Resenha || Partials - Partials #1 - Dan Wells




Editora ID, 2013, 1ª Ed.

A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente. Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança. Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...


Conforme a sinopse explica, Kira é uma jovem que vive em um mundo inóspito. Após a Guerra do Isolamento, onde os humanos criaram os Partials, máquinas biológicas de aparência idêntica a de uma pessoa, houve um grande conflito entre homens e Partials. Os mais velhos contam que nesse novo conflito, os Partials liberaram um vírus, conhecido como RM que matou grande parte do planeta e as novas gerações não sobrevivem. Então, reduzidos a alguns milhares, os sobreviventes estão agrupados e sendo governados por um Senado, que exige que as jovens engravidem.

O problema é que mesmo todas as mulheres engravidando não existe um recém-nascido que sobreviva mais do que alguns dias. É uma situação emocionalmente desgastante para as pessoas, pois algumas dessas mulheres já engravidam constantemente há mais de uma década.

Kira acredita que pode encontrar a cura para o vírus, mas para isso precisa encontrar um Partial e estudá-lo. Ela suspeita que apenas em um Partial vivo esteja a resposta para essa calamidade. Não obedecendo a ordens, ela saí da cidade com um grupo de amigos para encontrar a resposta. A personagem é inteligente, questionadora e bondosa, pois demonstra uma preocupação genuína com as mães e os bebês, mas também tem suas próprias dúvidas quanto a gravidez obrigatória. 

"Kira Walker assistia impotente ao Dr. Skousen examinar o pequeno corpo. As enfermeiras - metade das quais igualmente grávidas - anotavam os detalhes da vida e da morte do bebê, anônimas nos macacões e máscaras de gás. A mãe lamentava desesperadamente no corredor, o som abafado pelo vidro. Ariel McAdams, mal cabara de completar dezoito anos. A mãe de um cadáver". (p. 09)

Kira tem um namorado engraçado, o Marcus, um jovem que demonstra realmente gostar dela, mas que não está tão preocupado com o cenário geral, pois ele acredita apenas em viver o presente.

Temos também o ponto de vista de outras jovens, que cresceram com Kira, como Madison, uma jovem de 20 anos que está grávida de seu marido Haru, de 22 anos; Isolde, que trabalha no Senado e Xochi, uma jovem com ideias mais revolucionárias.

"- Bem, obrigado por não atirar em ninguém - disse Marcus. - A minha contribuição foi não ter mijado nas calças. Podem me agradecer mais tarde". (p. 326)

Temos também um Partial chamado Samm, que aparenta ter uns 19 anos, é extremamente bonito e irá representar uma grande mudança na vida de Kira.

O livro é cheio de aventuras e é descrito em uma realidade quase que apocalíptica, tornando a história uma leitura incrível.

15 comentários:

  1. Estou louca para ler esse livro!!! Mas to ate agora esperando o preço cair...rs.
    amo distopia. E com essa sua resenha...fiquei com a mão coçando hihi

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema do livro, parece ser bem interessante, eu adorei essa capa *---*
    Gostei do livro, espero ler em breve .

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muit este livro, o tema tratado dele me chama a atenção,
    e ele é uma distopia e amo este genero.
    quero ler logo para saber o que a protagonista faz, e como funciona este universo criado pela autora, beijos.

    ResponderExcluir
  4. O tema chama a atenção, me lembrou um filme chamado 2019, que apesar de não ter nada parecido com o livro, fala sobre isso:poucos humanos, a extinção...Sem duvida um livro muito, pena que o preço não ajuda...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi! Com a sinopse eu não tinha me interessando, mas ao ler a sua resenha mudei de opinião, amo aventura e o mundo quando é ameaçado por algo, acho interessante esse instinto de sobrevivência colocado em livros desse estilo. Gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Achei interessante o livro, gosto de leituras onde tem final do mundo, ou que a Terra é atacada por algo. Amei saber que tinha aventuras e um choque de realidade. Creio que também tem uma ponta de mistério na história. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Não fiquei muito interessada nesse livro, infelizmente. Acho que não sou tão chegada no tema, ainda que esteja bem na moda hoje em dia.
    O que gostei bastante foi da personalidade da Kira, preocupada e sensível, mas também com seus dilemas pessoais!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já li e recomendo!!! Muito legal essa distopia!!! Agora pretendo ler Fragments, mas não estou encontrando pra comprar se alguem tiver uma dica de onde achar, mas quero o livro fisico!!!

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Adorei a trama de Partials. Tem uma trama bem diferente e é uma distopia, gênero que amo muito. E o cenário pós-apocalíptico só deixam as coisas mais interessantes.
    Kira parece ter uma ótima personalidade, corajosa e bem decidida!
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Adoro distopia, adorei o tema desse livro.
    Fiquei bem animada, espero ler logo logo
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhhhhhhhh distopias lindas.
    Essa série está na minha lista com certeza. Todo esse cenário só ganha mais pontos positivos, e no meio de tantos livros do gênero, esse consegue se destacar (para mim). Pretendo ler sim.

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito de ler distopia,mais já quero ler amei essa capa
    Kira me conquistou já pela sinopse mulheres corajosas é o que há rsrs

    ResponderExcluir
  13. Adoro distopias e gostei bastante da premissa desse livro. Não tinha lido a fundo sobre a série ainda, posso dizer que estou sendo apresentado a ela agora. Adorei e vou querer lê-la.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia esse livro, e ao ler sua resenha fiquei com raiva de mim por não ter lido sobre ele antes.s.srsrr...adoreiiiiiiiiii a forma como a história é abordada e já me vejo devorando cada página. Parabéns pela resenha ensacional...amei..e muito obrigada pela indicação... Vai pra lista dos desejados urgentemente...bjs

    ResponderExcluir