Resenha || Alto Risco - Andrew Gross




Ty Hauk está abalado com as notícias. Uma amiga próxima que ele teve no passado, juntamente com o marido e com a filha, foram brutalmente assassinados dentro de casa por intrusos violentos. Agora, ele irá arriscar tudo que ele ama para se vingar da morte dela... Um banqueiro abastado vê o mundo desmoronar ao seu redor e sabe que a sua família está em um perigo insondável... Uma agente do governo dos Estados Unidos vê transferências bancárias repentinas de milhões em dinheiro e suspeita que este é o primeiro passo num enredo para desencadear uma onda de pânico global... O investigador de segurança privada, Ty Hauck, com Naomi Blum, uma agente obstinada do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, desvendam como estes eventos se relacionam, revelando um esquema de alto risco que se estende de Nova York a Londres e à Europa Central e dá um novo significado à frase “muito grande para falir”. O que começou com uma tragédia que abriu uma porta para o passado de Hauck – uma porta que ele pensou que estava há muito tempo trancada – termina com uma corrida frenética para evitar um desastre que poderia abalar toda a segurança dos Estados Unidos – e até mesmo do mundo.

"Alto Risco" é uma trama mirabolante repleta de personagens intrigantes e sedutores. O livro de Andrew Gross traz como protagonista Ty Hauk, um ex-policial que após anos dedicados ao uniforme decidiu migrar para o setor privado. Dividido em seis partes, o livro apresenta uma história que tem impacto no mundo inteiro. Cada personagem é como uma peça de xadrez, sendo manipulados por uma mente genial.

Conforme e a sinopse explica , o foco do livro está em pessoas importantes da Bolsa de Valores que começam de forma aleatória a serem assassinados ou a cometerem suicídio. 
Ty é um personagem complexo, com uma história pessoal difícil e triste. O seu passado é repleto de perdas, até mesmo uma filha dele faleceu. E foi nesse passado sombrio que ele conheceu April Glassman. Apesar de seu passado triste e de ser um homem honrado, ele consegue ser carismático e frustrante ao mesmo tempo. Ty tem um bom relacionamento atualmente, e coloca tudo em risco diversas vezes durante a história, graças as suas omissões. Sua namorada é ótima, não é do tipo pegajosa ou exigente e sabe quando ele precisa de espaço.

Naomi é inteligente, perspicaz e tem um humor sarcástico que combina com Ty. A interação entre os dois é ótima e a história pessoal de Naomi também é forte.

"Via de regra, Hauck confiava tantos 
em agentes do governo quanto em vendedores de carro." 
(p. 185)

Acontece que April e sua família é assassinada e seu marido trabalha na Bolsa. Ty não acredita no resultado da investigação oficial, então começa a utilizar a sua influência e experiência para investigar. 

O que ele não pode imaginar é o tamanho da conspiração em que ele está se envolvendo. A trama foi desenvolvida de maneira coesa, mas também de forma enigmática. O leitor acaba tendo que juntar as informações conforme elas aparecem para montar um quadro realmente assustador. 

Para os fãs de tramas policiais, sem dúvida "Alto Risco" de Andrew Gross é recomendado. Suspense, mistério, conspirações são apenas algumas das surpresas que encontramos no livro.

"Se algum dia ele mereceu ser salvo, essa condição 
já prescrevera há muito tempo. Os pedaços de sua 
alma tinham se dispersado globo afora. Como um 
tornado F5 devastando a cidade. Aniquilando quase tudo. 
Dispersando o restante."
 (p. 196)

5 comentários:

  1. Esse livro com certeza foi feito pra mim, amo tramas policiais complexas e faz tempo até que não leio uma. Alto Risco parece ser aquele que faz a gente quebrar a cabeça até chegar ao final, me interessei bastantes.
    beijos Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa do livro super interessante, mas não pretendo ler ele por agora, quem sabe mais para frente, porém me parece ser um livro que vale a pena ser lido, adorei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Olha, sua resenha está divina, viu.
    Amo tramas e romances policias, livros assim conseguem nos prender até o final.
    Quero esse livro pra mim desde já ;)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro mas me interessei muito por ele,sou bem chegada em dramas policiais ainda mais aqueles que buscam resolver casos pessoais.E espero que Ty seja um personagem bem desenvolvido já que a história exige isso para funcionar 100%.Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol!!! Livros policiais não são muito a minha praia, por isso não me empolguei muito com esse livro, mas para quem gosta do genero deve ser bem interessante!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir