Resenha II A Formatura - O Teste - Livro 03 - Joelle Charbonneau



Editora Única, Edição 01, 2014
Sinopse - O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

"A formatura" é o desfecho da trilogia O Teste que tem como protagonista a corajosa Cia. O último livro começa exatamente de onde o segundo parou. Cia descobre que o líder dos rebeldes está do lado do Dr. Barnes e agora precisa decidir o que fazer para evitar um massacre de inocentes.
A questão é: Cia pode abrir mão de seus princípios e crenças para salvar inúmeras vidas? E mesmo que seja capaz disso, ela está consciente de que não poderá agir sozinha. Em quem ela poderá confiar?

Como os livros anteriores, existem muitos desafios a serem enfrentados. Desafios esses que necessitam não apenas da força bruta ou da violência, mas também de bom senso e inteligência, características essas que Cia tem de sobra.
O enredo demonstra não apenas o amadurecimento da protagonista, mas também daqueles que estão ao seu redor. Nem sempre esse amadurecimento significa tomar as decisões pensando no bem maior, mas ainda assim são palpáveis.
A autora Joelle Charbonneau não decepcionou os fãs nesse encerramento. A história contêm todos os elementos que fizeram os livros anteriores tão viciantes e ainda deixou um final coeso e que permite ao leitor desejar por mais histórias.

A capa combina com as capas dos livros anteriores e tem um significado especial que é explicado durante a leitura.
Além de Cia, vários outros conhecidos dos leitores que estavam no primeiro livro continuam, dessa vez para decidir de que lado realmente estão nessa batalha.
Para os fãs de distopias, a trilogia "O Teste" é irresistível.

5 comentários:

  1. Infelizmente não sei quem fez esta resenha, mas só posso dizer que esta série só tem levado elogios e não vejo a hora de ler, ainda mai por gostar de distopias.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu tenho o Estudo Independente mas não tenho o resto? E o pior é que eu to louca pra ler essa trilogia rs Parece que a protagonista amadureceu de um jeito bem real, pensando nos outros mas também pelo nela, que é o nosso normal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li a série, mas as capas são perfeitas, sempre me babo vendo elas. Pelo o que vi se diz a respeitos de guerra e sociedade, uso da força, a protagonista por ter amadurecido durante a série é quase comum, sempre acontece. Adoraria ler esta distopia.
    Um beijo a quem postou a resenha, está sem nome! :\
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de gostar muito de distopia não tive ainda oportunidade de ler essa série, porém tenho lido bons comentários sobre ela.
    Fico feliz em saber a que a autora deu um bom desfecho para o último livro.
    Adorei a cor da capa.
    cheirinhos
    Rudy
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Adoro distopias mais não tinha ouvido falar dessa ainda, mas com certeza quando terminar de ler jogos vorazes irei ler o teste .....

    ResponderExcluir