Resenha || Filha da Ilusão - Herdeiros da Magia #1 - Teri Brown



Editora Valentina, Edição 01, 2014 
Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truqye mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro.Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?Tery Brown cria, neste fantástico romance histórico, um mundo onde pulsam a magia, a paixão e as tentações da Nova York de Era do Jazz - e as aventuras de uma jovem prestes a se tornar senhora do seu destino.




"Para além dos perigosos jogos da ilusão, esconde-se o segredo de duas almas gêmeas... e um poder extraordinário."

Em Filha da Ilusão conheceremos Anna que é assistente de Marguerite, ambas conhecidas pelo sobrenome Van Housen. Isso mesmo, Anna é assistente de sua mãe, famosa médium. Elas ficam conhecidas pelos shows espetaculares que encantam e por pequenas sessões espíritas com grupos seletos. Seletos porque tais sessões são proibidas, então elas se apresentam para pessoas com bastante dinheiro e grupos pequenos com o intuito de manter as sessões em segredo. Sua mãe é uma fraude, mas Anna realmente possui dons que prefere omitir de todos, inclusive de sua mãe que parece só se importar com o dinheiro e fama e jamais permite que Anna brilhe mais que ela.

"Meu coração palpita na aterrorizada expectativa do que está por vir.
As visões nunca são imagens bonitas com final feliz. Quando estou dormindo posso interpretar esses episódios como pesadelos, mesmo sabendo que não são. Quando estou acordada, sou submetida à excruciante experiência na íntegra."
pág. 9

A vida de Anna não é nada tranquila, desde muito cedo aprendeu a escapar de ciladas e ajudar sua mãe a enganar as pessoas com truques e não mediunidade real. Anna tornou-se uma talentosa ilusionista e desde sempre teve premonições do futuro e pode perceber os sentimentos das pessoas através do toque. Claro que ela esconde isso de todos, até mesmo de sua mãe, pois tem medo que não possa viver uma vida "normal", medo de ser explorada e taxada como bizarra! Elas tiveram uma vida muito difícil ao longo de suas carreiras, Anna está sempre se sentindo diminuída pela mãe e jogada de lado, pois ela acredita que sua mãe sempre quer estar no centro das atenções e sabe que tem potencial para ter seu próprio show! Além do mais Anna acredita ser filha do famoso Harry Houdini, isso é o que a sua mãe lhe contou e gosta de contar as pessoas; talvez como forma de se vangloriar e criar uma expectativa maior das pessoas com relação aos shows e conseguir fama!

"Não sei bem quando me dei conta de que ela não era como as outras mães. É difícil saber o que é normal quando você viaja o tempo todo.."
pág.23

A vida de ambas parece estar bem melhor, já que agora elas possuem um lar fixo e a grana parece estar rendendo mais com a ajuda do empresário Jacques que desperta dúvidas em Anna, pois a mesma aprendeu desde sempre que não deve confiar em ninguém. 
Anna conhece Cole, um jovem que mora embaixo de seu apartamento com um tio. O rapaz desperta sentimentos em Anna, como se estivessem de alguma forma conectados. E em dado momento durante uma sessão espirita em sua casa, Anna percebe que pode não só falar com espíritos, como é possuída por um. Tudo parece estar ficando amplificado agora que Cole está por perto, ela não consegue ler os sentimentos dele, pois é como se houvesse uma barreira invisível entre eles. 
Cole sempre é reservado e evita uma aproximação mais íntima com Anna, apesar de ambos estarem visivelmente interessados um no outro. Percebe-se que há mais que os conecta.. Nesse meio tempo aparece Owen sobrinho não tão presente de Jacques que demonstra um grande interesse por Anna e também por sua profissão de ilusionista.

A vida de Anna estava estável na medida do possível até que seus poderes começam a intensificar cada vez mais demonstrando em suas visões que um perigo iminente está assombrando sua vida e de sua mãe. E Anna acaba se envolvendo em intrigas que poderão definir seu futuro e de sua mãe!

