Resenha Nacional || "Eterna" - O Som do Amor - Bianca Sousa




Kindle, 2014, 1ª Ed
"Uma história sobre amor, morte e depois. Bernardo Milano é um violoncelista talentoso que tem sua vida arrancada de forma abrupta: é assassinado no dia de sua estreia como solista no Theatro Municipal de São Paulo. O crime choca todo o país, em especial a cientista Cecília Ferreira que sem saber, faz um trato com uma entidade voodoo. Bernardo desperta de seu túmulo, mas o milagre veio acompanhado de uma maldição: se de dia ele vive, à noite sua verdadeira face cadavérica é exposta. Contra todas as (im)possibilidades, Cecília e Bernardo recebem do destino uma segunda chance, entretanto, a morte provará que é um caminho sem volta".







 "Eterna - o som do amor" tem 49 capítulos + epílogo e é narrado em terceira pessoa. 
Inicialmente a história se passa em São Paulo, no ano de 2011. Bernardo é um violoncelista de talento, mas que por ser filho do renomado maestro Adônis Milano sempre tem que se esforçar mais ainda para provar o seu talento. 
A relação com os pais é um pouco conturbada: enquanto sua mãe Angelique, uma linda ex-bailarina francesa deixa claro o quanto ama o filho e torce por seu sucesso, o pai é adepto ao ensinamento por reforço negativo, então nem sempre é tão carinhoso quanto poderia ser.
Mas nada disso importa, pois Bernardo é o solista de violoncelo convidado para tocar com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e é a sua noite!  
De uma hora para outra, por inveja, ciúmes e insanidade, atrás das lindas cortinas do teatro, o inimaginável acontece: Bernardo é assassinado!Seis meses se passam e o leitor é levado à Venturado, uma cidade do interior de SP, onde conhecemos Cecília, uma cientista de 30 anos de idade, que não acredita no místico ou no que não pode ver. O problema é que ela tem tidos sonhos recorrentes com um homem misterioso e não consegue entender o motivo disso estar acontecendo. 

"Ainda assim a verdade suprema prevalecia: o ser humano não é uma ilha e ela sentia falta de alguém para chamar de seu".


Por meios do destino esses dois personagens estão intrinsecamente ligados e na noite do aniversário de Cecília é dada a ela a oportunidade de encontrar a sua felicidade... mas o preço é altíssimo. Será que ela irá aceitar?

"Eterna" como a própria escritora descreveu é um Romance/Fantasia/Ficção que traz alguns elementos diferenciados na história como os fantasmas do Seu Amadeu e o Trovoada, além de Ceifadores e Derek, o gato.
Além disso existem personagens secundários que trazem bom humor e companheirismo ao livro, como o Pedro e o Tito. Outros, apesar de terem a presença mais constante como a Mariana e o Sebastião não são tão carismáticos e acabam se tornando repetitivos, pois em praticamente todas as cenas em que aparecem tem a mesma função. Mariana, por exemplo, apesar de ser a melhor amiga de Cecília, não a ajudou em nada o livro inteiro e só era citada correndo atrás de homens ricos (uma verdadeira "Gold Digger"). Alguns personagens entram na história para auxiliar na coesão da história mas não eram necessários, como a Pati. É claro que existem personagens que se destacam e o leitor acaba querendo conhecê-los melhor, como o dr. Peixoto e o relacionamento de Angelique com Adônis.

"Mas, na verdade, o amor é a única coisa neste mundo que cobre toda a dor e faz você se sentir bem de novo". 


Bernardo e Cecília são protagonistas interessantes. Bernardo, graças a sua nova "situação" é um pouco sem personalidade e alterna para os extremos de amor e ódio várias vezes. Cecília, apesar de já ter 30 anos, em alguns momentos age como uma adolescente, faltando um pouco mais de maturidade da parte dela.

Alguns detalhes da história chamaram a atenção e seria interessante que fosse mais desenvolvido, como por exemplo, o que o gato Derek tem de tão especial? Por que o ponto de partida se deu no aniversário de 30 anos de Cecília ? E qual é a história do barão Samedi?
O enredo é muito bom e tem o seu diferencial. A escritora misturou música com zumbis (acho que esse seria o termo que poderia ser empregado) e com romance. 
A capa é realmente muito bonita e está relacionado com a trama.

"O mundo é como um eco. Preste atenção no que você grita para ele, porque ele está te respondendo". 

Skoob:  Clique aqui

AmazonClique aqui
PlaylistClique aqui

8 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem a autora. Gosto de livros de escritores nacionais e principalmente que se passam aqui no Brasil mesmo (alguns gostam de escrever coisas de fora), faz eu me sentir mais próxima da história. Pela resenha o livro parece ser interessante mas essas pequenas coisas que você apontou como personagens repetitivos, a falta de explicação para algumas coisas que pra gente parece ser óbvio que deveria ter, me deixa com o pé atrás de ler esse livro. Mas quem sabe um dia. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!

      Algumas coisas foram deixadas em abertas propositalmente. Quis fazer assim, pois na vida, nem sempre temos respostas para tudo. Em livros tudo é tão redondinho e certinho! rs

      Quis brincar com essa realidade no nosso dia a dia e coloquei no livro.

      Quando se aventurar por Eterna, me avise que trocamos ideias!

      bjo

      Excluir
  2. Acho interessante a iniciativa de reforçar livros nacionais. Terminei de ler "Dias perfeitos" ,amei a história. Não conheço o livro, é muito menos a autora, mas pela sua resenha parecer ser um livro interessante que promete provar que temos bastantes livros bons no Brasil.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tânia!

      Fiquei muito contente com seu comentário. E caso vá na Bienal do Livro em SP deste ano, estarei por lá!

      Qualquer coisa, me procure no twitter: @biancass ou no facebook.com/biancasousaautora que a gente conversa melhor!

      bjinhos!

      Excluir
  3. Não tinha ouvido falar dessa autora,mas acho super importante ler e conhecer autores nacionais!A capa tá linda mesmo.
    Quanto a história,não me interessou mto,não sei o que falou pra me conquistar pois gosto bastante dessa coisa de fantasia e sobrenatural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Dá uma chance para Eterna, vai! rs

      Se quiser, pode baixar amostra dos primeiros capítulos no site da amazon.com.br

      bjo grande!

      Excluir
  4. Olha só Carol, este eu não conhecia. Vou anotar a dica, ainda mais sendo nacional.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Caroooooooooool, esse livro me deixou assim> O.o
    Tipo, como ainda não li esse livro? Gente, estou de boca aberta com essa coisa de morrer e conseguir ressuscitar. Com esse mistério de dia ser uma coisa e de noite ser outra.
    A criatividade da autora foi ao ápice nessa história.
    Preciso ler esse livro. Adorei

    ResponderExcluir