Resenha || As Variações de Lucy - Sara Zarr


Editora ID, 2014, 1ª Ed. 
Lucy Beck-Moreau é uma menina de 16 anos que cresceu com seu futuro já selado pela família: o de se tornar uma grande pianista. Desde pequena, sua carreira é conduzida à risca pela mãe, uma pianista frustrada, e o rigoroso avô. Com um grande talento para a música, ela passa a ser requisitada para concertos e recitais no mundo todo. Prestes a se apresentar em um importante evento em Praga, porém, ela recebe a notícia da morte da avó e sente-se traída pelos pais e pelo avô. Nesse momento, ela desiste de tudo. Seu irmão mais novo, Gus, assume então a missão de se tornar o grande pianista dos Beck-Moreau, enquanto Lucy passa a viver um processo intenso de autoconhecimento, passando por momentos de dúvida, culpa, arrependimento, rebeldia, liberdade e amor. Acaba redescobrindo sua paixão pela música e pelo piano através de Will, o novo e vibrante professor de piano do irmão. E começa a traçar, por escolha própria, o seu destino. 

As variações de Lucy é uma história tocante que nos mostra as diversas escolhas que temos de fazer ao longo de nossas vidas, seja motivados por amor, dor, ou mesmo capricho.. Escolhas essas que pesam no nosso futuro e que muitas vezes não tem volta! Escolhas que definem quem somos ou seremos.. Que nos marcam, nos arrebatam ou mesmo nos destroem!
Sara Zaar tem uma escrita que me encantou desde Como Salvar uma vida também publicado pela Editora ID e resenhado aqui no blog.


Lucy é uma jovem de apenas dezesseis anos que já está classificada entre as melhores no mundo da música; ela toca piano desde sempre e consegue destaque todas as vezes que se apresenta. Um verdadeiro prodígio. Ela toca com amor e dedicação e realmente ama tocar; mas esse não é apenas seu desejo e escolha.. Seu avô e sua mãe almejam isso para a vida de Lucy e muitas vezes acabam sendo exagerados e absurdos na forma como exigem cada vez mais dela. Com isso acaba que Lucy não tem uma vida comum.. paixões, amizades, saídas.. Coisas comuns na vida de toda garota de dezesseis anos, mas segue a rígida rotina até que em uma apresentação vem a tona coisas antes desconhecidas e que põe toda a sua vida em questionamentos longos, fazendo com que Lucy tenha certeza de apenas uma coisa.. Precisa tomar as rédeas de seu destino e decidir por si o que é melhor e o que realmente deseja!

As Variações de Lucy é narrada pelo ponto de vista de Lucy, com isso podemos perceber com total clareza seus sentimentos o que gostei muito. Gostaria de perceber o ponto de vista de outros personagens marcantes da história, mas de qualquer forma a maneira como Lucy percebe o que se passa ao seu redor nos faz ter ideia de quem é quem!

Um livro realmente apaixonante que nos faz pensar no que nós mesmos queremos para nosso futuro e vida.. É impossível não se sentir motivado junto com toda a paixão demonstrada pela personagem e também suas frustrações..  Uma história poética e leve e ao mesmo tempo tão emocionalmente envolvente! 
Vale a pena!

6 comentários:

  1. Nossa, parece ser um livro muito bom..Com certeza vai pra lista dos desejados..bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Karini, sua resenha me instigou. Mas que coisa! Uma menina tão jovem e já sendo considerada a melhor. Imagine a pressão que ela não deve passar durante a trama, não é? Um sufoco essa coisa de decidir coisas e determinar nosso futuro.
    Ela deve ter passado uma barra ao perder a avó. Sempre tem aquela pessoa que surge como consolo, para confortar em situações desesperadoras e, no caso dela, foi o Will, o professor do irmão dela. Parece uma história envolvente e emocionante. Vou querer ler.
    Parabéns, mais uma vez, a resenha está ótima. Você instiga a gente a querer a ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini, gostei muito da resenha, me fez pensar em todas as crianças/adolescentes que passam por isso de os pais quererem ditar como será a vida deles. Deve ser horrível você não poder ter uma vida normal porque seus pais almejam uma coisa. Gostaria muito de ver coma Lucy se descobriu. beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa autora mas sua resenha me deixou curiosa a reseito desse livro que parece ser muito bonito!!! Mais um pra minha lista!!!

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Livro simples, sem muitos acontecimentos mas muito tocante. Ótima resenha!
    leitoreseternos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir