Resenha || Alma? - O Protetorado da Sombrinha #1 - Gail Carriger


Editora: Valentina
Páginas: 308
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Alma? é um Steampunk para lá de fantástico! Amei conhecer Alexia Tarabotti e todo seu sarcasmo, humor inteligente e sua obsessão por se meter onde não foi chamada! rs

Alexia é uma solteirona convicta e fora dos padrões. Ela nasceu sem alma, com uma estrutura nada delicada, como ela mesma diz: "com partes avantajadas e grandes"; com sangue italiano e uma personalidade forte, mesmo com todo "jeito" possível para uma moça de estirpe, ela não mede esforços para expor o que pensa e se meter em encrencas, chamando a atenção do DAS e de todo o grupo sobrenatural de Londres! Ela é preternatural, ou seja, através de seu toque consegue anular os efeitos sobrenaturais de outras espécie, funcionando como um antídoto momentâneo para os lobos, vampiros e afins. Em Londres os seres sobrenaturais vivem em comum acordo com as pessoas normais, porém em dado momento percebe-se que estão desaparecendo seres sobrenaturais e logo mais tarde descobre-se um grupo disposto a descobrir e estudar tais seres para que supostamente possam manter a população não sobrenatural a salvo dos "monstros" que andam a solta! 

Lorde Maccon é o lobo alfa e também responsável pelo DAS, que cuida da ordem da população em questão. Lorde Maccon é simplesmente temperamental como diz na sinopse e muito atraente, seus encontros com Alexia rendem boas discussões e mesmo acostumado a ser o tal, Lorde Maccon se vê perdidamente louco pela preternatural, em todos os sentidos! É interessante ver esse romance evoluir, pois Alexia, apesar de ser uma moça de família, fica intrigada com a fisiologia de Lorde Maccon (a tá!) e explora as percepções dos beijos, e toques sempre que possível! rsrs 
É engraçado e inquietante ver esse casal nos seus encontros e desencontros.. Alexia possui maneiras a frente de sua sociedade o que acaba chamando ainda mais a atenção de Lorde Maccon!


Outros personagens também abrilhantam a história como o professor Lyall, que é o segundo no comando de Lorde Maccon, um homem astuto e que sempre acrescenta algo. Ele é observador e sagaz em suas colocações e percepções. Lorde Alkedama, é um vampiro antigo e que sempre está por dentro dos babados da sociedade. Um homem culto e educado, grande amigo de nossa protagonista e também com um humor ímpar!

Ler Alma? foi pra lá de divertido e instigante, o que só me deixou ainda mais curiosa pela continuação, já lançada aqui no Brasil pela Editora Valentina; que diga-se de passagem fez um ótimo trabalho nessa publicação!

Para quem não sabe já são três livros lançados aqui no Brasil pela Valentina e podem ficar tranquilos que temos a palavra da Editora que teremos todos os demais livros da série! 

Que venha Metamorfose! Ansiosa!


6 comentários:

  1. O livro parece ser legal, apesar da capa e do título não ter nada a ver com a história.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, pois adoro historias sobre vampiros e lobisomens!!!

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  3. Ain, eu estou louca para ler esse livro parece ser fantástico e a história então? Parece ser impecável. Quero para ontem!

    ResponderExcluir
  4. Outro livro que sou louca pra ler, apesar de falarem MUITO bem dos livros, teve uma vez que a editora cogitou para de publicar no 2° livro, porque não estava tendo o retorno esperando.
    Mas é bom que não pararam de publicar neh?
    A história é diferente, algo que não se encontra em qualquer livro. E com certeza quero comprar pra ler

    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Só li elogios até hoje sobre esse livro, tenho muiiiita vontade de lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade.
    Já gostei da Alexia, ela me parece ser uma pessoas extremamente decidida e sem frescuras.
    Amo livros sobrenaturais e esse tem tudo o que gosto, lobos, vampiros, elfos e tudo mais.
    Espero esse ano conseguir lê-lo e todos os outros já lançados por aqui.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada no estilo Steampunk mas essa série parece ser bem interessante.Gostei da protagonista ser avançada pro seu tempo isso sempre rende risadas e confusões.

    ResponderExcluir