A história se desenvolve de forma rápida. Anna é uma jovem muito astuta pela maneira como foi criada e ao mesmo tempo muito ingênua no que diz respeito ao amor e a sacar determinadas situações em que vai se envolvendo. Ela anseia por uma vida normal, porém tem sede de palco e reconhecimento. A todo instante sua mãe demonstra ser fria e oportunista; não é carinhosa ou preocupada como as demais mães e mesmo assim Anna a ama e busca protege-la. 
Anna se pergunta a todo instante como teria sido ser criada pelo seu suposto pai Harry Houdini e agora que se encontra na mesma cidade que ele, ela procura matar sua curiosidade assistindo a filmes e shows do mesmo.. Até mesmo encontra-se com ele. Como sua mãe é uma mulher duvidosa não se sabe se de fato Harry Houdini é seu pai.. 
Cole é um típico cavalheiro de armadura.. certinho e sempre pronto a ajudar, porém esconde segredos de Anna. Enquanto Owen é divertido, bonito e tem o poder de fazer Anna esquecer seus problemas e realmente parecer ter uma vida normal.
Seu coração não chega a ficar dividido porque ela sabe quem a faz balançar desde o início. 

O enredo está envolto em uma teia de suspense e descobertas.. E achei bastante descritivo os momentos vividos pelos personagens no palco. Pude de fato ter uma noção do que a autora nos conta sobre ilusionismo.

A capa está linda, a diagramação muito bem feita e a revisão está ótima!
Este é o primeiro volume da trilogia Herdeiros da Magia, então esperem por mais dois volumes! 


12 comentários:

  1. Que história diferente (pelo menos para mim!). Gostei da premissa e fiquei com a impressão de que a trama é dinâmica e envolvente.
    Acho ótimo todo esse clima de mistério na vida dos personagens. É interessante acompanhar e descobrir as coisas junto com eles!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o enredo, é um tema bem diferente né, é difícil se ler sobre mágica, até hj só li um livro com essa temática, espero ler muitos mais, inclusive esse, eu tbm adorei essa capa muito linda .

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Acho que nunca li algo assim,mas me interessei bastante pelo tema.
    E que "mãe" é essa de Anna,só se importa com o dinheiro e fama a acaba deixando
    o bem estar da filha de lado.
    Acho que esse Jacques não é uma boa pessoa,e que segredos Cole esconde?estou curiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma das coisas que mais gosto é histórias de época. Acho isso uma ideia incrível, pois muitas obras, hoje em dia, usam da narrativa cotidiana para escrever livros. É bom também, não nego. Mas uma coisa é pegar um romance de época, uma narrativa deliciosa com diálogos bem incríveis, acho um primor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  5. Oi! Esse é o tipo de livro que eu só vou ter certeza que gostarei quando finalizar a leitura. Estou ainda na contra mão. Uma coisa que eu achei interessante é a farsa que a mãe faz e ainda leva a filha a cometer a mesma coisa, imagina se ela souber que a filha tem os dons que ela mente ter.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karini.
    Confesso que a trama não me cativou. Não fiquei com vontade de ler o livro. Mas acho que daria um ótimo filme rs
    Achei a capa bem bonita, mas é só.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da premissa que o livro tem, adoro ilusionismo!
    Parece ser um livro muito envolvente e nossa, como eu amei essa capa! Muito linda!

    ResponderExcluir
  8. Não sei se eu gostaria desse livro. A capa é bonita e atraente, a história parece envolvente, mas faltou algo que me incentivasse a lê-lo. Talvez deve ao caso de eu não saber nada sobre Ilusionismo.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de gostar do tema e da capa ser linda, este livro não me empolgou!!

    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Primeiro de tudo esta capa é lindissima, so por ela eu ja quero o livro,
    e o enredo é muito bom, sobre ilusionismo..acho que nunca li nada neste tema,
    quero ver como esta protagonista se vira nesta situação que a mãe dela a coloca, so não gostei pois parece que tem um triangulo ali..e não curto eles,
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. A editora só tem me surpreendido =) E quando vi esse lançamento, fiquei interessada na hora.
    E toda a história lendo a resenha, parece cheio de suspenses o que eu gosto bastante. =)

    ResponderExcluir
  12. Hum um livro com espíritos e suspense acho que vou gostar bastante. Vou esperar sair todos pra começar a ler :D

    ResponderExcluir