Resenha Nacional II Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres


Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.

"Beleza estranha" é narrado em terceira pessoa e conta a história do protagonista Roberto, desde a sua infância até a sua vida adulta.
Inicialmente nos encontramos na década de 70, onde observamos um Roberto de 6 anos de idade mudando junto com a família para uma chácara no interior. 
Roberto deveria ter uma vida feliz com seu meio-irmão, sua meia-irmã e seu irmão mais novo, mas a realidade não é bem essa.
Seu pai, o homem que deveria ser o exemplo de vida de Roberto, é a figura constante dos tormentos dessa família. Um homem rígido, que usa da violência e da humilhação para manter-se soberano no seu reino.

"Era daqueles caras que achavam que mulher é produto de cama e mesa. Os filhos são posses, quase escravos. Homem nunca chora. Não hesitava em usar a violência. Se tivesse que partir para a agressão, não pensava duas vezes." 
(p. 10)

A dinâmica familiar é distorcida pelo medo, pelo terror e pela culpa. 
É nesse regime de terror que Roberto vai crescendo, se tornando um homem onde precisa tomar decisões difíceis. Como uma infância violenta tem impacto no molde do homem? Será ele um próximo monstro ou conseguirá atravessar a vida como um homem bom e íntegro?
O autor Tércio Ribas Torres leva o leitor nessa jornada pessoal, com uma escrita poética e intimista. "Beleza Estranha" não é um conto de fadas, uma fantasia onde torcemos para que um acontecimento mágico leve embora toda a dor. É uma história sobre uma pessoa comum, seu dia-a-dia, suas dores e seus amores, seu amadurecimento, suas perdas e desilusões e sobre os pequenos gestos que conseguem mudar a nossa vida.

O livro é cheio de detalhes que enriquecem ainda mais a obra. No início de cada capítulo temos letras de músicas, versos da bíblia, quotes de livros que combinam perfeitamente com o enredo.
Uma história que fala de família, superação e perdão. Um livro com um enredo que fala com o coração do leitor e o obriga a refletir sobre a vida e o que é realmente importante.

"- Estranho como a gente cresce e a união diminui - lamentava." 
 (p. 65)

5 comentários:

  1. Achei bem triste a vida do Roberto, o pai é de fato um monstro, tratando com humilhação o do próprio sangue. Mesmo mantendo a religião no livro, é um pelo qual me interessei e nem liguei para este fato, achei bem profunda a quote da 65.
    Uma família bem conturbada e principalmente ele, por ser uma criança que sofre de maus tratos do pai.
    Beijos Carol, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  2. To com esse livro pra ler aqui e só esperando um tempo livre aparecer pra pegar ele. Parece uma história muito difícil, muito sofrida.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!! O livro parece ser muito forte e no momento estou evitando esse tipo de leitura, mas vou acrescentar na minha lista para ler no futuro!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito desse tipo de livro mas adorei o titulo, pra quem for ler espero que gostem parece bem interessante o livro!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol!
    É um tema difícil de ser colocado em um enredo, porque geralmente aborda o lado psicológico das relações familiares e em como toda rigidez e autoridade paterna influenciam no resto da vida das crianças.
    Deve ser bem intrigante.

    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir