Resenha || Um Deles - Os Filhos das Sombras #1 - Margaret Peterson Haddix


Editora: Fundamento
Páginas: 128
Lucas nunca foi à escola ou a qualquer outro lugar da cidade onde vive. As únicas pessoas que ele conhece são a mãe, o pai e os dois irmãos mais velhos. O motivo? Lucas é um dos filhos das sombras, como são chamados os terceiros filhos, proibidos pela Polícia de Controle da População.
Por doze anos, ele viveu escondido dentro de casa. Em dias de sorte, ia até o bosque sentir o cheiro das árvores. Agora, com a construção de um condomínio de luxo próximo à fazenda de sua família, ele nem pode ir até o jardim. Mas, em uma manhã fria e chuvosa, Lucas avista o rosto de uma menina na janela de uma das novas casas da vizinhança, onde ele sabe que moram duas outras crianças. E, então, finalmente, ele conhece Jen, uma criança igual a ele, alguém que nunca deveria ter nascido. Mas as semelhanças entre os dois param por aí. Ao contrário dele, a menina tem sede de liberdade e está disposta a arriscar tudo para sair das sombras. De uma hora para outra, Lucas se vê obrigado a tomar a decisão mais importante de sua vida. Será que ele se atreverá a participar dos perigosos planos de Jen? Ou viverá para sempre no anonimato?

Um Deles - Os Filhos das Sombras (primeiro volume de uma série) é uma história interessante, pois nela o governo proíbe as pessoas de ter um terceiro filho, chegando até a impedir com algum tipo de intervenção médica. Porém isso não impede que terceiros filhos nasçam, e quando isso acontece, os pais são obrigados a ocultá-los mantendo-os trancados dentro de casa. Sem poder interagir com o mundo! Isso é no mínimo desconcertante e é assim que conheceremos Lucas, um menino de doze anos que não sabe nada sobre o mundo além do que os seus pais lhe contam, antes para ele era normal viver assim, porém conforme foi crescendo passou a não ser suficiente brincar escondido no quintal ou ajudar seu pai na fazenda. Ele tem vontade de ir à escola, conhecer pessoas e etc. Mas isso é impossível, pois caso seja descoberto pelo governo ele poderá até ser morto. Lucas não sabe com certeza as motivações para ter de se esconder e descobre quando uma parte de sua fazenda é vendida para a construção de casas. A partir desse momento, o pouco de liberdade que ele tinha passa a ser nenhum. Nem mesmo sentar-se com sua família a mesa da cozinha para uma refeição é permitido. Ele tem de ficar a beira da escada que dá para o sótão, pois com a proximidade de uma nova vizinhança onde antes só havia bosques traz o terror da descoberta até a sua filha cobrando-lhe um preço ainda mais alto do que pagou até hoje por ser um terceiro filho. Lucas sente-se cada dia mais triste e passa a ver o pouco do mundo exterior através do duto de ventilação do seu improvisado quarto.. Quando descobre um possível terceiro filho na casa dos esportes (ele dá nome às casas que consegue ver). Isso o faz ficar curioso e pouco a pouco ele desenvolve um plano para ir até a casa e investigar o possível terceiro filho que há nela! É quando descobre Jen, uma jovem destemida que planeja uma caminhada de "filhos das sombras" rumo ao governante na intenção que possam ser autorizados a existirem, sair das sombras e ser livre!
Será que isso é possível? Em um governo que insiste que as motivações são pela falta de comida? Motivações essas que são desacreditadas inúmeras vezes por biografias da oposição.
Jen insiste para que Lucas faça parte da passeata, e ele com medo, decide não participar, afinal sua família não tem condições financeiras como a dela ou a de tantos outros que Jen acredita que lutará na causa. Com isso algo devastador acontece e acaba dando a Lucas a oportunidade de sair das sombras com uma nova identidade, sendo ajudado pelo pai da Jen que é alguém do governo.

O que será que vem a seguir? Conseguirá o grupo de Filhos das Sombras ser livres? Descubram lendo!

Eu adorei cada página virada, pois realmente fico imaginando que coisas assim poderão nos acontecer daqui a alguns anos, ou muitos. Pois nosso mundo cresce de forma desenfreada ao mesmo tempo em que esgota os recursos naturais necessários para a sobrevivência humana!
A forma como Margaret Peterson escreve é fácil e fluída fazendo com que o leitor sinta-se completamente ligado e interessado!
A capa condiz muito com a história e a diagramação, apesar de simples está bem feita!
Recomendo! Um livro que pode ser facilmente lido e apreciado por pessoas de diferentes idades!

4 comentários:

  1. Olá Karini,
    achei bem original essa história. E trágica também! Lucas corre o risco de ser até morto e nem pode se sentar na mesa para uma refeição? Nossa '-'.
    Espero que o grupo de Filhos das Sombras fiquem livres! E espero que isso que você imagina não aconteça, não por um bom tempo... Ou então teremos uma Jen e um Lucas na vida real que lutarão para serem livres, não acha? u.u
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Na China ja não acontece isso?
    Assisti uma série (Terra Nova) que tinha essa lei também, é uma coisa bem interessante de ser lida e fiquei querendo esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini !
    Gostei muito do livro e principalmente do tema acho que com certeza essa sera uma possibilidade pro futuro mas acima de tudo fiquei com muita do dos filhos da sombras que como lucas nunca conviveram com o pessoas diferentes de suas família !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini, eu não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda e estava bem interessada nele, imagine agora como fiquei depois de ler sua resenha. Não vejo a hora de devorar este livro.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir