Resenha Nacional || Fortaleza Negra - Trilogia Fortaleza Negra - Livro 01 - Kel Costa


Editora: Jangada
Páginas: 424
De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail... 

O livro tem como protagonista Sasha, uma adolescente de 17 anos que precisa se mudar junto com a sua família de Jacksonville para a Rússia graças aos ataques de minotauros na cidade. O grande problema para ela é que sua melhor amiga Helena e seus pais irão permanecer na cidade. As duas cresceram juntas e são inseparáveis e Sasha não se conforma com a mudança e a ideia de abandonar Helena.
Mas Sasha não tem escolha e vai parar na Rússia, para morar no complexo da Fortaleza que é onde os Mestres vampiros residem. 
Em um local com costumes diferentes e personagens com personalidades extravagantes (como por exemplo, seus novos amigos Lara e Kurt) ela vai se encantar pelo misterioso Mestre Mikhail. 

Os Mestres são personalidades reservadas e tem um papel fundamental para a raça vampírica. A primeira "aparição" deles foi em 1985 e acabou mudando o rumo da história da humanidade.
Um dos destaques do primeiro livro é o núcleo familiar de Sasha, sua mãe é uma mulher forte que sabe colocar ordem na casa; seu pai é um biólogo brilhante e seu irmão mais novo é o típico pentelho, que implica o tempo todo com Sasha.

A autora também nos apresenta Blake, um aluno novo que é muito inteligente e demonstra um interesse pela protagonista. Blake não é um personagem muito carismático. Em alguns momentos ele sabe a coisa certa a se dizer, em outros é evasivo e um pouco babaca.
Como primeiro livro de uma série, Fortaleza Negra prende a atenção do leitor com uma história complexa, com toques divertidos e cenas emocionantes.


"- Vampiros não morrem por falta de sangue, querida. - Pronto! Me senti uma burra. - Eles passam anos, décadas, séculos aprisionados e sem sangue, mas não morrem. Secam, viram um espectro, um vegetal.. Mas não morrem." (p. 94)


14 comentários:

  1. Eu li o livro semana passada...e gostei, mas achei que tinha varios pontos que podiam ser melhorados..
    a protagonista me causou muita raiva ao longo do enredo, vc fala pra ela 'fica' e o que ela faz vai.. '
    ela vê algo e dizem 'não conte para ninguém' o que a menina faz...ela fala..aiai, ela me irritou em muitas partes..gente que conta TUDO da vida para outras pessoas, me irrita(nervosa rs).
    Mas achei um livro muito bom e pretendo ler os outros. Mas que esta mocinha tome jeito(orando rs).
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livro com enredo místico!!! Mas as vezes quando a protagonista tem essa coisa de rebeldia, de fazer sempre o contra, de a vida ser um livro aberto me irrita um pouco rsrsrsrs, como pude perceber no comentário que Neny fez e nos relatou o que achou do livro. Eu não li o livro, mas fiquei meio assim, não sei se compraria, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Esse enredo do livro é bem diferente e me chamou a atenção exatamente por esse fator. Parece aquele típico cenário de prender o leitor do início ao fim. E pelo fato de envolver vampiros e minotauros, me deixou totalmente ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler este livro. Namorei tanto ele na Bienal... Como ainda é o primeiro volume, quero esperar pelo menos que saia outro antes de começar a ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oie,

    Livro da Linda Kel Costa, eu lia as fanfics dela e fiquei super feliz quando soube que ela tinha lançado um livro. *-* #happy
    Já comprei esse livro, mas na minha listinha de leituras ele vai ser lido apenas semana que vem. Todas as resenhas que eu vi dele foram positivas e estou com expectativas grandes quanto a leitura. Espero não me decepcionar, acho que irei baixar um pouco elas. Fiquei curiosa com essa guerra entre Vampiros e Minotauros. Ahhhhhh' Deixa eu terminar logo o que estou lendo e começar esse.

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que desde que li a sinopse desse livro, fiquei bem curiosa para poder ler porque amo o mundo dos vampiros e a Kel dá uma entonação diferente.
    Quero demais a série.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Fiquei meio com um pé atrás, principalmente pela sinopse que da a entender que vai ter um romance adolescente na história, o livro tem potencial pra ser uma fantasia/sobrenatural muito bom, com criaturas lendárias e acho que isso não deve ser misturado com uma menina adolescente em duvida entre qual cara ela quer ficar.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a sinopse do livro!
    Cheguei a ver o livro na Bienal, mas a capa não me encantou muito, então eu não parei para ler a sinopse.
    Não sei bem dizer se me arrependi, porque provavelmente esperaria para ler alguma resenha antes de compra-lo, mas confesso que o livro me chamou muito a atenção por duas coisas: Vampiros e Romance Adolescente. Eu simplesmente adoro! E quando li a sinopse fiquei encantada!
    Procurarei mais *-*

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a autora, mas adorei capa e resenha.
    E o tema é um dos meus preferidos, vampiros.

    ResponderExcluir
  10. Desde o lançamento eu me interessei pelo livro, primeiro adoro essas historias sobre vampiros e esses tipos de criaturas, sao incriveis *-* segundo um livro Nacinonal né, e eu ando lendo muitos livros nacionais e adorando todos, tenho certeza que esse vai ser mais um que vou adorar, e o mehor eu ja tenho o livro aqui \o/ agora é so encaixar ele na pilha de leituras... rsrs

    ResponderExcluir
  11. Estou muito interessada nesse livro e agora com a resenha fiquei mais ainda!!! Amo de paixão livros com temas sobrenaturais e de fantasia então estou muito curiosa a respeito desse!!!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não tinha conhecimento desse livro!! E adorei a premissa dele!! Tem tanto tempo que não leio um livro sobre vampiros, acho que eu já posso voltar para o gênero!! Vou adicionar esse livro aos desejados!! Adorei a resenha, esclareceu um pouco do que a sinopse não conseguiu transmitir!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
  13. Amo romance sobrenatural, com vampiro então nem se fala e esse parece excelente, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro da Kel deve ser maravilhoso,eu amo vampiros.Gostei de todo esse universo da Fortaleza e esses mistérios.Como vai ter continuação vou esperar um pouco mais de tempo pra ler.Fiquei curiosa para saber se a escritora vai dar um pouco de foco a Sasha e um possível romance com algum Mestre.

    ResponderExcluir