Resenha || A Árvore do Halloween - Ray Bradbury


Bertrand Brasil, Edição 01, 2014
Na noite do dia 31 de outubro, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, oito garotos vestem suas fantasias e saem às ruas em busca de Gostosuras ou Travessuras. Ao perceberem o desaparecimento de um nono integrante, o grupo decide explorar a casa mal-assombrada do outro lado da imensa ravina. Nos fundos da propriedade, eles descobrem uma gigantesca e magnífica árvore, repleta de abóboras de diferentes tons, formas e tamanhos. Em cada uma delas, há um rosto talhado. Eles nem imaginam o que estão prestes a conhecer. A trama, por meio de metáforas e personagens históricos, dá uma aula a respeito desta data tão comemorada ao redor do planeta. Os jovens, na perseguição pelo amigo desaparecido, viajam pelo tempo, passando pelo Egito Antigo, pela Grécia dos filósofos, e pela Paris medieval, aprendendo as origens do Halloween, bem como o porquê do terror, das mortes e das assombrações associados a ele.
A Árvore do Halloween é um livro que nos traz a história desta data tão famosa e aventuras em forma de personagens cativantes e singulares! E quem aí nunca se imaginou saindo por aí batendo de porta em porta e dizendo: "doces ou travessuras?" - Esse sempre foi um desejo íntimo meu desde criança, sair por aí em uma noite de Halloween e incarnar o momento como os americanos fazem, com fantasias aterrorizantes e adrenalina correndo solta! Delícia! 

É nesse clima que conhecemos Tom e seus amigos que estão mais do que preparados para a noite de Halloween, com suas fantasias macabras e legais, porém um fator os incomoda; a ausência de um dos amigos que é o Pipkin, e aproveitando a noite, o grupo resolve ir em busca não apenas de doces e travessuras, mas de respostas para tal ocorrido, ou mesmo, de um reencontro com o amigo!

O autor fundamenta a data tão festiva com fatos históricos e mescla a história de seus personagens no meio;  nos envolve em um tema interessante e, além disso, nos dá uma lição de amizade e companheirismo, mesmo em meio a personagens simples, mas que nos cativa imensamente!

Eu amei!
A capa está perfeita.. Diagramação perfeita com ilustrações bem bacanas que me encantaram e ajudaram muito a entrar ainda mais no clima de Halloween!
Uma amostra das ilustrações para vocês: (Perdoem as imagens não estar com boa resolução, meu celular quebrou e tive que tirar as fotos com o tablet que não é lá essas coisas)









6 comentários:

  1. Nossa, que linda essa edição *-*-*-* Você sabe dizer quem ilustrou o livro?
    Ainda não li esse livro do Bradbury, acho que vou aproveitar e comprar essa edição também :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Karini!
    A tradição aqui na Brasil é bem diferente, né?
    Sou apaixonada pelo Halloween também e ainda cultivo o sonho de um dia passar essa data nos EUA.
    Gosto ds literaturas infanto juvenis e o livro com um tema que gosta, ainda mais e cheio de gravuras, deve ser maravilhoso poder acompanhar essa aventura de amizade.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Amei essas ilustrações! Enriqueceram o livro com toda certeza. Também sempre tive vontade de sair fantasiada pra rua pra pedir doces. Gostaria muito de ler esse livro, parece ser muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Que linda as ilustrações, sempre me imaginei fazendo isso... mas nunca fiz :\ e achei legal o foco da história, de eles procurarem o amigo perdido, parece me mais um livro juvenil, mas para que qualquer pessoa se sinta feliz ao ler, ou não feliz.. sei lá não sei se é um suspense com esse sumiço :p
    Beijos Karini e até mais.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  5. Oi Karini!! Eu tambem tinha esse desejo de sair de casa em casa atormentando os vizinhos!!!kkkkkkkk
    Gostei muito da capa do livro e as ilustrações são incriveis, adoro quando ilustram os livros com mapas e outras figuras!!! Mais um livro pra minha lista!!!kkkkkkk

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Nossa sempre quis que aqui no Brasil tivesse Halloween acho o máximo, mas eu nunca imaginei que o Halloween tivesse tanta historia, acho que vou ter que ler o livro pra saber mais ....

    ResponderExcluir