Resenha || Mentirosos - E. Lockhart



Editora: Seguinte
Páginas: 272
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.



Recebi esse livro em parceria com a Companhia das Letras e o que posso dizer sobre ele? Não achei que seria uma resenha tão difícil de realizar, pois não posso falar demais sem entregar o que acontece de fato. Então tentarei falar sobre a história e personagens e até mesmo sobre como me senti ao término sem estragar a surpresa! Palavras que definem bem o meu sentimento com relação a esse livro: “Surpreendente; enigmático e perfeito a sua maneira!”.

"Bem vindos a família Sinclair
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.
Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos 
democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo,
temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis. 
Não importa se o divórcio retalha os músculos do nosso
coração a ponto de mal conseguir bater sem esforço. Não
importa se o dinheiro do fundo de investimento está 
acabando, se as faturas do cartão de crédito não são pagas
e se acumulam sobre a bancada da cozinha. Não importa
se tem um monte de frascos de comprimidos sobre a mesa
de cabeceira.
Não importa se um de nós está desesperadamente, 
desesperadamente apaixonado.
Tão
apaixonado
que medidas desesperadas
precisam ser tomadas.
Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra.
Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha
particular perto da costa de Massachusetts.
Talvez isso seja tudo o que você precisa saber a nosso respeito."
 

Em Os Mentirosos conheceremos quatro jovens que passam seus verões em uma ilha particular. Três desses jovens pertencem à abastada família Sinclair, enquanto o quarto é um convidado. Jonny, Mirren, Candy e Gat costumam ter os melhores verões juntos na ilha de Beechwood, cujo dono é ninguém menos que Harry Sinclair, o patriarca da família. A ilha é composta por quatro casas, sendo uma a principal, pertencendo a Harris Sinclair e as demais a suas filhas Carrie, Bess e Penny. Tudo começou no verão dos oito (oito anos) quando Carrie leva seu namorado para a ilha juntamente com o sobrinho dele, Gat, que se tornou grande amigo de Jonny, um Sinclair, assim como a mãe. Logo que eles chegam à ilha, os quatro meninos tornam-se amigos inseparáveis, ao menos durante os verões, já que quando o mesmo acaba eles não mantém qualquer contato.
No verão dos quinze (quinze anos), Candy não sabe exatamente o que aconteceu; só o que sabe é que deve ter sido algo realmente marcante para que sua mente a obrigasse a esquecer e como recompensa, seja lá pelo que for, no lugar das memórias ficaram horrendas dores de cabeça.
No verão dos dezesseis, mesmo que deseje ir para a ilha, sua mãe a obriga a sair em uma viagem com seu pai e então Candy não pode ver os seus Jonny, Mirren e Gat.. E passa a escrever e-mails para eles, sem nunca obter uma resposta na verdade. Ela não entende como podem não responder, ou mesmo terem entrado em contato após o seu “acidente” na ilha. Tudo bem que eles sempre foram assim, estavam juntos apenas quando chegava o verão sem manterem qualquer contato, mas mesmo assim isso incomoda muito Candy.
Finalmente no verão dos dezessete, sua mãe Penny a leva para a ilha e o reencontro com a família, os mentirosos (Jonny, Mirren e Gat) e todo o resto, vai trazendo lembranças a muito esquecidas. Lembras pode ser doloroso, mas também pode ser o que é necessário para seguir em frente!

Uma história incrível, escrita de forma maestral que prende os leitores ao seu mistério do começo ao fim! Impossível não se perguntar diversas vezes: “o que estou deixando passar? O que será que aconteceu?” durante toda a leitura, até que finalmente temos um desfecho que eu jamais imaginei durante o processo de leitura!
A família Sinclair é uma família como qualquer outra com seus segredos, mentiras, desavenças, inveja, amor.. Só que com muito dinheiro! Ao menos é isso que imaginamos ao iniciar a leitura.. Mas logo percebemos que alguns vivem de aparências, gastam mais do que deveriam e todos possuem uma coisa em comum, são Sinclair e os mesmos são superiores e não devem demonstrar em público sentimentos ou qualquer coisa que os desacreditem ou mesmo o depreciem!
Eu espero que vocês leiam esse livro, eu espero que todos leiam esse livro, porque realmente é muito bom!
 

