Resenha || Outlander - A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon




Saída de Emergência, 2014, 1ª Ed.
Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.


Com o fim da II Guerra Mundial Claire e Frank vão para a Escócia a fim de celebrar e se reaproximarem após 5 anos afastados. Dessa forma teriam a oportunidade de conhecerem a si mesmos novamente já que a guerra certamente os modificou. Frank é professor universitário e está estudando sua geanologia que vem justamente do local onde se encontram na Escócia.. Enquanto eles tentam se conectar. Frankie passa seus dias com um padre estudando seu passaso enquanto Claire perambula entediada a seu redor.. o passado não lhe interessa muito. Tudo que ela quer é descansar e aproveitar o tempo com seu marido, digamos.. na cama! rs 
Durante uma conversa entre o reverendo e seu esposo, Claire vai conversar com a s
Em determinado momento Claire e seu marido presenciam um ritual pagão de Druidas onde mulheres dançam ao redor de pedras ao nascer do sol, a visão relatada pela personagem é linda.. e como ela mesma declara, é algo que deveria ser ridículo, várias mulheres em trapos brancos dançando,  mas é belo e mágico e de certa forma ela tem certeza que estão presenciando algo que não deveriam.
Após esse episódio Claire retorna ao local para explorar a pedido de seu esposo que fica curioso para saber mais sobre a dança que presenciaram e nisso, ao tocar a rocha central é transportada para o passado no século XVIII onde ainda praticavam exorcismos por falta de conhecimento sobre a medicina, e haviam guerreiros e soldados medindo forças.. onde tudo que ela conhecia vinha de livros e de histórias contadas por seu esposo..

O enredo de Gabaldon é muito bem delineado em um cenário cheio de mitos folclóricos, mágia, lendas, muito romance e vários pontos históricos são relatados no decorrer da leitura o que torna emocionante ainda mais virar cada página. Somos transportados junto à Claire para essa era histórica e lançados nesse cenário devastador e ao mesmo tempo sexy, pois nele conhecemos Jamie.. Ah Jamie! (suspiros). 
No futuro, de onde Claire vem, ela era uma enfermeira, e no passado para onde ela foi, acaba tornando-se uma curandeira devido aos seus conhecimentos medicinais e também ao seu vasto conhecimento e interesse em botânica.
É muito interessante ver a transformação da Claire do futuro para a Claire do passado, pois os costumes são diferentes com relação as mulheres principalmente. No futuro, Claire era uma mulher mais solta, de vestimenta livre, falando o que lhe vinha a mente, algumas vezes até palavras inadequadas para uma mulher, porém ao se ver envolta no século XVIII teve de se adaptar rapidamente para não ser exterminada e confundida com uma intrusa e espiã já que eles vivem um período delicado. Porém mesmo que Claire de certa forma se mostre mais "adequada" aos costumes da época, ela não perde a sua essência, afinal, ela não é submissa, puritana, casta.. Ela nasceu para ser dona de si, livre, teimosa, dotada de personalidade forte e singular. Uma mulher que sabe o que quer e luta até o fim pelo seu ideal! Definitivamente ela é minha mocinha favorita!
Jamie é o tipo de personagem que é impossível não se apaixonar.. altruísta, lindo, gostoso, romântico, corajoso, delicioso, já disse gostoso? kkk Gente.. eu estou apaixonada! Sim.. Meu esposo que me perdoe! Eu quero ir para o século XVIII já! kkkkk

As faíscas entre Claire e Jamie são imediatas, mas não pensem que ela é mundana porque não é! Ela ama seu marido Frank.. Mas há uma imensa ligação entre ela e Jamie.. Eles estão destinados! As coisas entre eles, o vucu vucu em si não acontece de cara, ela segura a onda e claro que pensa em seu marido, em voltar para casa e sente-se confusa e se é que há uma forma de retornar ao seu século. Nesse passado onde Claire foi parar há um antepassado de seu esposo e inimigo de Jamie, Jack Randall.. Ser nojento, insuportável, odioso, violento, ruim, monstruoso! Sim! Eu odeio ele! Mas não confundam.. O esposo de Claire é maravilhoso e muito amoroso!

Há outros personagens fascinantes na história. O livro possui cerca de 800 páginas de puro deleite! Apesar do salto no tempo o livro retrata bem a época descrita e os fatos históricos. 
Fiquei encantada a cada página virada e terminei o livro com aperto no coração e sensação de quero mais imediatamente!

Para quem não sabe a série de livros foi adaptada para a TV e pode ser encontrada em alguns sites como o Series Empire, cuja qualidade de imagem e legendas eu recomendo!

7 comentários:

  1. Oi Karini, o livro é ótimo mesmo, acabei de ler e adorei! Acho que vamos ter que dividir Jamie e não só entre nós duas, mas tenho certeza que toda mulher que ler este livro vai se apaixonar por ele também!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karini!
    Eu já li um livro parecido com esse, chama As Espirais do Tempo, a moça tambem viaja pro passado e se não me engano é até na Escócia mesmo, mas tenho certeza que Outlander deve ser melhor, mais bem elaborado. Tenho vontade de ver a série.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini, amei o livro, o Jamie, a Claire... Como eu disse no intagram, espero que o volume 2 chegue logo. Fico me perguntando como a autora vai trabalhar com o caso do odiado Jack. Tenho a impressão que teremos mais de Frank neste segundo volume, para nos deixar mais divididas, já que neste, Jamie ganhou com folga...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha do livro, eu estou mega curiosa para ler ele e é claro ver a série completa, assisti ao primeiro episodio e adorei, como eu amo essa viajem para o passado, é claro que irie amar ambos, serie e filme.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, fiquei encantado com a quantidade de páginas que possui, adoro!
    Fora a capa, a sinopse e todas as resenhas que li, sensacional.
    A série não irei assistir enquanto eu não ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  6. Jamie,que homem é esse?já estou apaixonada.Gostei muito desse relançamento feito pela saída de emergência mas são tantos livros e ainda estamos no primeiro :( A história me prendeu de uma maneira incrível agora vou passar a acompanhar a série de TV também.Diana é uma excelente escritora.

    ResponderExcluir
  7. Oi Karini!!! Eu já quero ler este livro e agora com sua resenha estou ansiosa!!!kkkkkk Não sabia sobre a série de TV vou acompanhar tambem!!! Valeu pela dica!!!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir