Resenha || Estudo Independente - Teste - Livro 02 - Joelle Charbonneau



Unica, 2014, 1ª Ed.
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.



Após sobreviver ao Teste que a qualificava para a Universidade, Cia faz parte do grupo de 20 estudantes (13 rapazes e 07 garotas) . Sentindo saudades de sua família e de sua amiga Daileen, ela precisa se concentrar em realizar mais um teste que irá definir a área em que ela irá se especializar: Educação, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Medicina ou Governo. Por suas habilidades naturais em Engenharia, era de se esperar que ela fosse designada para Engenharia Mecânica, mas eis a grande surpresa, quando ela e Will (do primeiro livro) são enviado para o Governo, Stacia para a Medicina e Tomas para a Engenharia Biológica. 

"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor que vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo". (p. 22)

Dessa forma, as antigas alianças são separadas e cada um deles irá viver com um novo grupo. Como a história é narrada em primeira pessoa pela Cia, quase não temos contato com Tomas e Stacia, que aparecem esporadicamente, mas que trazem algumas respostas importantes para as dúvidas de Cia, que começa a relembrar alguns acontecimentos do Teste.

"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é tão importante quanto a realidade". (p. 20)

Agora a protagonista está na mira do doutor Jedidiah Barnes e da professora Verna Holt, que é o membro responsável pelo Governo. Eles irão testá-la de inúmeras maneiras e o perigo está longe de acabar. Trotes, novas provas e novos amigos e inimigos surgem nesse livro. Também temos a presença da Presidente da Comunidade Unida, Anneline Collinda e o esclarecimentos sobre as facções rebeldes.

Muita ação, reviravoltas e revelações assustadoras.

"- A balança de dois pratos representa todos os alunos dos Estudos Governamentais - ele estende seu pulso e vejo que está usando um bracelete gravado com um desenho que representa a mesma balança. Abaixo da balança, há uma forma crescente. - O símbolo foi escolhido para nos lembrar que o governo deve equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça. O desequilíbrio desses princípios provocou os Sete Estágios da Guerra. É nosso dever, e dever de todos os oficiais da Comunidade Unida, restaurar o equilíbrio e zelar para que a balança nunca volte a se desequilibrar". (p. 67)

5 comentários:

  1. O primeiro livro foi bastante comentada e elogiada por quem leu, eu gostei, com certeza lerei o segundo livro quando conseguir arranjar ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que não li com muita atenção a resenha pois ainda não li o primeiro livro e fiquei com medo de pegar algum spoiler kkkk
    Mas o pouco que captei me fez ver que vale a pena conferir a série!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não li nem o primeiro livro ainda mas li muitas resenhas dos dois por aí e a história parece ser bem interessante. Gostei da capa do segundo com todo esse azul. To louca pra ler essa distopia. beijos

    ResponderExcluir
  4. Terminei a leitura me perguntando porque não li o primeiro volume ainda?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o primeiro volume ainda, mas esse segundo parece arrancar nosso couro na adrenalina, no suspense e na emoção.
    Parece nos deixar vidrados em cada página. Super adorei e quero ler, claro.
    Essa capa está muito linda

    ResponderExcluir