende de uma Conjuradora do Sol arruinada, de um rastreador desonrado e dos cacos do que antes fora um grande exército mágico.
No fundo de uma antiga rede de túneis e cavernas, uma fraca Alina deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e daqueles que a veneram como uma Santa. Porém, sua mente está na busca pelo misterioso pássaro de fogo e na esperança de que um príncipe foragido ainda esteja vivo.
Alina deverá formar novas alianças e deixar de lado velhas rivalidades, enquanto ela e Maly buscam pelo último dos amplificadores de Morozova. Mas assim que começa a elucidar os segredos do Darkling, ela descobre um passado que mudará para sempre seu entendimento sobre a ligação que os une e o poder que ela carrega. O pássaro de fogo é a única coisa que está entre Ravka e a destruição — e reivindicá-lo pode custar a Alina o futuro pelo qual ela tem lutado.

Este é o terceiro e último volume da trilogia Grisha e gente, como pode uma coisa que já é boa, ficar ainda melhor?
Leigh Bardugo me surpreendeu e muito com esse desfecho de arrasar e só o que posso dizer: "É que sentirei muitas saudades dos personagens que aprendi a amar com suas
qualidades e falhas e pelos quais tanto torci ao longo dessa incrível jornada entre Luz e Escuridão!
Degustei de pouquinho Ruína e Ascensão, justamente sabendo o quanto sentiria falta dessa conexão que Bardugo consegue nos fazer ter com as aventuras vividas por Alina e todos os outros!

Para quem não leu as resenhas dos volumes anteriores, poderá fazer aqui: Sombra e Ossos e Sol e Tormenta.

O amadurecimento de Alina neste terceiro volume é visto a olhos nu! Em Ruína e Ascensão a busca pelo terceiro amplificador se intensifica, pois somente desta forma Alina poderá derrotar o Darkling e acabar com a dobra, porém não se sabe o preço que tamanho poder irá cobrar dela, pois jamais alguém usou os três amplificadores e viveu para contar história. Só o que se tem são lendas de que os mesmos existem, e como sabemos, dois dos amplificadores Alina já possui. No final do segundo volume, vimos que Alina também tem um vislumbre do poder do Darkling diante a ligação que ambos possuem e ela pôde sentir na pele o preço cobrado, já que demorou um tempo para conseguir se recuperar novamente, enquanto mantida nas cavernas pelo Aparatt. Ao se recuperar ela toma rédeas de seu poder e lidera um grupo em busca do necessário. Em meio as emoções dessa busca ela precisa lidar com os sentimentos e necessidades, ponderando o que sente por Maly, Nikolai e até mesmo pelo Darkling. 
Eu acho que esse terceiro volume poderia ter o dobro de páginas para que a autora pudesse aprofundar mais alguns fatos que foram apenas pincelados.. Mas não me decepcionei de forma alguma! Amei cada página escrita!

Então minha gente.. Com quem será que Alina termina? Será que ela encontrará o terceiro amplificador e o que será que acontecerá com ela após o uso de tanto poder?
Descubram lendo! 

Volto a dizer eu amo o Darkling!! Eu sei, eu sei que ele é o vilão, ao menos isso que todos acreditamos! rsrs

Uma história fantástica e intrínseca que arrebatará o leitor mais exigente!

Quem espera um final cheio de borboletas e fogos de artifícios, leu a trilogia errada! Logo avisando, pois Bardugo é o tipo de autora que mostra não somente o lado bonito, mas também aquele que muitos leitores não estão preparados para ler!


7 comentários:

  1. Conheço essa série, até tentei ler, mas não fluiu, não consegui ir até o final. O livro é bom, mas não fez meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini!!! Quero muito ler essa série, mas tenho tantos livros pra ler que estou me segurando pra não comprar mais, mas tá tão dificil isso que estou quase surtando!!!kkkk Pretendo ler assim que possivel!!

    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas já ouvi muito falar da mesma. Dizem que a leitura é maravilhosa e fantástica! Quem sabe um dia eu a leia né!?.

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, sou louca pra ler essa trilogia.. E a autora vai na Bienal do Rio *0*

    Pelo visto ela vai fechar a história com chave de ouro :3
    fico feliz de não ser algo previsível e também que apesar de mostrar um lado bonito dos acontecimentos a autora também vai surpreender a todos XD

    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Apesar de tantos elogios na resenha eu não me sinto tentada a ler esse livro, sei lá, pra mim não rolou aquela identificação então provavelmente não o lerei, deixo pra quem curte o gênero.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que trilogia brilhante,é ótimo quando o escritor não nos dá só a beleza dos fatos pois assim se torna mais real.Tenho curiosidade sobre esses livros já faz um tempo mas nunca parei pra me aprofundar e descobrir mais sobre ele.E as capas da trilogia toda são lindas.

    ResponderExcluir
  7. Eu tô morrendo demais! Eu amava o darkling sério, mesmo ele sendo o vilão, não sou muito fã do Maly! Quando achava que ninguém superaria o Darkling o Nikolai aparece! EU NÃO ESTOU PREPARADA PRA SABER O FINAL DISSO! Estou acabando o segundo e surtando...

    ResponderExcluir