Resenha || Sombra e Ossos - Trilogia Grisha #1 - Leigh Bardugo



Editora: Gutenberg,
Páginas: 288
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Assim que esse livro lançou eu comprei, pois é o tipo de enredo que chama minha atenção de cara. Quando iniciei a leitura fiquei fascinada pela história criada por Leigh Bardugo. Sombra e Ossos é o primeiro volume da trilogia Grisha publicado pelo Gutenberg.

A história nos é apresentada sob o ponto de vista de Alina uma jovem órfã que não tem nada de especial e segue sua vida servindo o primeiro exército (composto por pessoas comuns/sem poderes) como cartógrafa (faz mapas) ao lado de seu melhor amigo, Maly, que diferentemente de Alina, se destaca pela beleza, lábia com as garotas e também um excelente rastreador, sendo muito útil aos propósitos do primeiro exército. O segundo exercício é composto por Grishas (falo deles mais abaixo).

Em dado momento durante uma viagem a Dobra das Sombras, lugar sinistro, que todos temem por ser tomado de escuridão e seres macabros e fatais o grupo é atacado; e quando Maly é atacado, Alina, com medo de algo ruim possa acontecer com Maly, neutralizas o perigo deixando todos embasbacados. Descobre-se aí, que ela é uma conjuradora do sol, muito poderosa e então vê sua vida mudar da noite para o dia, pois de uma simples jovem sem importância, ela passa a ser de grande valia indo parar junto aos Grishas para ser treinada. 
Esse grupo denominado Grishas, são pessoas que dominam a Pequena Ciência, sendo capazes de controlar água, fogo, ar.. Esse grupo é liderado pelo Darkling, o conjurador das trevas, capaz de controlar as sombras e que está abaixo apenas do Rei, na hierarquia criada por Bardugo. 

O povo de Ravca; além de possuir inimigos de outros povos temem a Dobra, pois lá se encontram esses seres que atormentam e matam sem piedade, a única pessoa capaz de espantar esse mal, é a Conjuradora do Sol, ou seja, Alina. A história é eletrizante e pega o leitor de jeito! Darkling é um personagem que me ganhou de cara, sombrio, belo e enigmático! #adoro. Alina cresce a olho nu no decorrer da história e isso é completamente emocionante de se ler!
Maly é o Maly, todos amam ele é amigo, leal e fiel!
Todo o mundo criado por Bardugo é único e recheado de aventuras e seres incríveis e singulares. Amo histórias do gênero e principalmente quando o autor “brinca” com a imaginação e criatividade de forma engenhosa ligando os pontos sem brechas.. 

Estou fascinada e terminei a leitura com gostinho de quero mais!
Já estou lendo o segundo volume que veio com o título Sol e Tormenta e que promete ser tão bom quanto seu antecessor! 
Outra coisa que não posso deixar de mencionar é que capa, diagramação e revisão estão mais que perfeitos! A Gutenberg faz um trabalho incrível em suas obras e isso com certeza encanta ainda mais os amantes de livros como eu, como você! 

Eu mega amei Sombra e Ossos! Que venha o próximo!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini!!! Já havia visto esse livro e apesar de achar a capa linda não tinha lido a sinopse, mas agora estou louca pra ler o livro!! Adoro temas sobrenaturais e de fantasia então acho que vou gostar desse!!! Ainda não conheço essa autora, mas até agora não vi nenhuma critica negativa sobre ela!!

    Parabéns pela resenha!!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Karini,
    as capas não tanto, mas o que achei perfeito mesmo foi os títulos dessa trilogia, gostei muito!
    A história é boa... Adorei os Grishas que controlam água, fogo e ar ^.^
    Sombrio, belo, misterioso e enigmático? Darkling também já me ganhou!
    Espero amar como você amou :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Karini, já tive visto esse livro por aí mas não sabia do que se tratava e achei a história bem legal, fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini!
    Adorei a resenha o livro no começo não me chamou muito atenção ja tinha visto ele mas nunca parei pra ser a resenha mas assim que li me arrependi de não ter lido antes adorei e o tipo de livro que gosto de ler e já esta na minha lista !!

    ResponderExcluir