19 comentários:

  1. Karini!
    Tenho lido boas resenhas (como a sua), sobre o livro.
    Realmente é intrigante e instiga a curiosidade de desvendar os segredos da família Sinclair e saber o que realmente aconteceu com Candy.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy achei muito interessante e espero que também goste!

      Excluir
  2. Olá
    Tudo bem?
    Eu Li Mentirosos e adorei, é uma leitura muuuito interessante e diferente de tudo que costumo ler, também concordo que todos deveriam ler, eu esperava um pouquinho mais, porém, não sai decepcionada.
    Ótima dica e resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-amor-um-cafe-nova-york.html
    Comente ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito!
      Sinceramente não tinha imaginado o final..

      Excluir
  3. Oi, já li várias resenhas que falam bem sobre o livro mas nunca me interesso... parece ser uma boa leitura mas algo me incomoda :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sentia assim! Antes de receber, ele sequer estava nos meus desejados, mas fiquei bastante surpresa e pensando pq antes não tinha me interessado..
      A capa não me chamou atenção e a sinopse tb não.. mas a leitura em si surpreende!

      Excluir
  4. Oi, tudo bom?
    O livo parece ser muito interessante, só que confesso que achei o enredo meio fraquinho, acho que a autora poderia ter trabalhado melhor no livro, ainda não li, porém creio que em breve estarei lendo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem sim e você?
      Como disse acima.. eu não tinha interesse nessa leitura até receber e depois de ler.. me surpreendi muito!

      Excluir
  5. Oi Karini. Nossa, este livro está super comentado. Pelo jeito, o mistério da família Sinclair parece ser mesmo incrível. Adoro este tipo de livro, que tem um final surpreendente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou me conçando de curiosidade para ler esse livro, mas estou com outros na frente e infelizmente ele terá que esperar um pouco.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Me interessei pela leitura, livros enigmáticos costumam me cativar, dificilmente eu consigo larga-los depois que comecei a ler. Esse parece ser bom e carregar uma dose emotiva junto com o desenrolar da história. Já estou louca para saber porque ela foi simplesmente esquecida pelo seu grupo, acho que algo aconteceu.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karini,
    Já me sinto curiosa em relação à família Sinclair e ao "acidente", espero lê-lo em breve.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini. Eu adorei esse livro! Juro que não consegui imaginar aquele final de jeito nenhum, eu imaginei inúmeros outros desfechos mas não aquele e achei ele super interessante. Eu li o livro em uma tarde e nossa, fiquei até confusa com meus sentimentos depois de terminar a leitura. Que família!

    ResponderExcluir
  10. caramba! Só a resenha conseguiu me prender e eu to me roendo de curiosidade, infelizmente nao vai dar pra comprar o livro, vou ter que ler em pdf.

    ResponderExcluir
  11. Que curiosidade essa minha viu, só pela resenha já perdi as unhas imagina se eu ler o livro, fico sem os dedos, hehe

    ResponderExcluir
  12. Que curiosidade essa minha viu, só pela resenha já perdi as unhas imagina se eu ler o livro, fico sem os dedos, hehe

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro faz umas duas semanas e gostei bastante. A E. Lockhart tem um jeito de escrever que prende a gente e os personagens dela são bem construídos também. Quero ler mais livros da autora!

    ResponderExcluir
  14. Faz tempo que vejo as blogueiras gringas, falando desse livro, e não via a hora de ele vir para o Brasil, infelizmente não pude comprar ainda.. mais assim que der eu vou... e essa resenha é claro me matou de mais curiosidade!!!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser incrivel, porem estou com o pé atras em relacao a leitura. mas quem sabe um dia eu nao o leia ne!?

    ResponderExcluir