Resenha || Para Onde Ela Foi - Gayle Forman



Editora: Novo Conceito
Páginas: 219

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.





“Toda manhã eu acordo e digo a mim mesma: É apenas um dia, um período de vinte e quatro horas para passar.” 

Depois de muitas lágrimas derramadas em “Se eu Ficar”, você deve pensar que o próximo livro da duologia será mais sereno, mais tranquilo aos nossos corações. Ah! Quanta ilusão... Seu coração vai sofrer, será pisoteado e massacrado. Desculpa, tenho que ser realista. 

Tenha em mente o final de “Se eu Ficar”; a partir dali se passam alguns anos e teremos uma narrativa no ponto de vista de Adam. Será complicado escrever a resenha sem dar alguns spoliers, mas vou tentar. Caso aconteça podem brigar comigo nos comentários. 


A narrativa começa nos dias atuais, onde a banda de Adam estourou. Eles são sucesso no mundo todo. É nesse ponto onde constatamos que ele cumpriu a promessa, lembram? Teremos uma alternância entre alguns fatos do passado e é ai que para mim o bicho pegou, o sofrimento de Adam é algo tão palpável e doído que é quase inevitável você não ir às lágrimas. 

Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso.”

“Levanto o olhar novamente. Seus olhos ainda estão lá, ainda olhando para mim. E eu tenho certeza absoluta de que ela vai tocar esta noite.” 

O decorrer da história, vai nos guiando ao que é mais provável, não posso dizer que é esperado que alguns fatos venham a ocorrer, porém algumas coisas são surpreendentes, e são essas surpresas que me levam a dizer que “Para onde ela se Foi” é o meu favorito em relação ao primeiro. Gayle tem uma escrita poética e a leitura fluiu rapidamente. O que posso adiantar é que absolutamente nada ficou sem explicação, porém, eu queria um pouco mais. 

Fica então a saudade desse casal adorável, porém a autora tem mais um livro publicado pela Novo Conceito: “Apenas um Dia”, que em breve será resenhado aqui no Mix. Bom, meus amores, então é isso. Adorei essa duologia e agora só me resta recorrer à releitura e ao filme para ir matando a saudade quando ela apertar. Boa leitura a todos! 

“E foi egoísta o que eu pedi que ela fizesse, mesmo que terminasse sendo a coisa menos egoísta que eu já fiz. A coisa menos egoísta que tenho de continuar fazendo. Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido ticar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol. Ou mesmo sem isso. Só pra saber que ela estava em algum lugar aí fora. Viva.”

5 comentários:

  1. Olá Patricia,
    depois de ler sua resenha de “Se eu Ficar” e me apaixonar, continuo assim com "Para Onde Ela Foi".
    Não vi spoilers graves não, haha'. É bom que a fluiu, e que o segundo chega a ser melhor que o primeiro. Estou super disposta a deixar que meu coração seja pisoteado e massacrado com essa história u.u.
    E depois, claro, ver o filme também! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei o primeiro livro Se eu Ficar, estou doida pra ler essa continuação dessa história super emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia, o volume 1 eu adorei e não vejo a hora de ler este. Já estou me preparando para as lágrimas, sei que não vou escapar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, Para Onde Ela Foi foi bem melhor que o primeiro. Achei bem mais palpável os sentimentos que o Adam sentia, sua narração foi muito boa apesar de eu achar um pouco exagerada demais. Foi um bom livro e queria que tivesse um próximo ou um conto só pra mostrar como eles ficam depois do final.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não terminei de ler "se e ficar" mas estou ansiosa pra ler "Pra onde ela foi" adorei saber que a narrativa sera pelo ponto de vista de Adam esse personagem pelo qual me apaixonei e adorei saber sobre a banda dele!!!

    ResponderExcluir